TÚNEL DA
MORTE
E O PASSADO
PERDIDO DA LINHA SÃO FRANCISCO EM SÃO BENTO DO SUL
Parte do
território de São Bento do Sul (exatamente 48%) está na Bacia o Itapocu. Nesta
área dobrada de declives e aclives acentuados, se desfigura a encosta da serra
do mar coberta pela mata atlântica. Neste local identificamos 5 túneis da linha férrea, concessão atual da ALL (América Latina Logística) sendo
que um destes túneis identifica o período de construção, sendo de 1913. A estrada de
ferro percorre os morros, em túneis escavados em terra, levantando estruturas
em blocos de rocha e formando o teto em forma arredondada para melhor
resistência do meio. Mas temos um túnel que foi construído diretamente na
rocha, feito na base de explosivos e picaretas.
Este último
túnel com cerca de 140m, no Km 107, custou a vida de muitos trabalhadores, e as
cruzes brancas na entrada do túnel, ainda figuram no registro de imagens dos
antigos moradores. Não existe uma precisão mas um número preciso, mas ainda assim significativo, que
variam entre 12 a 14
Esta forma
de construir tuneis do passado nos remete ao pensamento de quanto penosa foi a
construção da ferrovia, quando na atualidade nos deparamos com a mais inovadora
forma de tecnológica, que dispensa o uso de explosivos e proporciona a maior segurança
que se pode imaginar pelo uso do Tunnel
Boring Machine (TBM), demostrado na postagem anterior.
Nas imagens
de 1991, mostradas abaixo, observamos construções que não existem mais. A
estação de Osvaldo Amaral não existe mais, ficando apenas as ruínas da
plataforma. A construção em alvenaria com a placa sobre a porca “TURMA 13” é
referência das equipes que trabalhavam na manutenção da via, esta e outras
construções similares também não são mais vistas na encosta da serra. Entre as construções em atual estado de declínio e possível perda é o terminal de Rio Natal.
Estação de Osvaldo Amaral em São Bento do Sul. 1991 Atualmente demolida, ficando apenas a plataforma em alvenaria, estrutura na parte inferior direita da imagem |
Foto de 1991 - Atualmente em ruínas/demolida |
Túnel com a identificação de construção - 1913 |
Linha férrea entre São Bento do Sul e Corupá |
Em 1906 a linha de trem que inicia em São Francisco até Joinville foi entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande.
Em 1910, a linha o trabalho de construção chegou até Hansa, atualmente cidade de Corupá, mas em 1913 já estava em Três Barras, e em 1917 chegou até Porto União da Vitória. Sendo construído em parte pelos soldados do exército. Esta linha deveria continuar até Foz do Iguaçu, fato que não ocorreu.