quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

TREML, Affonso - O popular XERIFE - Banda Treml Vol.10

Affonso Treml - XERIFE - Banda Treml
AFFONSO TREML - XERIFE


Nasceu em São Bento do Sul, em 21 de novembro de 1915. Filho de João (fundador da Banda Treml) e Emma Treml. Foi delegado de polícia em São Bento do Sul, daí o apelido de Xerife, comumente usado pela comunidade. A história da Banda Treml e do próprio Xerife se confundem muitas vezes, já que o maestro esteve à frente da Banda por mais de 40 anos, continuando o legado de seu pai e consolidando o nome da Banda no estado e no país. Seu instrumento era o trompete (pistão), e seu primeiro professor foi seu pai. Posteriormente, seus professores foram Hugo Fischer e o Padre Henrique Müller. Entre 1935 e 1940 Xerife assumiu a liderança da Banda Treml, da qual foi maestro até seu falecimento, em maio de 1980. Também participou do Coral Santa Cecília, do Coral Beneficente Operária e da orquestra Filarmônica da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento.
Affonso Treml idealizou várias expressões que até hoje são marcas da Banda Treml, entre elas as Retretas de Verão. Ainda os grandes concertos realizados sob sua regência buscaram não somente músicas germânicas, como também obras brasileiras e internacionais, ampliando o repertório já naquela época. Sob seu comando foram gravados e lançados grande parte dos Long Plays (LP) da Banda, em uma época em que as gravações eram rudimentares se comparadas com as dos tempos atuais. Diversas viagens a vários estados do Brasil, o centenário de São Bento do Sul em 1973 e outras atividades marcaram a trajetória de Xerife à frente da Banda.

De sua autoria no novo CD da Banda Treml:

Marcha Centenária – composta em 1973 para concorrer ao hino de São Bento do Sul. Affonso Treml também inscreveu outra composição neste concurso, mas não há notícias a respeito de seu título ou partituras existentes para elaboração de arranjos.

Fonte: Informações do lançamento do CD da Banda Treml (09/12/2015) na Sociedade Atiradores 23 de Setembro, em comemoração ao centenário da banda (01/05/2013).