sexta-feira, 17 de julho de 2015

TBM - Tunnel Boring Machine da USINA RIO VERMELHO DE ENERGIA LTDA - FRANK BOLLMANN

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

São Bento do Sul

http://www.km26.com.br/


USO DE TÚNEL PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - FONTE RENOVÁVEL

FUNCIONALIDADE DE UMA PCH E CGH

A produção de energia por Pequena Central Hidrelétrica (PCH) ou Central Geradora Hidrelétrica (CGH), depende do represamento da água do rio por barragem, condução da água por tubulação, passando pela chaminé de equilíbrio, seguindo por tubulação novamente com alto declive para maior velocidade da água até chegar na casa de máquina, local que estão as turbinas, que por rotação de suas pás, passa a gerar energia elétrica. Mas em São Bento do Sul, novos empreendimentos deslumbram pela tecnologia e inovação, em barragens, linha de transmissão e adução da água.

COMPLEXO HIDROELÉTRICO

A Usina Rio Vermelho de Energia Ltda (URVE) apresenta uma PCH e uma CGH gerando energia, mas com os novos empreendimentos, mais 3 PCH’s e 4 CGH’s, formarão um complexo hidroelétrico próximo de 30 MW. Conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a média do consumo de energia mensal de cada residência é de 153 KWh, considerando a média de produção da URVE, será possível abastecer cerca de 98.000 residências ou o equivalente a 4 cidades no porte de São Bento do Sul, beneficiando 320.000 habitantes. Os empreendimentos estão localizados nas sub bacias do Rio dos Bugres, Rio Vermelho e Rio Natal. A região será beneficiada com a estabilização da rede de distribuição de energia, visto que sua produção será distribuída na sub estação da CELESC próximo da PROMOSUL.

PCH ESCOLA RIO NATAL

O Rio Vermelho será aproveitado em 100% de seu potencial para a produção de energia. A primeira PCH, denominada de Escola Rio Natal, na foz do Rio Vermelho, iniciou suas atividades de instalação em dezembro de 2014, mas a perfuração da rocha iniciou no dia 28 de fevereiro de 2015, com uso do Tunnel Boring Machine (TBM), que proporcionará um aproveitamento de queda da água em 53,34. A barragem terá aproximadamente 13,50m de altura e fazendo um reservatório de 2,7 ha.

INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA

O TBM foi comprado da empresa alemã Herrenknecht. É a primeira venda deste equipamento para o Brasil, com a finalidade de construir PCH’s. O TBM utilizado faz o túnel com 2,85m de diâmetro, apresenta uma cabeça perfurante giratória e com discos inseridos que giram em seu próprio eixo sentido horário. Um sistema hidráulico é utilizado para prender o equipamento na parede e provocar o avanço da cabeça perfurante, que pode fazer curvas para direita e esquerda pelo aumento ou compressão do sistema lateral. Um sistema também permite subir e descer. Com as rochas trituradas, em no máximo “pedra mão”, a queda nas laterais da cabeça, faz as pedras entrarem nas canaletas em raio, atrás da cabeça, caindo sobre uma correia transportadora, até os carrinhos específicos para transporte, com duas cabines de comando e uma caçamba basculante, que retiram o material escavado para fora do túnel, tendo cada carga 8m³.
Somados todos os custos, inclusive de importação o TBM representa um investimento de R$ 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais), acompanhado de seus transportadores, cada qual no valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão). Na totalidade o complexo terá cerca de 6,505km de túneis perfurados, para condução da água da barragem até a casa de máquinas. Com o ritmo de trabalho definido o TBM, avançando cerca de 15m por dia.

Gustavo Bollmann, funcionário da empresa alemã Herrenknecht e Frank Bollmann, conferindo o TBM na Alemanhas, antes da exportação para o Brasil (maio 2014).

TBM escavando em granito na PCH Escola Rio Natal


PRIMEIRA ETAPA VENCIDA

O primeiro túnel construído é um marco na história da cidade. O dia 11 de julho foi acompanhado de seleto público que acompanhou a saída do TBM, este maquinário percorreu por entre os vales da serra do mar 771m em puro granito, até sair no local determinado, na futura área alagada por barragem. Os colaboradores envolvidos na funcionalidade do equipamento foram recebidos sob aplausos, e grande festividade.
Marcelo Hübel - Bandeira de Santa Catarina e o TBM da URVE
O empreendedor Frank Bollmann, agradeceu a presença de todos amigos, colaboradores e a imprensa. Fez referência ao sucesso da obra, sem ocorrer nenhum acidente de trabalho com afastamento de um dia sequer. Enalteceu a atividade e o uso do TBM como equipamento inovador e de bons resultados. Frisou a importância do uso de perfuração da rocha por entre montanhas, para condução de água, poupando assim o corte de vegetação que precisaria ser feito na superfície, no caso de utilizar tubulações de aço. E finalizou congratulando o governo do estado, pelo seu representante presente, Deputado Silvio Drevek, pela recentemente criação do programa SC + Energia, para alavancar os processos morosos que caminham pelos departamentos do Estado. Atitude merecedora de reconhecimento, pelo benefício da necessidade de geração de energia, e também pela movimentação e estimulação da economia.

CURIOSIDADES

Benefícios na utilização do Tunnel Boring Machine - TBM:
– Material proveniente da escavação não necessita de rebritagem
– Não há geração de poeira devido a existência de filtros no TBM
– Escavações realizadas a frio dispensam a utilização de explosivos
– Não há geração de gases tóxicos / Minimização da poluição sonora
– Ganho energético devido ao acabamento da superfície escavada
– Velocidade de perfuração 3 vezes superior ao processo tradicional por explosivo.




COMEMORAÇÃO 

FRANK BOLLMANN  no TBM que percorreu 771m  em rocha para condução de água da PCH Escola Rio Natal 
TBM e os registros de saída da Herrenknecht.

EQUIPE DO TBM - 3 TURNOS - URVE  - Responsável pelo sucesso desta etapa vitoriosa


COLABORADORES DA USINA RIO VERMELHO DE ENERGIA E O TBM