sábado, 28 de abril de 2012

“AVES DO QUIRIRI” MOSTRA OS ANIMAIS EXISTENTES NA REGIÃO


“AVES DO QUIRIRI” MOSTRA OS ANIMAIS EXISTENTES NA REGIÃO
A Obra assinada pelos biólogos e amigos Marcelo Hübel e Thiago Dreveck será lançado dia 4
Por: Mariana Honesco

O sorriso revela a satisfação ao ver a obra, enfim pronta e disponível ao público. “Estou satisfeito por escrever algo que nunca antes havia sido publicado no Planalto Norte. A felicidade, na verdade, é essa”, narra o biólogo Marcelo Hübel, um dos autores da obra “Aves do Quiriri”. O livro já está pronto mas oficialmente será lançado no dia 4, em sessão especial na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, 500 dos mil livros impressos serão doados para bibliotecas, escolas públicas e particulares dos municípios integrantes do Consórcio Quiriri. Recebem o material também a Associação São Francisco de Assis (Asfa) e a Arecicla, entidade que trabalha com a reciclagem.



A OBRA
As 82 páginas da obra fazem referência às espécies encontradas em São Bento, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá. As Unidades de Conservação, criadas por Lei Municipal foram os principais palcos das ações e captura de belas imagens. O colorido das aves nos ambiente em que vivem chama a atenção em 72 páginas ilustradas.
Na capa, uma pausa para reflexão. O papagaio-de-peito-roxo, ave ameaçada de extinção, ilustra a abertura da obra. “A população desta ave baixa com rapidez e é possível que a espécie suma”, alerta Marcelo. O desaparecimento da espécie, segundo o biólogo, é comum por dois fatores, especialmente. “ O desmatamento, que reduz o número de alimentos e o próprio hábito da ave, que faz ninhos sempre no mesmo local, todos os anos”, explica. O hábito, que permite se seguido, aumenta a cobiça de quem almeja ganhar dinheiro fácil. Vendidos no comércio paralelo, os filhotes vão para as gaiolas e “decoram” os ambientes mais caseiros. “Ele não fala mas é mito manso”, diz Marcelo.
Longe de desaparecer, no entanto, está a ilustração captada com detalhes pelo biólogo. Na contracapa, uma paisagem da comunidade de Rio Natal, em São Bento, revela vários tons de verde. A ilustração é de uma Unidade de Conservação.”Justamente onde trabalhamos mais”, sorri,
A publicação, resultado de estudos em avifauna se transformou em uma coletânea de imagens e uma referência na identificação de espécies. Ela registra 249 espécies e, além de um guia de observação, dá instruções de como observar e tratar as aves. “ O livro é diferente. Falamos da questão ambiental, do próprio Consórcio Quiriri. É a primeira obra que fala sobre esta questão na nossa região. Catálogos de aves existem, mas assim com fotos e mais detalhes não há”, orgulha-se Marcelo.
A obra é direcionada a quem realmente gosta de apreciar, sem agressão, a natureza. Os biólogos e agora autores, já visualizam novos projetos. A segunda edição do livro já começa a ser planejada.

Onde Comprar?
Após o lança amento oficial, a obra estará disponível nas bancas e livrarias. Por livro, a sugestão de valor será de R$20.

Pioneiros
Nem bem lançou sua primeira publicação, Marcelo Hübel trabalha em um novo projeto. Trata-se do livro “Pioneiros”, um resgate do período pré-colonial, que trata das dificuldades e desafios das primeiras famílias moradoras da região do Planalto Norte e Sudeste do paraná no Vale do Rio Negro. A obra é baseada na história e em documentos antigos, retirados do baús quase esquecidos nos sótãos de antepassados. Ainda assim, Marcelo garante que suas impressões pessoais são discretas e, quando aparecem, vêm cercadas por observações e “parenteses”. Paralelamente aos desafios das limitações de recursos, a obra resgata grandes acontecimentos e marcos, como o Tropeirismo, a Revolução Federalista e a inserção dos índios Xokleng no contexto cultural.



Fonte: A Gazeta 27/04/12 Por: Mariana Honesco