sábado, 26 de dezembro de 2015

José Sluminski está na BANDA TREML vol. 10


José Sluminski está na BANDA TREML vol. 10
José Sluminski

Nascido em 25 de agosto de 1942, em São Bento do Sul – SC, na localidade de Rio Natal, neto e filho de músicos, o professor José, como é conhecido, formou e forma até hoje diversas gerações de músicos não só em São Bento do Sul, mas em toda região norte de Santa Catarina. É professor de música há mais de 50 anos, sendo que seu primeiro instrumento foi uma gaita de boca, da marca Sonhadora, presente que seu pai lhe deu quando tinha apenas 5 anos de idade. Ingressou então na Escola de Música da Sociedade Ginástica de São Bento para aprender acordeon, onde foi aluno dos professores Alberto Brodbeck, Elsa Chicorro, Adelaide Ritzmann e Lacir Brodbeck.
Quando serviu o Batalhão da Guarda Presidencial, na então recém inaugurada Brasília (DF) foi regente de uma banda de clarins. De volta a São Bento do Sul, foi aluno e depois professor da Escola de Música Donaldo Ritzmann. É um dos fundadores da Sociedade Varsóvia de São Bento e Polska Orquestra Z Brasilli. O maestro e professor também lecionou na Sociedade Cultural Artística e no SESI em Jaraguá do Sul SC, na Escola Municipal de Música e no Colégio Cenecista São José de Rio negrinho – SC e foi regente de diversas orquestras, bandas e fanfarras.
Como compositor, orgulha-se de ter composto os hinos de Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Itaiópolis e Itapoá.  Além destes, é autor de vários outros hinos, em homenagem a cidades e entidades. Fundou as escolas de música José Ernesto Froehner, em Campo Alegre – SC, e Jazz Band Elite, em Corupá – SC. Atualmente trabalha em Campo Alegre, Bateias, Fragosos e Piên PR. Sente-se feliz em transmitir aos alunos aquilo que mais gosta, a música.


De sua autoria no CD da Banda Treml:

“Saudando Minha Terra”, Inspiração que nasceu pensando em sua terra, referente a São Bento do Sul.

Fonte: Informações do lançamento do CD da Banda Treml (09/12/2015) na Sociedade Atiradores 23 de Setembro, em comemoração ao centenário da banda (01/05/2013).