quinta-feira, 11 de agosto de 2016

ARQUITETURA CARACTERÍSTICA DE 1881 de Francisco Drancka (Dranka).


ARQUITETURA CARACTERÍSTICA DE 1881

Na imagem vemos a casa que pertencia a Francisco Drancka (Dranka) construída antes de 1900, próximo da ponte velha do rio Negro na divisa do PR com SC. A casa pertence atualmente ao Sr. Schier. Mas esta construção com cerca de 135 anos, fez história. A construção levou 8 anos até a sua conclusão. No térreo sobem as paredes espessas, de tijolos, revestidas de “cimento”, sustentando um forro resistente, num intervalo vazio entre vigas faz surgir o assoalho de tábuas largas e grossas, sem nenhum sinal de cupim, e assim inicia o primeiro andar. As paredes são em enxaimel, tendo a estrutura de parede em vigas de madeira preenchidas de tijolo. Mas na imagem vemos estas paredes revestidas por tábuas de pinheiro. A última parte da casa (segundo andar, soton), é de madeira. Esta casa teve várias serventias no passado, sendo moradia, salão de festas, barbearia e até foi utilizada pelo órgão público. Francisco Drancka é precursor de uma família tradicional na região, tendo grande importância para Piên/PR. Francisco é citado no livro PIONEIROS como “compadre” de Virgínio Soares Fragoso, da família dos Fragoso, colonizadores de 1848. E deixamos abaixo como referência a citação...


“Certo dia receberam a visita de Francisco Drancka e sua esposa Francelina. Este casal morava num sobrado em Fragosos do lado do Paraná. Sua bondade tenaz sempre foi de admiração de todos moradores da região.
Virgínio, em especial, zelava grande respeito e admiração ao nobre amigo, e o considera como se fosse seu sobrinho.
Os dois casais estavam tomando chimarrão quando Francisca pediu um favor para o amigo. Ela solicitou a sonhada cama com rodas, para amenizar a angústia do marido.
Conforme esperado, Francisco Drancka, sensibilizado com o problema do amigo se propôs em ajudar.
Passados alguns dias Drancka retorna para a casa de Virgínio para lhe presentear com a tão esperada cama. A cama era toda de metal, tinha molas e rodas, sendo muito apropriada. Não demorou para as crianças testarem a cama puxando até a sala. Todos estavam muito satisfeitos e gratos ao Sr. Drancka, queriam pagar, mas o amigo não queria dinheiro, recebendo então o caloroso desejo da família pelas bênçãos e retribuições de Deus.” (HÜBEL, 2012)
“Virgínio faleceu no dia no dia 17.09.1905 deixando para trás uma trilha de glória, trabalho e história. Uma lição de vida. ” (HÜBEL, 2012)



detalhe do enxaimel  abaixo da parede de madeira