sexta-feira, 24 de julho de 2015

TÚNEL DA MORTE E O PASSADO PERDIDO DA LINHA SÃO FRANCISCO EM SÃO BENTO DO SUL

 

TÚNEL DA MORTE

E O PASSADO PERDIDO DA LINHA SÃO FRANCISCO EM SÃO BENTO DO SUL

Parte do território de São Bento do Sul (exatamente 48%) está na Bacia o Itapocu. Nesta área dobrada de declives e aclives acentuados, se desfigura a encosta da serra do mar coberta pela mata atlântica. Neste local identificamos 5 túneis da linha férrea, concessão atual da ALL (América Latina Logística) sendo que um destes túneis identifica o período de construção, sendo de 1913. A estrada de ferro percorre os morros, em túneis escavados em terra, levantando estruturas em blocos de rocha e formando o teto em forma arredondada para melhor resistência do meio. Mas temos um túnel que foi construído diretamente na rocha, feito na base de explosivos e picaretas.

Este último túnel com cerca de 140m, no Km 107, custou a vida de muitos trabalhadores, e as cruzes brancas na entrada do túnel, ainda figuram no registro de imagens dos antigos moradores. Não existe uma precisão mas um número preciso, mas ainda assim significativo, que variam entre 12 a 14
Esta forma de construir tuneis do passado nos remete ao pensamento de quanto penosa foi a construção da ferrovia, quando na atualidade nos deparamos com a mais inovadora forma de tecnológica, que dispensa o uso de explosivos e proporciona a maior segurança que se pode imaginar  pelo uso do Tunnel Boring Machine (TBM), demostrado na postagem anterior.

Nas imagens de 1991, mostradas abaixo, observamos construções que não existem mais. A estação de Osvaldo Amaral não existe mais, ficando apenas as ruínas da plataforma. A construção em alvenaria com a placa sobre a porca “TURMA 13” é referência das equipes que trabalhavam na manutenção da via, esta e outras construções similares também não são mais vistas na encosta da serra. Entre as construções em atual estado de declínio e possível perda é o terminal de Rio Natal.


Estação de Osvaldo Amaral em São Bento do Sul. 1991 Atualmente demolida, ficando apenas a plataforma em alvenaria, estrutura  na parte inferior direita da imagem



Foto de 1991 - Atualmente em ruínas/demolida






Túnel com a identificação de construção - 1913

Linha férrea entre São Bento do Sul e Corupá


Em 1906 a linha de trem que inicia em São Francisco até Joinville foi entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande. 

Em 1910, a linha o trabalho de construção chegou até Hansa, atualmente  cidade de Corupá, mas em 1913 já estava em Três Barras, e em 1917 chegou até Porto União da Vitória. Sendo construído em parte pelos soldados do exército. Esta linha deveria continuar até Foz do Iguaçu, fato que não ocorreu.