terça-feira, 3 de abril de 2012

Taxidermia no Museu Natural

02/04/2012

Taxidermia no Museu Natural

O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann foi criado com objetivo de ser uma opção de turismo, uma estratégia para educação ambiental e um centro para desenvolvimento da pesquisa científica.



 Para melhorar a importância da pesquisa, o curador de acervo, Paulo Schwirkowski, participa de curso para dominar a técnica de taxidermia de animais, conhecida popularmente por empalhamento de animais. O curso ocorre no Capão da Imbuia, em Curitiba, com profissional que realiza a atividade há 25 anos.
A taxidermia dos animais pode ser realizada para duas finalidades distintas. Quando o animal é taxidermizado em posição artística, utilizada para exposições, seja para o turismo ou educação ambiental, e o de posição científica, quando o animal fica em postura horizontal, com o espaço interno preenchido apenas com algodão e conforme a classe de vertebrado, um palito de madeira. As peças para uso científico são as mais importantes para pesquisadores, que apresentam as peças para estudo.
Após retirar a pele, a carcaça do animal é depositada em tambores, armazenados para pesquisas futuras, como, por exemplo, para análise do conteúdo estomacal. No momento o Museu Natural apresenta apenas uma pessoa em atividade direta, que está classificando as borboletas, conchas de molusco, orientando visitantes, registrando as peças no livro tombo, realizando curso de taxidermia, entre outros. “É importante termos um taxidermista no museu, que poderá receber as peças de pesquisadores ou até mesmo de animais encontrados mortos, coletados pela Polícia Militar Ambiental ou Bombeiros, como já tivemos manifestações de interesse na parceria, e assim aumentamos o acervo com os registros regionais”, explica diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel. O museu vai iniciar a taxidermia quando dispor de infraestrutura de laboratório.


Fonte: http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/10707