terça-feira, 2 de agosto de 2016

SCHLACHTFEST MÚSICA TEMA – SETEMBRO CHEGOU


SCHLACHTFEST MÚSICA TEMA – SETEMBRO CHEGOU

 

A música tema do Schlachtfest (festa da matança) apresenta uma origem espontânea, tal qual a própria formação cultural de um povo. A letra e música não surgiram por solicitação dos organizadores da festa, ou pela Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, local da festa. Mas emanou ao acaso, do talento musical de Dilmar Tascheck compositor e músico por excelência domina vários instrumentos musicais e já compôs dezenas de músicas, tendo muitas destas gravadas por Bandas típicas alemãs. Dilmar apresenta o dom da música assim como outros familiares, ele é descendente de imigrantes de etnia alemã originários de Fleken – Rothenbaum da Boêmia, então Império da Áustria Hungria, de Jacob Treml (linha materna), pai de João Treml, fundador da Banda Treml. Já pela linha paterna o imigrante é Franz Stascheck, que também apresenta descendentes músicos de grande talento. 

Dilmar Tascheck
Mas Dilmar foi colunista chargista do Jornal Evolução, e teve maior contato e aproximação com Pedro Alberto Skiba, dono do semanário, e assim foi sugestiva por parte do jornal a publicação da letra da música tema do Schlachtfest, criada em 1994. Já Maurício Bayer, na época colaborador do “Evolução”, foi mais longe e recomendou a gravação para uma apresentação no “Rádio Jornal Evolução” na FM 89 de São Bento do Sul/SC.
Foi no ano de 1996 que a gravação ocorreu no estúdio pela “ Unnica Áudio Produções” de Ney Maia, tendo Gerson Zollner no teclado/trompete; Dilmar no trombone/sax e Ivana Lampe com Silvio Cruz no vocal.
A música de boa harmonia e ritmo, caiu no gosto dos ouvintes que solicitavam pela música na FM 89. O Jornalista Ivan Roberto Liebl, membro da diretoria da Sociedade Ginástica, levou a música para a festa. A Banda Böhmerwald tocou pela primeira vez no baile do Schlachtfest seguida pela Banda Badenblu que também subiu no palco mas com arranjo próprio e a Banda Bavária gravou em 2003.
A cultura é assim, surge de forma natural na aprovação popular, tornando um marco, um registro, e neste caso uma referência de uma das festas germânica mais tradicionais de São Bento do Sul, transformando em uma tradição, que se encaixa no perfil de uma festa autêntica que preserva as características germânicas, onde a alegria da música não pode faltar.

TEMA DA SCHLACHTFEST


Setembro chegou, é festa outra vez
São Bento do Sul esperou
Mais um ano se foi
A alegria voltou
A contagiar os salões
Cantando, dançando
Muita música e chopp a rolar
Nessa festa que é minha
Nessa festa que é sua
Vamos todos brincar

Cantando, dançando,
Nessa festa três dias pra valer
Cantando, dançando
A Schlachtfest quem faz é você
Cantando, dançando
Ao som de uma banda a tocar
Pelo salão vou rodando,
No salão vou dançando,
até o dia clarear





São Bento do Sul - Santa Catarina - Brasil