sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

MISTÉRIOS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO N. D. DUL ROSAIRE - LA VIRGEN DEL ROSARIO - ROZENKRANS MADONNA VAN POMBEI – MADONNA DEL ROSARIO DI POMPEI – MAD VOM RESENKDANZ – MAD OF THE ROSARY


Visitando, por algumas vezes, uma casa de família tradicional polonesa em São Bento do Sul SC, sempre ao chegar para conversar na varanda, observava um quadro na parede da sala com imagens de MARIA e JESUS, a gravura parecia me chamar, sendo expressiva e aparentando ser muito antiga. Existia história ali! Um dia cheguei determinado em comprar o quadro, mas para surpresa recebi como um presente, por ser sagrado. Fiquei muito grato e com sentimento de retribuição. E levei junto como informação que este quadro pertencia ao imigrante da família, e este trouxe da “Polônia”, sendo a ASSUNÇÃO de NOSSA SENHORA e a VIA SACRA.
Ao chegar em casa, observei a gravura com mais detalhes, e já imaginei, o que poderia existir na outra face. Talvez um nome, uma oração, uma mensagem, um nome, data, origem de alguma cidade...
Ao tentar abrir a expeça madeira de fundo os pregos se esfarelavam de tão enferrujados. Na frente da imagem algum texto, antes escondido pela moldura. No rodapé constava: N. D. DUL ROSAIRE - LA VIRGEN DEL ROSARIO - ROZENKRANS MADONNA VAN POMBEI – MADONNA DEL ROSARIO DI POMPEI – MAD VOM RESENKDANZ – MAD OF THE ROSARY. Que significa “Nossa Senhora do Rosário” nas línguas francês, espanhol, holandês, italiano, alemão e inglês, respectivamente. Na extremidade direita inferior em letras miúdas PRINTEO IN GERMANY, ou seja, impresso na Alemanha. Ao virar o papel, tipo cartolina, um carimbo indicava “CW: BOEHM JOINVILLE”, e neste caso descartamos a possibilidade de ser a de ser uma referência de Joinville em menção a França, do então marido de nossa Princesa Dona Francisca, que vendeu seus dotes no Brasil, para viver melhor na Inglaterra e de quebra iniciar a colonização de Joinville e por consequência de São Bento. Estamos com uma folha que passou pela cidade de Joinville, antes Colonia Dona Francisca. Ainda em seu verso, constava uma identificação escrito a lápis “Teodoro Lila”. Curiosamente existem duas famílias Lilla imigrantes da Prússia Ocidental, sendo uma família de Parcho (que se instalou na Estrada Wunderwald) e outra de Gr. Pottlas (que está entre os primeiros 79 lotes distribuídos em São Bento). Existe um Theodoro Anastácio Lilla que nasceu em 08/05/1888, filho de Francisco Lilla (patriarca imigrante), mas não creio que seja o mesmo Teodoro que assinou o verso da imagem.
N. D. DUL ROSAIRE - LA VIRGEN DEL ROSARIO - ROZENKRANS MADONNA VAN POMBEI – MADONNA DEL ROSARIO DI POMPEI – MAD VOM RESENKDANZ – MAD OF THE ROSARY. Nossa Senhora do Rosário

Recebi o quadro de presente como sendo da assunção de NOSSA SENHORA e a VIA SACRA. Comecei a observar os detalhes, primeiro chama a atenção que só existe uma parte da via sacra, algo está errado, pois estas imagens estão misturadas com outras citações bíblicas como o nascimento de JESUS e situações de importância na vida de MARIA.... e outra situação curiosa é o rosário com 150 AVES MARIAS. Até mesmo o rosário não está correto? E esta nova situação mudou o rumo da pesquisa.
Bom! A forma de contar como forma de oração, semelhante ao modelo do nosso conhecido rosário, começou com os monges eremitas (solitários), ou ainda dos cenobitas (que viviam em comunidade), estamos no século XVI, alguns defendem ano 300 a 400 depois de CRISTO, séculos IV e V, mas independe, o fato é que alguns destes monges eram analfabetos, sendo a forma de separar sementes/grãos, uma forma de oração controlada. O significado da quantia em 150 orações/menções, parte da relação com os SALMOS, feitos assim como oração fixa. Os fiéis não conseguiam recitar a liturgia e ficou 150 vezes a saudação de um anjo acompanhado de outros louvores a mãe de DEUS. Já próximo do ano 1000 firmou-se as 150 AVES MARIAS, por força bíblica (LUCAS 1,28; LUCAS 1,42; JOÃO 2, 1-11), correspondendo aos 150 SALMOS, rezados diariamente. Mas o ROSÁRIO ficou assim conhecido no século XIII devido a oração de um monge que ao rezar as 150 AVES MARIAS, pairava o perfume de vastas rosas. Bom! O rosário é composto por dois elementos, sendo a 1 - ORAÇÃO VERBAL (15 dezenas ou 5 dezenas da AVE MARIA, cada um com um pai nosso e referência aos mistérios de CRISTO) e a 2 - ORAÇÃO MENTAL (onde os mistérios são reforçados principalmente a paixão/morte e ressurreição de CRISTO e os fatos mais importantes da vida de MARIA.
Portanto voltando em nossa gravura, temos uma imagem com apresentação de um rosário de 150 AVES MARIAS, que datam antes de 1214, pois desta data surgiu o rosário que conhecemos recebido de São Domingos pela própria VIRGEM MARIA. Lembrando ainda que até o ano de 1410 não recitavam os mistérios da vida de Cristo, e apenas por curiosidade, foi o Monge Cartuxo Domingo de Prússia que introduziu o saltério com as AVES MARIAS.
E encerramos conhecendo o quadro de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO com 150 AVES MARIAS e os SALTÉRIOS: luminosos, gozosos, gloriosos e dolorosos, dos mistérios de cristo dispostos entre as 150 rosas para a mãe divina. Na imagem do quadro também observamos ajoelhados o São Domingos e outra Santa que pode ser Santa Rosa (mas na gravura não aparecem as rosas na coroa) ou ainda Santa Catarina de Siena (mas na gravura não aparece a coroa de ramos secos), a gravura apresenta uma coroa de folhas. Na história temos como original a imagem da Santa Rosa de Lima, mas uma restauração de um quadro em 1878, onde a Santa foi substituída pela Santa Catarina de Siena, momento em que começaram os milagres.

O entusiasmo do quadro iniciou pela história trazida por um imigrante que chegou em São Bento do Sul e por fim, na parede de minha casa, a gravura emoldurada continua me chamando, pelos mistérios de CRISTO envoltos pelo ROSÁRIO de 150 rosas, com NOSSA SENHORA o MENINO JESUS, São Domingos,....  



Igreja mais próxima de São Bento do Sul que apresenta como "padroeira" a
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - JARAGUÁ DO SUL/SC NEREU RAMOS. 

Igreja mais próxima de São Bento do Sul que apresenta como "padroeira" a 
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - JARAGUÁ DO SUL/SC NEREU RAMOS. 

Igreja mais próxima de São Bento do Sul que apresenta como "padroeira" a 
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - JARAGUÁ DO SUL/SC NEREU RAMOS.