sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cada são-bentense produz 476 gramas de lixo por dia

27/01/2011

Cada são-bentense produz 476 gramas de lixo por dia



No Brasil, são coletados 125.281 toneladas de lixo domiciliar por dia, conforme fonte do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que corresponde a média de 739 gramas por habitante. Em São Bento do Sul são gerados 1.072,25 toneladas por mês que para uma população de 75.047 corresponde a uma produção de 476 gramas por habitante dia.

Conforme explica o diretor de Meio Ambienta da Prefeitura de São Bento do Sul, os números do município podem ser considerados positivos. “Estamos abaixo da média nacional e no índice mais baixo para cidades com menos de 200.000 habitantes, devido as características do município, considerando a coleta seletiva e a compostagem nas residências”, informa o diretor.

Uma pesquisa feita recentemente pelos estudantes Andreas Franz Xaver Auburger e Jean Fabio Bianconcine com orientador da Univille, demonstraram o destino do material reciclável apresenta diferentes disposições finais, embora a grande parte da população destina para a reciclagem ou outro aproveitamento. Das questões direcionadas foi observado que 73,7% das pessoas apresentam alguma forma de separação enquanto 24,2% não separam e 2,1% não souberam responder, no entanto observa-se que não existe periodicidade semanal.

No levantamento dos estudos entre as questões apresentadas destacam proporções considerando um equilíbrio de proporções das pessoas que destinam os resíduos para a coleta seletiva semanalmente que chega até a Cooperativa; bem como as que separam para catadores informais e nestes não se enquadra a Cooperativa que não sai nas ruas pegar os resíduos, apenas quando são chamados para coletas de maiores volumes e apanham com o caminhão.

Outras pessoas ainda encaminham para escolas ou entregam diretamente na Cooperativa de Catadores e uma parte destina de forma diferente como reaproveitamento de embalagens, artesanato, entre outros. Ainda devem ser consideradas as saídas de material reciclável pela SBS Sucatas; Sucatas São Bento e Comércio de Transportes Moser, Associações de Reciclagem como a Arecicla e a do Loteamento Wilfredo Weiherman. “As empresas também destinam uma proporção considerável para reciclagem”, conta Marcelo.

Toda coleta seletiva do município vai para a Cooperativa, com um custo absorvido pela Prefeitura de R$ 11.000,00 por mês. “É uma das ajudas que a Prefeitura oferece para fortalecer a Cooperativa”, diz o diretor de Meio Ambiente. Parte do material é vendido em São Bento do Sul, pelas empresas que somam maiores volumes para encaminhamento para um comprador final, mas o resíduo também segue diretamente para cidades vizinhas sem atravessadores. Neste sentido, a Cooperativa de Catadores apresenta galpão, esteira, prensa, balança e caminhão conseguindo um material de melhor qualidade e com possibilidade de entrega.

Em poucos meses será concluída uma unidade industrial que deve absorver todo papelão recolhido em São Bento do Sul e região. A pesquisa revela que além do material reciclável, 71,9% da população separa o resíduo orgânico e disponibiliza para aproveitamento no quintal da casa. Estes valores somados a coleta seletiva demonstram porque São Bento do Sul apresenta baixa proporção de lixo per capita. “Mas independente da pesquisa, aceitamos que periodicamente apenas a metade da cidade contribui efetivamente para a coleta seletiva. Podemos melhorar e chegar a reciclar todo material. O ideal é diminuirmos o uso do aterro e até zerar o envio de materiais, mas é um trabalho de conscientização e de projetos que são conquistado gradativamente e não são resolvidos da noite para o dia. É fato que estamos melhor que muitas cidades do Brasil, que sequer apresentam a coleta seletiva ou até mesmo um aterro controlado”, fala Marcelo Hübel, Diretor de Meio Ambiente.
Melhorias
O Samae prepara para 2011 uma equipe para gestão dos resíduos que deve atender todas as demandas de planejamento e adequação com ações de melhoria. O Decreto 580 de 17/01/2011, assinado pelo Prefeito Magno Bollmann, designa uma comissão especial de análise e estudos da movimentação do aterro, que entre as atribuições devem propor a redução de volume do aterro; avaliação da qualidade dos resíduos em relação aos índices; garantir a segurança integridade da gestão; analisar os impactos ambientais; acompanhamento técnico; observar o controle ambiental e operacional.

No ano que passou a Prefeitura desenvolveu diferentes parcerias com a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável do Bairro Brasília, entre as quais:

1 - implantação da coleta de óleo vegetal;
2 - incentivo para gestão administrativa com influência para a legalização dos direitos trabalhistas;
3 - aproximação com acadêmicos da UNOPAR que desenvolveram e aplicaram técnicas de trabalho de produtividade e propostas de melhoria;
4 - participação no São Bento Sempre Limpa com recebimento do material arrecadado.
5 – destinação da coleta seletiva para o galpão da Cooperativa com um custo de R$ 11.000,00 por mês.
6 – participação em projetos pilotos para desenvolvimento de programas futuros.


Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - MTb/SC 02844 - JP
47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br