sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

SOCIEDADE ATIRADORES 23 DE SETEMBRO em SÃO BENTO DO SUL SANTA CATARINA


SOCIEDADE ATIRADORES 23 DE SETEMBRO de 1895 até os dias atuais em SÃO BENTO DO SUL SANTA CATARINA



A primeira construção do lado esquerdo é de 1923, portanto a foto data após o cinquentenário de São Bento. A nova placa de tiro, feita pelo Rei, sendo levada para a Sociedade para marcar a pontuação do novo Rei. A inseparável Banda Treml seguida pelos Atiradores.

Atual Rua Nereu Ramos. No primeiro plano da direita para esquerda, Ruy Weber, Airton Kaminsky  (pai no atual maestro da Banda Treml Luis Francisco Kaminski) e  Demitry Alexandre Weber, filhos e sobrinho do rei Alexandre Weber, seguidos pela Banda Treml, Alexandre Weber e membros da Sociedade Atiradores 23 de Setembro. 


Atiradores da esquerda para direita 5 Adolfo Weber Junior

1897 da direita para esquerda em primeiro plano: Oswaldo Hoffmann, José Jantsch, Ernesto Brunquell, Paulo Zschoerper, Otto Jung, Augusto Kobs, Carlos Urban e Gustavo Kopp. No segundo plano: Amando Jürgensen, João Wordell, Ignácio Fischer, Germano Knop, Guilherme Wünsche, Julio Brüsky, Guilherme Biermann e Francisco Goll. No terceiro plano: João Herbst, João Malinowski, Francisco Linke, Francisco Jakusch, Antônio Schwarz, José Gürtler, Otto B. Krause e Julio Hoffmann. No quarto plano: Frederico Opitz, João Schick, Augusto Rose, Ambros Pfeiffer, Frederico Hoffmann, Augusto Schelin e Adolfo Weber Sênior. Identificação: Alexandre Pfeiffer em “São Bento Na Memória das Gerações”.

Primeiro "desfile" em 1899 com bandeira e alvo para o próximo Rei do Tiro. Atual Avenida Argolo, local próximo do atual Mercadori e Loja Lider.

SOCIEDADE ATIRADORES DE SÃO BENTO EM 1916. Primeiro plano sentados da esquerda para direita: Carlos Leichsenring, Hentique Moeller, Max Knop (Rei do Tiro), Gustavo Kopp, Ambros Pfeifer e Carlos Urban. Segundo Plano em pé: Guilherme Scheide, Jorge Zipperer, Francisco Pfeiffer, Carlos Bollmann, Carlos Zipperer, Wenzel Zipperer, Adolfo Weber Júnior, João Treml, Carlos Ehrl Júnior e Frederico Fendrich. Terceiro plano: Luiz Vasconcelos, João Hatreiter, Otto Knop, Guilherme Krause, Gustavo Lutz, Andreas Ehrl, Gustavo Keil. Quarto plano: Willy Jung, Rodolfo Klaumann (filho), Eduardo Trinks, Roberto Buchmann, José Fendrich, Frederico Keil, Luiz Guenther, Oscar Eberhardt.

Outra sede dos Atiradores idealizado por José Zipperer que em 1923, no cinquentenário de São Bento concluiu a obra, mas os atiradores já ocupavam o local em 1920, sendo fundos do Atual Shopping Ziperrer. Deixando assim o Salão Knop.
Salão Indepenência na década de 20 ocorriam os bailes da Sociedade Atiradores. Atual Shopping Ziperrer.


Lançamento da pedra fundamental. Atiradores e Banda Treml na futura sede no dia 7/07/1929.  Antes a Sociedade Atiradores ou "Schützenverein São Bento". Ao fundo a antiga Igreja Matriz. Lembrando que a primeira reunião foi no dia 04/08/1895 tendo na ata os fundadores: August Weber, Ambros Pfeifer, hermann Knop, Emil Schade, Raimund Arndt, Wilhelm Wünsche, Anton Koenig, Adolf Langer, paul Zschoerper, Gustav Kopp e Otto B. Krause

Antes de estarem em sua nova sede os Atiradores treinavam no ROSENTHAL "Vale das Rosas"de João Hoffmann, local que atualmente é a Indústria Buddemeyer. Depois sua sede oficial acabou sendo o Salão Knop de Herman Knop que deposi passou para Max Knop. A referência atual é o MERCADORI e Loja Líder, em frente da Loja de Móveis Weihermann. Mas a sede mudou de local novamente indo para os fundos do atual Schopping Zipperer, até chegarmos no momento da foto acima com a construção de sua sede definitiva que pode ser dita a partir de 22/03/1929, propriedade de Otto Klaumann que passou para a "Sociedade Atiradores 23 de Setembro"apenas em 25/07/1938 conforme Tabelionato.
Restaurante e Cervejaria de João Hoffmann no Vale das Rosas (Rosenthal) em São Bento SC, com salão de bailes e palco de apresentações teatrais e projeções cinematográficas, também abrigou os Atiradores nos primeiros treinos, antes mesmo de sua constituição oficial. Local que atualmente é a Indústria Têxtil Buddemeyer.

Rua Jorge Lacerda (em frente da atual Prefeitura mas no outro lado da rua ainda não existia da Fábrica de Chocolates Buschle, atual Loja de roupas e Supermercado. Década de 20 desfile de competidores tendo outras delegações de outras cidades.

Da esquerda para direita Alexandre Zschoerper (2 ?); Onório Zschoerper, ao fundo Banda Treml. Placa feita pelo último Rei do Tiro, sendo levada para a Sociedade para o novo torneio. Cada membro faz uma tentativa de tiro, e aquele que chega mais próximo do centro é o novo Rei, fazendo a placa de tiro para o próximo Rei. O tema da pintura é livre para escolha do Rei, tendo ainda o nomo do Primeiro Príncipe e Segundo Príncipe, no desenho do Rei anterior ficam as impressões dos tiros feitos pelo novo Rei. O troneio ocorre uma semana após a páscoa. Atualmente a Sociedade mantém dezenas de placas em sua sede, como memória de seus associados,  mas muitas destas placas foram perdidas durante a fase da Segunda Guerra Mundial, tendo muitas queimadas.

Banda Treml e Atiradores em frente de sua sede

Primeiro da esquerda para direita E. Walter Zulauf; Francisco Roesler

Primeiro da fila com calça branca Alexandre Weber (com faixa de traz para frente E. Walter Zulauf; Francisco Roesler; (3?).



"Schützenverein São Bento"que em 12/04/1938 passou a ser "Sociedade de Atiradores São Bento", mas em 09/02/1948 passou para " Associação Desportiva e Recreativa 23 de Setembro", já em 22/02/1953 foi alterada para "Clube de Tiro, Caça e Pesca 23 de Setembro, quando em 27/06/1991 ficou definido como "Sociedade Atiradores 23 de Setembro".



Da direita para esquerda: Husmann; Onorio Zschoerper; Francisco Roesler e Sentado Adolfo Weber Junior 





     Turma do bolão e entre estes atiradores da Sociedade. Década de 1910. Da esquerda para a direita: Frederico Keil, João Hastreiter, Willy Jung, João Treml, Gustavo Knopp, Carlos Leichsering, José Fendrich, Henrique Weber, Rudolfo Klaumann (filho), Gustavo Keil, Francisco Pfeiifer, Luiz de Vascocellos, Adolfo Weber, Jorge Zipperer. Na janela o proprietário Alberto Kause


Schützenverein São Bento e Banda em frente ao Salão Knop
(atual MERCADORI e Loja Lider, em frente da Loja Weihermann)



Veja na próxima postagem:
WEBER É O REI DO TIRO DA SOCIEDADE ATIRADORES 23 DE SETEMBRO
Conheça a Sociedade Atiradores 23 de Setembro - Alexandre Weber e Beatriz Klaumann Weber