sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

REI DO TIRO DA SOCIEDADE ATIRADORES 23 DE SETEMBRO DE SÃO BENTO DO SUL SC



WEBER É O REI DO TIRO DA SOCIEDADE ATIRADORES 23 DE SETEMBRO
Conheça a Sociedade Atiradores 23 de Setembro - Alexandre Weber e Beatriz Klaumann Weber


Esta postagem inspira o tradicionalismo da manifestação cultural que emanou nos primeiros anos de São Bento do Sul/SC permanecendo vivo até os dias atuais.

A Banda Treml e a Sociedade Atiradores 23 de Setembro, coexistem por décadas, superando mais de um século, sendo que São Bento do Sul está com 142 anos. A Banda sempre treinou e utilizou as dependências da “Sociedade Atiradores”, local que ainda hoje é sua casa, local de confraternização, apresentações e manutenção de seu acervo de documentos. A “Sociedade Atiradores” apresenta entre suas diretorias atuais, a classe de tiro calibre 22, voltada ao torneio do “Rei do Tiro”, tradição do berço são-bentense, tendo atualmente como o Diretor, Paulo Schumacher que também é Rei.

O torneio do “Rei do Tiro” ocorre em abril de cada ano, uma semana após a páscoa. Cada integrante tem direito há um tiro, e aquele que chegar mais próximo do centro do alvo é o novo “Rei”, seguido do Primeiro Príncipe, segundo colocado e do Segundo Príncipe, terceiro colocado. Cabe ao Rei fazer a tábua de tiro “Scheibe” para servir de ornamento para o próximo torneio. Esta tábua em formato de disco recebe um desenho temático livre para escolha e preferência de seu Rei.

1955. No primeiro plano da direita para esquerda, Ruy Weber, Airton Kaminsky  (pai no atual maestro da Banda Treml Luis Francisco Kaminski) e  Demitry Alexandre Weber, filhos e sobrinho do rei Alexandre Weber, seguidos pela Banda Treml, Alexandre Weber e membros da Sociedade Atiradores 23 de Setembro. 

Lado direito: atual “Shopping” de Wilson Fenner.
Na imagem constatamos um exemplo tradicional, o início do torneio. A Banda Treml e os atiradores foram buscar seu novo rei em sua residência, neste caso, vindo a ser o Sr. Alexandre Weber. Atualmente o local corresponde Rua Nereu Ramos no Centro de São Bento do Sul, e a residência estava localizada na lateral do atual Supermercado União, hoje já demolida, tendo uma nova construção como parte do “Shopping” de Wilson Fenner.
Na imagem de 1955, em primeiro plano da imagem observamos as crianças Ruy Weber, no lado esquerdo, Airton Kaminsky no centro segurando a placa de tiro (pai no atual maestro da Banda Treml Luis Francisco Kaminski) e no lado esquerdo Demitry Alexandre Weber, filhos e sobrinho do rei Alexandre Weber. A pintura na placa de tiro, representa uma cena de caça apresentando o caçador, seu cão, a arma despojada no gramado e o veado abatido, a paisagem é complementada com um riacho envolto pela floresta de araucária. Está imagem foi escolhida e copiada de um quadro que a família apresentava em sua casa. Ainda observando a foto observamos a Branda Treml logo atrás do trio com a placa, seguida pelo Sr. Alexandre no centro da imagem (“fazendo a curva no desfile”), e na frente do grupo de atiradores, devidamente alinhados, rumando para a Sociedade e assim iniciar a disputa de tiros, tendo então a placa de tiro que servirá de base, mostrando o perfil, os tiros dos atiradores para apresentação do próximo rei, este por sua vez deverá fazer outra placa e em seu nome para fixar os indicativos dos tiros do próximo torneio, e assim sucessivamente.

As pinturas naquela época, eram em grande maioria, obras de Ervino Treml, que apresentava a habilidade e talento com a pintura. Ervino também era um “projetista/desenhista” para as pinturas para a Indústria Zipperer, como complementação de seus artefatos com borboletas.



No disco da esquerda observamos o Rei José Roesler 1953, Primeiro Príncipe Otto Schoerper Fº e o Segundo Príncipe, Henrique Scharz. Tendo como tema uma paisagem mostrando fauna (veado) e flora (floresta araucária) local. Neste disco consta a representação dos tiros de 1954, dos quais nomeou o rei Alexandre Weber.

No disco do centro da imagem observamos o Rei Alexandre Weber 1954, Primeiro Príncipe o Deputado Henrique A. Ramos e o Segundo Príncipe Ornith Bollmann, que na década de 70 foi Prefeito em são Bento do Sul. Neste disco consta a representação dos tiros de 1955 que nomeou o Rei Octavio Maia.

No disco do lado direito da imagem temos o Rei Octavio Maia 1955, o Primeiro Príncipe Otto Zchoerper Fº e o Segundo Príncipe Affonso Hussmann. E homenageou a indústria e comércio de São Bento do Sul, como base do próxima marcação de tiros do torneio de 1956. 



ALEXANDRE WEBER

Natural de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina, nasceu aos 23 dias do mês de agosto de 1918, faleceu aos 24 dias do mês de março de 1990. Filho de Adolfo Weber Junior e de Elza Weber. Casou-se com Beatriz Klaumann Weber aos 10 dias do mês de julho de 1943. Teve dois filhos, Ruy Randolfo e Demitry Alexandre.
                   Iniciou jovem no trabalho; dos 14 aos 28 anos exerceu várias atividades profissionais: Escrivão interino do Cartório de Cível e Órfãos de São Bento do Sul,  trabalhou na Cia.Auto Comercial Roesler, Irmãos Engel, Prefeitura Municipal, até fixar-se em definitivo na empresa Mecano Têxtil F.Buddemeyer Ltda., (atual Buddemeyer S.A.). Nesta empresa trabalhou de 30 de março de 1953 à 04 de junho de 1973, por vinte anos e só deixou-a para aposentar-se. Foi um autodidata, tendo estudado “Contabilidade” que exerceu em sua profissão como “Guarda Livro”.
Alexandre Weber, esposa Beatriz Klaumann
Weber e os filhos, da esquerda para direita Demitry
Alexandre Weber e Ruy Weber. 24/12/1948
                   Líder em seu meio, com uma relevante folha de trabalhos prestados em prol da comunidade. Trabalhou na Prefeitura Municipal como Professor Não Titulado, Inspetor Escolar das Escolas Municipais, Secretário da Associação Rural de São Bento do Sul, participante da Comissão de Redação (Leis e Projetos) da Câmara de Vereadores, e Secretário Municipal.                               
                   Com a morte do Prefeito Municipal, Capitão Osmar Romão da Silva, ocorrido em 10/março/1947, diversos cidadãos são-bentenses exerceram o cargo em substituição ao titular. Nomeado pelo Exmo.Sr. Governador Aderbal Ramos da Silva veio a exercer o cargo de Prefeito Municipal no período de 17/novembro/1947 até a data de 24/dezembro/1947, quando passou o cargo ao Prefeito eleito, Sr. Henrique Schwarz.
                   Foi agraciado em 25/setembro/1973, por ocasião do centenário de São Bento do Sul, pela Câmara de Vereadores com o diploma de “Honra ao Mérito” pelos relevantes serviços prestados ao Município como Prefeito.
                   Foi membro da IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Lutherana do Brasil, sempre participou dos eventos da cidade. Pertenceu aos clubes esportivos, destacando-se a Sociedade Desportiva Bandeirantes onde atuou inclusive como atleta, nas modalidades de futebol e basketball, e da Sociedade Atiradores 23 de Setembro, onde chegou a ser Príncipe e Rei como melhor atirador.
                   Tinha como “hobby” a pescaria e seu maior prazer era praticá-la junto aos familiares e amigos.


BEATRIZ KLAUMANN  WEBER

Natural de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina, nasceu aos 11 dias do mês de julho de 1918, faleceu aos 05 dias do mês de novembro de 1995. Filha de Rodolfo Klaumann Junior e de Maria da Conceição Wille Klaumann. Casou-se com Alexandre Weber aos 10 dias do mês de julho de 1943. Teve dois filhos, Ruy Randolfo e Demitry Alexandre.
                  
                   Na idade de 12 anos, com o falecimento de seu pai em 05 de agosto de 1930, sua mãe (viúva) com muitos filhos, enviou-a para morar com seu irmão Helmuth  em Porto União, onde veio a aprender a profissão de Costureira. Esta profissão exerceu por aproximadamente 65 anos, até sua morte com 77 anos. Foi uma profissional da moda em sua época, tendo confeccionado inúmeros vestidos de baile e de noiva, e lecionado “Corte e Costura” para muitas pessoas, que após também passaram a exercer a profissão de costureiras.
                 
                   Foi membro da IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Lutherana do Brasil, sempre participou dos eventos da cidade. Na sua juventude participava de Clubes de Bolão.

                   Tinha como “hobby” a pescaria, e era exímia pescadora e seu maior prazer era praticá-la junto aos familiares e amigos.


OBS: Contribuição Demitry A. Weber.