sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Museu Natural – Uma ótima opção de lazer para as férias

05/01/2012

Museu Natural – Uma ótima opção de lazer para as férias

O Museu Natural conta com um belíssimo acervo de borboletas, insetos, e diversos animais taxidermizados que chamam a atenção do público.




O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, inaugurado no dia 16 de dezembro, é uma ótima opção de lazer para crianças, jovens e adultos em São Bento do Sul. Segundo o monitor do museu, Paulo Schwirkowski, já foram quase duzentos visitantes que passaram pelo museu nesse período de férias.

O Museu Natural conta com um belíssimo acervo de borboletas, insetos, e diversos animais taxidermizados que chamam a atenção do público, principalmente das crianças, como comentou Paulo. “As crianças ficam muito impressionadas com os animais que estão expostos. É uma oportunidade de ficar frente a frente com alguns animais que raramente encontraríamos vivendo livremente pela nossa região. Já os adultos ficam mais impressionados com o acervo de borboletas, pois a maioria lembra de alguma história de casa ou de algum familiar que chegou a colecionar borboletas ou caçar borboletas para vender”, comentou.


Visitação

O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann abre ao público de segunda a sexta feira das 7:30 às 12:00 horas e das 13:30 às 16:30 horas, e aos sábados entre 8:00 e 12:00 horas.

Neste início de ano dentre as praticamente duzentas visitas já realizadas no museu, foram registradas presenças de diversos municípios do estado de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em termos gerais, segundo Paulo, o público vem elogiando o museu pelo fato de ser algo diferente para a região, e pelo fato de promover a exposição particularmente de algo que marcou a cultura e a história do município, como no caso das borboletas.

Trabalhos

Os trabalhos internamente no museu estão em ritmo intenso. Grande parte do acervo dos insetos, principalmente das borboletas, passam por estudos para catalogação e identificação das famílias dos insetos. “É um trabalho minucioso que estamos realizando com muita dedicação e atenção”, comentou Paulo.

Além dos estudos, os preparativos para a construção do laboratório e do borboletário também estão em andamento. Como há previsão da liberação dos recursos já para este mês, a possibilidade de que o laboratório já esteja pronto nos próximos meses é grande.

O laboratório terá completa estrutura para taxidermização de animais, serviço que atualmente não é encontrado na região. Segundo Paulo, alguns doadores de animais já procuraram o museu para entregar algumas aves mortas para taxidermização, porém, como ainda não há laboratório, os animais permanecem guardados em freezers dos próprios doadores até que o museu encontre um laboratório para executar o procedimento.



Doações

Quem tiver interesse em efetuar doações para o museu natural de animais taxidermizados ou animais mortos para taxidermização poderá dirigir-se até o museu, no trevo de acesso a Curitiba no bairro Oxford, e conversar diretamente com a equipe que atua no local. Importante ressaltar que animais caçados não são aceitos, e que para os animais entregues um termo de responsabilidade é assinado, onde informações como procedência dos animais são registradas.



Prefeitura de São Bento do SulJoberth Krause – MTB 4280/SC