segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Luis Francisco Kamienski maestro e compositor da BANDA TREML no CD vol.10


Luis Francisco Kamienski 
O popular Chico Kamienski

                O atual maestro da Banda Treml, Chico Kamienski, iniciou seus estudos na Escola de Música Donaldo Ritzmann, aos 12 anos de idade, aprendendo saxofone com o professor José Sluminski, onde também integrou a Bandinha da Escola de Música. Em 1979, com 15 anos, incentivado pelo pai Airton Kamienski, passou a integrar a Banda Treml. A pedido do então maestro Xerife (Affonso Treml), Chico aprendeu a tocar clarinete, já que naquela época o naipe das palhetas estava desfalcado. A partir daí, aprendeu outros instrumentos, como o bombardino e trombone, tornando-se, então, um músico multi-instrumentalista. Transcrevendo para partituras as músicas que ouvia, desenvolvendo habilidades para trabalhar com arranjos musicais, oque faz até hoje, principalmente para a Banda Treml. Referente ás composições, relata que sua maior dificuldade de encontrar nome para suas músicas. Compõe por inspiração, sem o compromisso de compor, sendo que muitas vezes as melodias surgem prontas em sua mente.

Composições que integram o CD da Banda Treml:

Eizenbahnfahrt – O solo de clarinete foi inspirado na risada do Pica-pau, do desenho animado.  Em um passeio a Rio Natal – localidade de São Bento do Sul, veio a inspiração para o restante da música. O trem sai da estação, vai ganhando velocidade, ainda cada vez mais rápido, chega na próxima estação, recomeça tudo de novo. Por isso o nome: Passeio de Trem de Ferro.

Pensando em Você – é uma música romântica, onde o compositor homenageia sua esposa Nadia.

Gruss na den Schützenkönig – Composição em homenagem ao Sr. Adolfo Pfuetzenreuter. A inspiração surgiu em um ensaio de Polska Orkiestra, na Sociedade Atiradores. Na parede havia um quadro com uma foto do Sr. Adolfo Pfuetzenreuter vestido o bonito uniforme de gala dos Atiradores e com um sorriso enorme no rosto. O nome, Saudação ao Rei do Tiro, é uma homenagem à ele, que sempre foi um grande amante desta modalidade esportiva.

Saudade – Chico é um apaixonado por bolero, sendo que neste estava brincando com um teclado de sua sobrinha e começou a tocar essa música. O nome evoca a saudade do tempo em que nos bailes se tocava e dançava muito esse ritmo maravilhoso.


So ist es bei uns – É uma Länder, ritmo do sul da Baviera, um dos muitos trazidos na bagagem pelos antepassados da nossa região. Uma de suas características é o revezamento ente os instrumentos solistas, o que se constituiu e numa das grandes tradições da Banda Treml. Por isso o nome “Assim é Aqui”, que também poderia se traduzir com “Conosco é Assim”. É uma coletânea de trechos musicais que o maestro guardou durante anos. 




Fonte: Informações do lançamento do CD da Banda Treml (09/12/2015) na Sociedade Atiradores 23 de Setembro, em comemoração ao centenário da banda (01/05/2013).