segunda-feira, 16 de abril de 2012

Gralha-azul Cyanocorax caeruleus

Nome popular: Gralha-azul
Nome Científico: Cyanocorax caeruleus
Família: CORVIDAE
Tamanho: 89cm de tamanho, da ponta do bico até a terminação da cauda.
Diferença entre os sexos:
Não apresenta dimorfismo sexual, apenas o imaturo até o 6 mês apresenta coloração amarela na parte terminal da mandibula do bico. Apresentam cor azul com cabeça e pescoço preto, leve e curo "topete".
Ninho:
Seu ninho é com gravetos espalhados em formato raso, o zelo pelos filhotes não é só atribuição dos pais ficando para outros adultos.
Características:
Convivem em bandos de 6 a 8 aves, apresentam cerca de 14 vocalizações com distintos significados.
Alimentação:
Sua alimentação é variada podendo ser de frutos e sementes. O inverno apresenta um decréscimo de oferta de alimento e poucas árvores frutificam, neste período esta ave prefere o pinhão da Araucaria angustifolia.
Dormem em grupo e são vistos ajeitando as penas com leves bicadas, que também podem ser de limpeza de carrapatos ou de relação de afeto.
Habitat:
Ocorre em Floresta de Araucária a Floresta Ombrófila Mista, mas é encontrada no litoral na formação de Floresta Ombrófila Densa, onde chega até a se alimentar com sementes de palmito.
Curiosidades:
É sem dúvida uma das aves mais lendárias do sul do país, erroneamente rotulada como a maior plantadora de pinhões, na realidade esconde as sementes em fendas de árvores e bromélias, que costumeiramente esquece e germinam. O mesmo ato também é percebido pelos ratos silvestres mas estes exploram mais o chão.
Para algumas pessoas esta ave é mal vista, devido seu comportamento alimentar, pois também pode comer ovos e até pequenos filhotes em ninhos.
Seu território aumenta conforme a época do ano (inverno), ampliando a viabilidade de encontrar alimento.  

Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) - Foto: Marcelo Hübel