TECNOLOGIA
E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL
São Bento do Sul
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USO DE TÚNEL PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA
ELÉTRICA - FONTE RENOVÁVEL
FUNCIONALIDADE DE UMA PCH E CGH
A produção de energia por Pequena Central Hidrelétrica (PCH) ou Central
Geradora Hidrelétrica (CGH), depende do represamento da água do rio por
barragem, condução da água por tubulação, passando pela chaminé de equilíbrio,
seguindo por tubulação novamente com alto declive para maior velocidade da água
até chegar na casa de máquina, local que estão as turbinas, que por rotação de
suas pás, passa a gerar energia elétrica. Mas em São Bento do Sul, novos
empreendimentos deslumbram pela tecnologia e inovação, em barragens, linha de
transmissão e adução da água.
COMPLEXO HIDROELÉTRICO
A Usina Rio Vermelho de Energia Ltda (URVE) apresenta uma PCH e uma CGH
gerando energia, mas com os novos empreendimentos, mais 3 PCH’s e 4 CGH’s,
formarão um complexo hidroelétrico próximo de 30 MW. Conforme dados da Agência
Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a média do consumo de energia mensal de
cada residência é de 153 KWh, considerando a média de produção da URVE, será
possível abastecer cerca de 98.000 residências ou o equivalente a 4 cidades no
porte de São Bento do Sul, beneficiando 320.000 habitantes. Os empreendimentos
estão localizados nas sub bacias do Rio dos Bugres, Rio Vermelho e Rio Natal. A
região será beneficiada com a estabilização da rede de distribuição de energia,
visto que sua produção será distribuída na sub estação da CELESC próximo da
PROMOSUL.
PCH ESCOLA RIO NATAL
O Rio Vermelho será aproveitado em 100% de seu potencial para a produção
de energia. A primeira PCH, denominada de Escola Rio Natal, na foz do Rio
Vermelho, iniciou suas atividades de instalação em dezembro de 2014, mas a
perfuração da rocha iniciou no dia 28 de fevereiro de 2015, com uso do Tunnel
Boring Machine (TBM), que proporcionará um aproveitamento de queda da água em
53,34. A barragem terá aproximadamente 13,50m de altura e fazendo um
reservatório de 2,7 ha.
INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA
O TBM foi comprado da empresa alemã Herrenknecht. É a primeira venda
deste equipamento para o Brasil, com a finalidade de construir PCH’s. O TBM
utilizado faz o túnel com 2,85m de diâmetro, apresenta uma cabeça perfurante
giratória e com discos inseridos que giram em seu próprio eixo sentido horário.
Um sistema hidráulico é utilizado para prender o equipamento na parede e
provocar o avanço da cabeça perfurante, que pode fazer curvas para direita e
esquerda pelo aumento ou compressão do sistema lateral. Um sistema também
permite subir e descer. Com as rochas trituradas, em no máximo “pedra mão”, a
queda nas laterais da cabeça, faz as pedras entrarem nas canaletas em raio,
atrás da cabeça, caindo sobre uma correia transportadora, até os carrinhos
específicos para transporte, com duas cabines de comando e uma caçamba
basculante, que retiram o material escavado para fora do túnel, tendo cada
carga 8m³.
Somados todos os custos, inclusive de importação o TBM representa um
investimento de R$ 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais), acompanhado
de seus transportadores, cada qual no valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão). Na
totalidade o complexo terá cerca de 6,505km de túneis perfurados, para condução
da água da barragem até a casa de máquinas. Com o ritmo de trabalho definido o
TBM, avançando cerca de 15m por dia.
Gustavo Bollmann, funcionário da empresa alemã Herrenknecht e Frank Bollmann, conferindo o TBM na Alemanhas, antes da exportação para o Brasil (maio 2014). |
TBM escavando em granito na PCH Escola Rio Natal |
PRIMEIRA ETAPA VENCIDA
O primeiro túnel construído é um marco na história da cidade. O dia 11 de
julho foi acompanhado de seleto público que acompanhou a saída do TBM, este maquinário
percorreu por entre os vales da serra do mar 771m em puro granito, até sair no
local determinado, na futura área alagada por barragem. Os colaboradores
envolvidos na funcionalidade do equipamento foram recebidos sob aplausos, e
grande festividade.
Marcelo Hübel - Bandeira de Santa Catarina e o TBM da URVE |
CURIOSIDADES
Benefícios na
utilização do Tunnel Boring Machine - TBM:
– Material
proveniente da escavação não necessita de rebritagem
– Não há geração de
poeira devido a existência de filtros no TBM
– Escavações
realizadas a frio dispensam a utilização de explosivos
– Não há geração de
gases tóxicos / Minimização da poluição sonora
– Ganho energético
devido ao acabamento da superfície escavada
– Velocidade de
perfuração 3 vezes superior ao processo tradicional por explosivo.
COMEMORAÇÃO |
FRANK BOLLMANN no TBM que percorreu 771m em rocha para condução de água da PCH Escola Rio Natal |
TBM e os registros de saída da Herrenknecht. |
EQUIPE DO TBM - 3 TURNOS - URVE - Responsável pelo sucesso desta etapa vitoriosa |
COLABORADORES DA USINA RIO VERMELHO DE ENERGIA E O TBM |