quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Paisagismo Avenida dos Imigrantes - Parte I


PAISAGISMO URBANO


O paisagismo urbano é um desafio para ser superado em cada projeto. A escolha das plantas, arbustos ou árvores, devem ser apropriadas para cada situação. Para estar em conformidade com o desenho urbanístico o plantio deve observar alguns critérios. A fiação elétrica sempre é um desafio para ser respeitado, ou são utilizadas espécies de pequeno porte, ou árvores que possam ser podadas de tal forma que consigam manter a copada no formato harmonioso desejado. Superado a limitação aérea é preciso observar o solo, pois não se deve interferir na distribuição de tubulações de água, gás ou ainda de rede elétrica subterrânea. Também deve ser observado a distância da árvore plantada em relação ao meio-fio, para que os galhos não atrapalhem a circulação de carros, motos, bicicletas. Mas por outro lado o tronco e galhos não podem comprometer a circulação de pessoas e cadeirantes. Nem todo lugar é apropriado para a arborização. Observado os principais critérios é preciso ter atenção na escolha das espécies em consideração ao local de plantio. Algumas apresentam espinhos em seus galhos que podem causar acidentes nos pedestres, outras apresentam frutos pesados que podem danificar veículos ou ocasionar acidentes graves em pessoas. Outras árvores apresentam grande densidade folhas, que caem no inverno e podem causar entupimentos de bueiros ou o desconforto do material espalhado pelo chão. Também existem árvores que causam alergia para algumas pessoas, outras são consideradas invasoras incontroladas no meio ambiente e por fim todas devem atender as condições climáticas.

PLANTIO NA AVENIDA DOS IMIGRANTES

Considerando todas as variáveis a Avenida dos Imigrantes recebeu neste mês o início do plantio de algumas espécies que irão surpreender pela beleza reveladora em alguns anos. O projeto foi ambicionado pelo Prefeito Magno Bollmann, que participou ativamente do projeto e plantio. Foram plantadas 278 espécies arbustivas com espaçamento médio de 6 metros, com alturas de 80cm à 1,70m. Estas espécies foram escolhidas de forma criteriosa, considerado as situações já descritas, além da disponibilidade de plantas no mercado, a floração. Mas foi confirmado principalmente o tamanho que atingem, para não causarem prejuízo para a rede elétrica.

A Escova-de-garrafa apresenta flores vermelhas muito visitadas por beija-flores na primavera, é originária da Austrália e cresce de 4 a 5 metros, sendo um sucesso em qualquer projeto paisagístico. A Camélia foi plantada em maior quantidade devido a diferenciação de flores, formadas no outrono-inverno, sendo algumas dobradas de rosa e branco e outras apenas vermelhas e outras apenas rosa, esta espécie é originária do Japão, China e Coreia, cresce de 1,5 até 6 metros de altura. O Manacá-da-serra é nativa do Brasil e floresce no verão, com flores de tonalidades entre o roxo e branco, cresce de 2 a 4 metros. O manacá-de-cheiro também é nativo do Brasil, cresce de 2 a 3 metros, primeiro abrem as flores azul-violeta que depois ficam brancas, formadas na primavera-verão. A Extremosa é originária da Índia, cresce até 4 metros, sendo um dos arbustos mais cultivados em paisagismo no sul do Brasil. A Primavera ou três-marias é de origem tropical, quando conduzida por ramagens pode ser utilizada como trepadeira, mas sua formação é arbustiva. Estas apresentam espinhos nos ramos, foram plantada duas variedades, sendo lilás e laranja.

A Aleluia ou pau-de-cachimbo, foi produzido no viveiro do Município, é uma planta nativa do Brasil, cresce até 4 metros e floresce na primavera-verão. As vagens são apreciadas por pássaros, já as folhas são apreciadas para deposição de ovos de borboletas amarelas. Em janeiro incia o plantio de 6 núcleos de jardinagem distribuídos ao longo do eixo central com 53 Azaléias, 84 Strelitzias, 360 Agapantus e 162 Barbas-de-serpente. O plantio será feito respeitando a distribuição de cores e alturas, proporcionando uma visão agradável de beleza.