quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Rio Banhados recebe atenção especial

04/01/2011

Rio Banhados recebe atenção especial


O Consórcio Ambiental Quiriri e o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, somam parcerias para sensibilizar os moradores dos bairros Rio Vermelho e Serra Alta para a preservação das cabeceiras do Rio Banhados, que contribui para o abastecimento de água da cidade de Rio Negrinho. Duas placas foram colocadas de forma estratégica, uma na Rua Mathias Nossol esquina com Estrada Saraiva e outra na Rua Emílio Engel, ambas demonstram a localização da bacia, que chega no Rio Negro, Rio Iguaçu, passando portanto pelas Cataratas do  Iguaçu, e a bacia do Prata. O painel das placas equivalem ao tamanho de três metros por dois metros com o texto: “Preservar a Água Aqui é Garantir a Sustentabilidade Para Todos”, demostrando um fundo com uma foto do Rio Banhados e dois mapas de localização, mostrando São Bento do Sul e os municípios do Consórcio e em outra apresentação o Estado do Paraná e Santa Catarina, demostrando o trajeto que a água percorre até chegar na Argentina.

Diversas ações são desenvolvidas para melhorar a qualidade da água do Rio Banhados, é um dos rios da cidade que merecem maior atenção. Estamos em um divisor de água, e com as primeiras cabeceiras que passam por muitas cidades. É nosso dever preservar este rio principalmente pela necessidade de abastecimento de Rio Negrinho.” Marcelo Hübel Diretor de Meio Ambiente. Entre as ações apontadas está a revitalização das margens do Rio Banhados. Considerando aspectos sociais e ambientais. As 106 famílias da Vila Schwartz correspondente a 310 pessoas que passam por um momento de adequação do planejamento urbano. Destas famílias pelo menos 83 são motivadas em serem reassentadas em locais apropriados, saindo da área de risco das margens do rio para conjuntos habitacionais devidamente estruturados e planejados com infraestrutura apropriada para uma vida digna. Contudo serão recuperados cerca de 9000m² ou 0,90ha de área de APP (Área de Preservação Permanente) com plantio de mudas nativas e técnicas de nucleação com transposição de solo, transposição de chuva de sementes, transposição de galharia.
Outra ação desenvolvida no local é o S.O.S Rio Limpo, que teve a primeira edição com participação da Polícia Militar Ambiental de Joinville, após foram feitas outros dois eventos o mesmo rio e outras três edições em diferentes rios do município, mas está marcada uma próxima etapa do S.O.S Rio Limpo no rio Banhados para fevereiro de 2011. Na ação organizada pelo Departamento de Meio Ambiente constam a participação de diferentes secretarias autarquia e departamentos que garantem a continuidade do programa (SAMAE, Secretaria de Obras;  Secretaria de Administração; Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; Transresíduos e Defesa Civil). Duas equipes são divididas sendo uma dentro do rio e outra nas margens. A equipe do rio retira diferentes materiais do fundo e encostas da água, passando para dentro do barco curiosos objetos como: restos de geladeira, pneu, telas, latas, garrafas, colchão, vaso sanitário, poltronas entre outros. A equipe que anda por terra envolve os moradores na sensibilização do problema, resgatando vigilantes e monitores ambientais para não ocorrerem atos de poluição.
São distribuídos folders informativos e a recomendação da construção de fossa séptica e filtro, com solicitação de encaminhar o resíduo de forma correta para ter o destino final em aterro sanitário ou para reciclagem. Com estas ações são pretendidos ganhos ambientais e sociais, pois diminui o risco de enchentes, diminui a poluição da água, se reduz a contaminação por agentes parasitários e melhora a condição de ecossistema do rio e habitat da fauna e flora aquática.
O tratamento do esgoto em Serra Alta é outro avanço da melhoria da qualidade de vida local e preservação das características naturais do Rio Banhados. Após as obras serem concluída serão atendidas mais de oito mil moradores com investimentos de R$ 3.768.108,26. O Consórcio Ambiental Quiriri também mantem o monitoramento do rio, com o projeto PIA (Programa Intermunicipal da Água) que por definição procura estabelecer a busca contínua pela melhorar qualidade da água com a manutenção das água superficiais, com diagnóstico das características físicas e educação ambiental e sanitária. No momento existe 19 pontos fixos de coleta e monitoramento. Destes pelo menos dois pontos são de referência para o Rio Banhados.
O banco de dados criado desde 2000 demostra entre diferentes interpretações em forma de diferentes gráficos que devido as características de meandros do rio a matéria orgânica gerada em Serra Alta, é deteriorada e incorporada ao meio, sem danos após um percurso maior do rio.  “O somatório de diferentes atividade, monitoramento e projetos demostram a melhoria da qualidade da água e da reação social frente a necessidade de preservação. Na próxima etapa do S.O.S Rio Limpo teremos a presença dos estudantes da Escola Frederico Fendrich, com integrantes do Parlamento Jovem. Este evolvimento da comunidade é de fundamental importância, pois está dentro doque estabelece um dos principais propósitos do programa” finalizou Hübel.


Prefeitura de São Bento do Sul – Alessandro Machado–MTB/SC 02992-JD
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br