quarta-feira, 30 de julho de 2014

Casas Enxaimel - Casas antigas, o passado vivo de São Bento do Sul - SC - Brasil


Carlos Hübner localizado na Estrada Bismarck esquina com 
Rua Francisco Wiecinowsky (julho/2014)
A imigração de colonização em massa em São Bento do Sul foi impulsionada em 1873. No início as construções foram feitas no formato “Blockhaus”, casa feita em blocos de madeira serrada a mão,  sendo entrelaçada nas extremidades dos encontros de paredes, ou as paredes eram levantadas com madeira, taquaras entrelaçadas e preenchidas com barro. 

A última destas casas ainda existia na divisa de São Bento do Sul com Rio Negrinho, em Rio do Salto pelo ano de 2003, tendo duas peças na parte baixa e uma área única no andar superior (sóte ou sótão), como área de aproveitamento do oitão sem forro. 

Este modelo existe atualmente no Parque 23 de Setembro no Centro de São Bento do Sul, sendo uma réplica bem próxima da arquitetura de época. 

Pino de madeira usado como prego
No início a cobertura de telhado era de vegetação, depois passou para pequenas tábuas sobrepostas. 

A construção evoluiu para um modelo conforme a do Sr. Alfredo Zierhut, em Oxford, com telhado e paredes formados por tabuinhas. 

Mas na evolução das construções predominam as do formato enxaimel, as madeiras quadradas formam os alicerces, presos por pinos de madeira, e com tijolos colocados como preenchimento das paredes, selados por uma liga de barro, o telhado é feito com telhas cerâmicas, "rabo de castor", ditas assim devido o formato plano, com uma extremidade arredondada em meia lua, tendo ainda na outra extremidade um fixador para encaixe na ripa. 

Este modelo pode ser observado na foto abaixo, da casa que antes pertenceu a Carlos Hübner localizado na Estrada Bismarck esquina com Rua Francisco Wiecinowsky, Rio Vermelho, em São Bento do Sul.


Carlos Hübner localizado na Estrada Bismarck esquina com Rua Francisco Wiecinowsky (foto julho 2014)


Residência que pertencia a PETER BINEK  (julho/2014)


Residência que pertencia a PETER BINEK
(julho/2014)


A casa que sucedeu este modelo pode ser visto nas imagens da casa que pertenceu a Peter Binek localizada na Rua Dinette Stenzowski - Bairro Rio Vermelho Povoado - São Bento do Sul.

A família Binek é originária da Cidade de Glowka na Região/País da Prússia Ocidental, eram Católicos e viajaram no Navio Hamburg com o Capitão Nielsen que partiu de Hamburgo com saída em 19/05/1880 com 136 passageiros.


Na ocasião Peter BINEK 44 anos Operário, viajou com a esposa Augustine 43 anos e os 5 filhos: Marguna 17 anos (Marianna (?), *08/06/1861, Konewska, distrito de Marienwerder, P.O. Casou em 16/04/1883 com Martinho Narloch.); Francisca 15 anos; Ignaz 9 anos; Peter 3 anos e Josefine 1 Mês.
Família de PETER BINEK - Rua Dinette Stenzowski - Bairro Rio Vermelho Povoado - São Bento do Sul
Residência que pertencia a PETER BINEK. Detalhe da porta (julho/2014)

Residência que pertencia a PETER BINEK. Detalhe da janela, beiral e ornamentos (julho/2014)

Rua José Kingerski - Urca  - São Bento do Sul (julho /2014)

Rua José Kingerski - Urca  - SBS (julho/ 2014)

Rua Francisco Pauli - Cruzeiro (julho/2014)
Patrimônio da Prefeitura de São Bento do Sul, divisa de São Bento e Corupá. Antiga escola pública em Rio Natal.
Saída da Estrada Saraiva em Serra Alta, descendo 2 km sentido Rio dos Bugres
Casa no Vale do Rio dos Bugres, pelas estradas de Rio Natal e Rio dos Bugres, casa enxaimel mas com parede com ripas e barro em substituição aos tijólos

Casa Eichendorf

Casa Eichendor - Momento da vistoria IPHAN



Modelo conforme a residência do Sr. Alfredo Zierhut, em Oxford, com telhado e paredes formados por tabuinhas.
Construções foram feitas no formato “Blockhaus



Casa construída com madeira entrelaçada e preenchida com barro/terra