quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Encarte 2 - 2 Plano de Manejo

Sítio 03 (Sítio Planície)
As partes mais planas da APA são as que se apresentam mais alteradas. Para esse sítio foram definidos dois pontos de amostragem, sendo os pontos 05 e 10. Nesse sítio, a vegetação é basicamente formada de Floresta Ombrófila Densa em diferentes estágios de sucessão, predominando capoeirinhas e capoeiras, intercaladas por plantios de bananas e outras culturas de subsistência das comunidades humanas locais.

 

1.1. Meio Físico


1.1.1. Materiais e Métodos


O levantamento do meio físico da APA Municipal do Rio Vermelho/Humbold foi desenvolvido em duas etapas que compreenderam atividades de escritório e campo, nas quais foram empregados diversas técnicas e métodos:

Primeira Etapa – Atividades de Escritório
- Pesquisa bibliográfica: visou avaliar o conhecimento pré-existente do clima, hidrografia, geomorfologia e geologia da área de estudo;
- Interpretação das imagens e mapas topográficos com a finalidade de identificar a rede hidrográfica, os divisores de águas, os padrões estruturais e geomorfológicos;
- Análise comparativa entre os dados obtidos nas bases cartográficas, a fim de delimitar a área de interesse. Sobre esta base foram indicados os elementos geológicos, estruturais, geomorfológicos e/ou hídricos que, de alguma forma, pudessem apresentar um interesse imediato;
- Interpretação dos dados obtidos na fase de campo e posterior elaboração do relatório;
As bases utilizadas nesta etapa foram:
- Carta topográfica IBGE – Mapa Municipal Estatístico, Folha São Bento do Sul, Geocódigo 4215802, escala 1:50.000 (IBGE 2000);
- Atlas de Santa Catarina, escala 1:1.000.000 (DSG, 1968);
- Imagem SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), S027W50, 2000;
- Imagem Landsat 7 ETM+, 02/09/2002, ponto 220, óbita 078.

Segunda Etapa – Atividades de Campo
- Análise em campo dos aspectos físicos da área da APA Municipal do Rio Vermelho/Humbold;
- Obtenção das coordenadas geográficas, com auxílio do G.P.S., para localização das áreas de interesse na região;
- Coleta de dados dos pontos de interesse observados em campo para preenchimento das fichas da AER;
Nessa etapa foi realizada uma saída a campo, no período de 10/08 a 14/08 do ano de 2010.

1.1.2. Resultados


1.1.2.1. Clima


O clima do município de São Bento do Sul e por conseguinte na região da APA Municipal do Rio Vermelho/ Humbold é classificado como Cfb (clima temperado constantemente úmido, sem estação seca, com verão fresco). A precipitação pluviométrica média anual situa-se em torno de 1.200 a 1.600 mm, com déficit hídrico nulo.

Apresenta uma grande amplitude térmica nas várias épocas do ano, com temperatura mínima chegando a -5° C nos campos altos do planalto no inverno e uma máxima que chega a ultrapassar os 35º C no verão na região do Vale do Rio Natal, sendo a temperatura média anual de 16º C, registrando-se a ocorrência de geadas somente nas áreas de maior altitude. Os meses mais quentes são os de janeiro e fevereiro e os mais frios junho e julho.

1.1.2.2. Geomorfologia


Devido às diferenças litológicas e suas propriedades físico/químicas particulares, observa-se na APA Municipal do Rio Vermelho/ Humbold um relevo montanhoso, resultante do intemperismo diferencial, e de um modelado recente devido ao potencial de entalhamento do rio Vermelho e sua bacia associada.

Altimetricamente a APA possui como menor altitude a cota 100 m em sua porção sul no ponto em que o rio Vermelho deixa os limites da APA e como altitude máxima a cota 1015 m na porção N-NE da APA (Figura 2). Verifica-se uma alta amplitude altimétrica (cerca de 900 m) em uma pequena área, atestando caráter enérgico do relevo local. Esta alta amplitude altimétrica, gerou conseqüentemente grandes declividades na área da APA chegando a até 90°. A concentração das áreas mais declivosas (entre 25° e 90°) situa-se na porção sul da APA, na região do domínio das Serras Catarinenses, situadas ao longo do canal principal do rio Vermelho, principal responsável pelo entalhamento da região (Figura 3). As áreas mais planas situam-se na porção norte da APA, região ocupada pelo Domínio do Planalto de São Bento.

O rio Itapocú, que encontra-se ao sul da APA, condiciona o nível de base regional e o rio Vermelho, condiciona o nível de base local da APA. Seu leito encontra-se escavado em um fundo de vale na forma de “V”, mas devido a constituições litológicas diferenciadas encontram-se áreas restritas, que apresentam-se como pequenas várzeas, devido a constante deposição de materiais, na maioria das vezes grossos, provenientes do deslizamento das encostas adjacentes. Essa baixa seleção do material deve-se principalmente ao curto transporte e arrasto sofrido pelos sedimentos antes da deposição. Essas características são visualizáveis nas várzeas argilosas, onde na calha do rio encontram-se blocos rochosos angulosos, protegendo o leito. Nas margens visualizam-se argilas arenosas depositadas em exíguos patamares, impondo a curtos trechos do rio a forma meandrante.

As encostas presentes no interior da APA são de média a alta declividade, com um amplo intemperismo atuante, criando uma espessa capa de colúvios em que se sobressaem paredões rochosos de disposição sub-vertical, com as suas bases compostas por taludes de acumulação, voltados às calhas dos rios, sendo gradativamente carregados pelas drenagens. Estas encostas não apresentam uma cobertura de solos, sendo que a capa existente devido ao intemperismo é composta quase que exclusivamente por material orgânico em decomposição (húmus e serapilheira).

1.1.2.3. Hidrografia


A hidrografia da APA Municipal do Rio Vermelho/Humbold, formador do rio Itapocú, apresenta seu sistema organizado predominantemente na vertente Atlântica da Serra do Mar, cujos rios caracterizam-se por pequena extensão e grande vazão. A formação geomorfológica da região, associada às condições climáticas e cobertura vegetal, interfere positivamente no regime hídrico das bacias hidrográficas, proporcionando à região um bom potencial no que se refere aos recursos hídricos.

O rio Vermelho possui uma extensão de seu canal principal de cerca de 53 km. A partir do ponto em que o rio percorre as divisas ao sul da APA, o rio Vermelho adota o nome de rio Humbold e posteriormente rio Ano Bom nas proximidades da sua confluência com o rio da Bruaca ou rio Novo. A partir desta confluência o canal principal do rio passa a ser conhecido como rio Itapocú. Segundo ASP, et al. (2009), a instalação da Bacia do rio Itapocú estaria associada à intrusão da Suíte Serra do Mar, no final do Proterozóico.

As drenagens da APA Municipal do Rio Vermelho/ Humbold podem ser caracterizadas pelo padrão geral dendrítico, de densidade alta, perfis convexos a retilíneos, vales fechados a abertos, depósitos aluvionares interiores e com poucos vales secos. O relevo é enérgico, com vales profundos em forma de “V”, controlados estruturalmente e separados por cristas com encostas íngremes e leitos com cursos rápidos corredeiras e blocos. Os rios ocorrem no sentido NE (Figura 4).

1.1.2.4. Geologia


A geologia da região da APA Municipal do Rio Vermelho/ Humbold é delineada basicamente pela Área do Escudo Atlântico, do Supergrupo Tubarão, do Grupo Campo Alegre, além de Sedimentos Quaternários (Figura 5).