terça-feira, 11 de dezembro de 2018

COMDEMA - São Bento do Sul


COMDEMA tem novo Presidente


As questões ambientais do município são de interesse de todos os setores da sociedade. Por isso, temos o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, na representação de distintos membros conselheiros que atuam de forma presente, consultiva, deliberativo, recursal e de assessoramento da Prefeitura de São Bento do Sul. O grupo é formado de 16 membros e respectivos suplentes, sendo 6 representantes do Poder Público Municipal, 4 representantes dos Setores Produtivos da Sociedade, 2 representantes de Instituições Ambientalistas, 3 representantes dos Setores de Justiça e Segurança e 1 representante de Entidades Comunitárias. E na última semana, foi realizado o encontro para viabilizar o nome dos novos membros do conselho além de discussões sobre os temas ambientais.

Estes conselheiros estão aptos para tratar do equilíbrio ecológico e ao combate à poluição ambiental. Entre algumas destas atribuições é possível citar a deliberação de aplicação do Fundo Municipal de Meio Ambiente; a sugestão de criação de Unidade de Conservação; a formulação de estratégias e controles da política de meio ambiente; o incentivo na preservação; fiscalizar as instituições de meio ambiente e propor a ações educacionais.
Também pode editar resoluções, normas, bem como listar atividades ao Licenciamento Municipal. Contudo o licenciamento será assumido pelo Consórcio Intermunicipal Quiriri, projeto que está atualmente tramitando na Câmara de Vereadores, e deve ser uma realidade para o próximo ano. Nestas circunstâncias saiu o Decreto que nomeou os representantes do COMDEMA e na segunda reunião foi eleito como Presidente Cristian Malschitzky do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina da 11ª Região, Vice-presidente Charles Costi, da Associação de Engenheiros e Arquitetos Imobiliários, Primeiro Secretário Jonas Fernando Engel, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Segundo Secretário Mauro Fernandes Bácsfalusi, do Consórcio Intermunicipal Quiriri. 
No desenvolver dos temas da reunião o Engenheiro Henrique Valdívio Schroeder, da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, apresentou um projeto de movimentação de terra, além de projetos já vistos pelo conselho, mas que sofreram as adaptações solicitadas, fechando ainda com a apresentação de um projeto futuro estando disponível para a primeira apreciação ao COMDEMA. Já nos assuntos gerais o diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel, expôs comentários sobre os estudos realizados em São Bento do Sul, pela Fundação Grupo Boticário, executado pela AQUAFLORA, com apoio da Prefeitura de São Bento do Sul e do SAMAE. O estudo trata da leitura atual do Programa de Serviços Ambientais - PSA do “Programa Produtor de Água do Rio Vermelho” e da expansão do PSA que deve ocorrer nas sub bacias do Rio Banhados e Rio Negrinho II, dentro do conceito de “Soluções Baseadas na Natureza Para Aumento da Resiliência Hídrica” numa visão econômica na valoração dos benefícios da infraestrutura natural do município. Marcelo também citou os andamentos dos processos da municipalização do licenciamento ambiental, com entrada na leitura de evolução que está ocorrendo nos quatro municípios do Consórcio Intermunicipal Quiriri. Já Henry Henkels da ONG Instituto Nossa Casa, falou sobre os andamentos da elaboração do Plano de Recursos Hídricos, na gestão do Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas, que também incorpora o a Bacia do Rio Negro. Levando a importância do cadastramento daqueles que utilizam a água para garantia da outorga de uso. Condição futura e de imensa importância.

Membros Nomeados
Representantes Do Poder Público Municipal
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
Marcelo Hübel – Titular
Jonas Fernando Engel – Suplente

Secretaria Municipal de Educação
Angela Bauer Roesler – Titular
Andreia KoenigGrazec – Suplente

Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo
Henrique Valdívio Schroeder – Titular
Paulo Roberto Schuhmacher – Suplente

Secretaria Municipal de Saúde
Ana Carla Koetz Prade de oliveira Cruz – Titular
Angelita dos Santos Nogueira – Suplente

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos
Francisco dos Santos – Titular
Ivan Cesar Hamilton Formigari – Suplente

Defesa Civil
Marcelo de Lima – Titular
Jari Pereira – Suplente

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul
Vilmar Osovsky – Titular
Everaldo de Souza – Suplente

Associação Empresarial de São Bento do Sul – ACISBS
Renato de Figueiredo Santos – Titular
Vander Meier – Suplente

Associação de Engenheiros e Arquitetos Imobiliários
Charles Costi – Titular
Alisson AntonioHastreiter - Suplente

Setor de empreendimentos Imobiliários
Cristian Malschitzky (CRECI -SC) – Titular
Ignaur João Wantowsky (CREA – SC) – Suplente

Representantes de Instituições Ambientais

Consórcio Intermunicipal Quiriri
Mauro Fernandes Bácsfalusi – Titular
Kaandra Serpa Werner – Suplente

Organização Não Governamental Ambinetal – Instituto Nossa Casa
Henry Henkels – Titular
Diogo Roesler – Suplente

Representantes dos Setores de Justiça e Segurança
Polícia Militar Ambiental
3º Sargento PM Arlindo Raulino Junior – Titular
Subtenente PM Jucelito Lopes - Suplente

Polícia Civil
Eliel de Campos – Titular
Bruno Leonardo Coelho Galan – Suplente

Companhia de Bombeiros Militar
Tenente BM João Ricardo Prochamnn – Titular
Subtenente BM James Russel de Souza Lima – Suplente

Representantes de Entidades Comunitárias

Entidade Comunitária de São Bento do Sul – USBAM
Arnaldo José de Conto – Titular
João Candatem - Suplente

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul