domingo, 27 de dezembro de 2015

MESTRE CERVEJEIRO Otto Zschoerper contribui com CD vol. 10 da BANDA TREML


Zschoerper Walzer

Uma valsa muito tradicional da Banda Treml, executada com frequência até os dias de hoje nos eventos dos quais a Banda participa. Sua autoria é desconhecida. Os mais antigos relatam que o Sr. Otto Zschoerper tocava um pouco de bandoneon e essa era a primeira música que sempre tocava. Tendo longa amizade com a família Zschoerper, a Banda incorporou a melodia de cor, no ouvido de seus componentes e a música se perpetuou com este nome. Cervejeiro de São Bento do Sul. Apaixonado pela “sua” Zschoerper Walzer, Sr. Otto sempre oferecia uma rodada de cerveja aos músicos da Banda quando se executava esta música em sua presença.

Piloten – Ländler


Composição de Martim Pondelek, maestro de Itaiópolis – SC. Pilot em alemão, é Piloto, sendo que Piloten é o seu plural (pilotos). Também marcada pelo revezamento de naipes, característicos do ritmo ländler.

Em 1898 Paul Zschoerper iniciou a produção de cerveja em São Bento, em 1909 faleceu, mas seu filho Otto Zschoerper assume a empresa. Na década de 20 mudaram o nome da marca para “Cervejaria Cruzeiro do Sul”. Não existe precisão do término da produção mas acredita-se que tenha ocorrido na década de 50, quando grupos de grandes marcas nacionais dominavam o mercado. Então iniciaram uma nova atividade, a distribuição da cerveja Brahma que a família exerceu até o ano de 1982. Na imagem, rótulos de cervejaria de Otto Zschoerper após o ano de 1936, quando surgiu a cerveja "Cometa"e "Porter".
Cervejaria "Cruzeiro do Sul" OTTO ZSCHOERPER - São Bento - A mais antiga e mais importante Cervejaria e fábrica de gasosas desta praça. Os seus produtos são apreciados por todos, e tem saída para todas as localidade do Norte do Estado. Excelentes chopes, com mesas apropriadas e modernas, acido carbônico e resfriador.  (Propaganda São Bento do Sul 50 anos em 1923).


Fonte: Informações do lançamento do CD da Banda Treml (09/12/2015) na Sociedade Atiradores 23 de Setembro, em comemoração ao centenário da banda (01/05/2013).