TÚNEL DA
MORTE
E O PASSADO
PERDIDO DA LINHA SÃO FRANCISCO EM SÃO BENTO DO SUL
Parte do
território de São Bento do Sul (exatamente 48%) está na Bacia o Itapocu. Nesta
área dobrada de declives e aclives acentuados, se desfigura a encosta da serra
do mar coberta pela mata atlântica. Neste local identificamos 5 túneis da linha férrea, concessão atual da ALL (América Latina Logística) sendo
que um destes túneis identifica o período de construção, sendo de 1913. A estrada de
ferro percorre os morros, em túneis escavados em terra, levantando estruturas
em blocos de rocha e formando o teto em forma arredondada para melhor
resistência do meio. Mas temos um túnel que foi construído diretamente na
rocha, feito na base de explosivos e picaretas.
Esta forma
de construir tuneis do passado nos remete ao pensamento de quanto penosa foi a
construção da ferrovia, quando na atualidade nos deparamos com a mais inovadora
forma de tecnológica, que dispensa o uso de explosivos e proporciona a maior segurança
que se pode imaginar pelo uso do Tunnel
Boring Machine (TBM), demostrado na postagem anterior.
Nas imagens
de 1991, mostradas abaixo, observamos construções que não existem mais. A
estação de Osvaldo Amaral não existe mais, ficando apenas as ruínas da
plataforma. A construção em alvenaria com a placa sobre a porca “TURMA 13” é
referência das equipes que trabalhavam na manutenção da via, esta e outras
construções similares também não são mais vistas na encosta da serra. Entre as construções em atual estado de declínio e possível perda é o terminal de Rio Natal.
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Estação de Osvaldo Amaral em São Bento do Sul. 1991 Atualmente demolida, ficando apenas a plataforma em alvenaria, estrutura na parte inferior direita da imagem |
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Foto de 1991 - Atualmente em ruínas/demolida |
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Túnel com a identificação de construção - 1913 |
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Linha férrea entre São Bento do Sul e Corupá |
Em 1906 a linha de trem que inicia em São Francisco até Joinville foi entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande.
Em 1910, a linha o trabalho de construção chegou até Hansa, atualmente cidade de Corupá, mas em 1913 já estava em Três Barras, e em 1917 chegou até Porto União da Vitória. Sendo construído em parte pelos soldados do exército. Esta linha deveria continuar até Foz do Iguaçu, fato que não ocorreu.