terça-feira, 22 de dezembro de 2015

ÁRVORE DE NATAL EM SÃO BENTO


ÁRVORE DE NATAL EM SÃO BENTO

A tradição da árvore de natal remete a centenas de ano,s iniciada pelos povos germânicos, simbolizando a vida, e escolheram o pinheiro por este sempre estar verde, seja inverno ou verão. Em São Bento do Sul no passado a árvore mais utilizada foi a araucária, (Araucaria angustifolia) presente em praticamente todos os quintais, hoje listada como ameaçada de extinção, mas o “pinheiro alemão”, “Tannenbaum” a Cunninghamia lanceolata (embora originária da China) também preenchia o lar das casas. Atualmente algumas propriedades cultivam o “pinheiro alemão” como forma comercial, no período do natal. Mas é fato que muitas famílias mudaram o hábito da árvore natural pela artificial, de plástico.

Bolas, enfeites de vidro
Mas não foi só a árvore que mudou nas últimas décadas. Os enfeites também mudaram, sendo diferenciado conforme a classe social. Os imigrantes ou filhos de imigrantes... enfeitavam a árvore com bolachas de natal (em diferentes formatos e decorados com diferentes desenhos) e até suspiros complementavam a beleza da árvore, também velas de cera, com suporte metálico no formato de grampo representavam a luz de Cristo, e surgem os chocolates em forma de bastão e de peixes, pendurados nos galhos. Por fim passando maior tempo as bolas de vidro dominam as árvores, muitas em formatos diferenciados cheias de brilho sejam redondas, pontiagudas encrustadas de entraves profundos ou em forma de pinha, entre tantos outros formatos. Alguns se utilizavam de algodão sobre os galhos, e o tempo passa e surgem também brilhantes como cabelo de anjo, cordões verdes, cordões de lâmpadas incandescentes algumas em formato de frutas ou outros formatos.

Chegamos nos dias atuais com bolas de plástico, símbolos de neve de plástico, cordões com lâmpadas de LED, e algumas árvores com pequenas aves, bonecos (como o Papai Noel de pano), flores de plásticos, uma ornamentação realmente muito bonita.
Mas desde os primeiros pinheiros de São Bento, também temos além da árvore verde como simbolismo da vida de cristo, os presépios mas estes também mudaram pela consciência ambiental e as bromélias, barbas de pau e outros complementos naturais, não fazem mais parte da paisagem abaixo das árvores.

O tempo mudou e o natal se transformou, mas o que não se pode perder é a o verdadeiro espírito de natal, a renovação da vida cristã.