quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Grupo Böhmerwald e Coral Edelweiss no sul da Alemanha

Diário de Viagem do Grupo Böhmerwald e Coral Edelweiss DEUTSCHL ANDREISENDE
(Parte 9)

Texto e imagens Roberto Luiz Scharf
Quarta feira – 01 de junho de 1988 – Décimo quinto dia de viagem. Exatamente no meio da viagem, levantamos cedo terminamos de arrumar nossas coisas e saímos pra visitar uma fábrica de porcelana. Passamos amanhã na fábrica, voltamos ao castelo para almoçar. Às doze horas e trinta minutos, saímos de Hohenberg rumo a Bad Kissingen. (é uma cidade e estância termal alemã, localizada na região bávara da Francônia Inferior, e é a capital do distrito de Bad Kissingen. Situada ao sul do maciço montanhoso de Rhön, no rio Saale Francônio, é uma estância termal de renome mundial), E passeamos ainda em Bamberg por uma hora aproximadamente e depois até o destino. Chegamos em Bad Kissinger no Heilegenhof por volta das dezoito horas como resto da noite a nossa disposição ordem da noite: conversar cantar e dormir.

Quinta feira – 02 de julho de 1988 – Depois de uma noite bem dormida e descansada, um despertar suave, sem correrias, sem pressa. Mesmo havendo um horário limitado para o café da manhã não havia compromisso para esse dia. Ele era NOSSO! O problema era que devimos aproveita-los bem. E o fizemos ¨Lavar a roupa todo dia que alegria¨ .... Lavamos as roupas do folclore e particulares. Nessa manhã transcorreu desça forma. Uma beleza!!! Alegria maior foi a visita do Ivo Alexandre (Xambinho) que chegou perto do almoço e ficou com nós por algum tempo. Tarde livre, fomos ao um concerto no centro de Bad Kissingen e logo voltamos ao Heiligernhof . Era feriado nesse dia com exceção dos bares e cafés, tudo mais estava fechado. O resto do dia passeamos aos arredores da casa. A noite fizemos uma apresentação para os hóspedes da casa. Sem trajes, poucas músicas. A maioria eram pessoas idosas, mas alegraram-se de tal forma conosco que pareciam mais dispostos que nós mesmos. Depois de tudo isso um pouquinho de conversa (éramos em média 4 a 8 pessoas no quarto), música para relaxar e ......cama.


Sexta Feira – 03 de junho de 1988 – Hoje é dia de compras !!! Fomos a Bad Kissingen logo após o café, voltamos para o almoço e em seguida ... compras de novo! O mercado foi lite ramante invadido por brasileiros que compraram de sabonete a uma máquina fotográfica. Não houve loja que não tivesse sido visitada. Os nossos parentes e amigos do Brasil devem a maioria de seu presentes e lembranças a esse dia, a essa cidade. Turistas: hoje sim! Houve tempo para passeios, fotos artísticas sem atropelos, sorvetes vitrines e ate para sentar em bancos e ver a vida passar ... o dia passou e chegou a hora de voltar ao lar. Ainda era preciso passar os trajes e acomoda-los nos baús mais uma vez nos apresentamos para os velhinhos. Antes de dormirmos:  ....serenata, regadas a vinho, refrigerante ( sem capri sonne) e salgadinhos. Era nossa despedida da boa vida. Segundo a Gudrun teríamos muito trabalho pela frente ainda.

Sábado -04 de junho de 1988- Acordar, levantar as malas, e leva-los ao ônibus, acomoda-las (tudo outra vez), cantar na despedida, tirar fotos para a posteridade, embarcar e ... Auf Wiedersehen ! Rumo a Pfalzgrafenweiler. Mais um dia de viagem. Paramos em Heilbronn para almoçar e chegamos por volta das 17,00 horas ao destino. Que barato uma banda nos espera. Até o Waldi Tascheck estava lá. ( era a cara dele!) Nessa cidade voltamos a ficar em casas particulares e logo depois de nossa chegada fomos separados. Cada um para sua casa, aproveitamos o tempo livre até as 21,00 horas como quisemos ou pudemos. Às 21,00 horas nos reunimos novamente para jantar e para apresentação na cidade. Programa completo e baile com a bandinha do Böhmerwald, um sucesso. O baile terminou a meia noite e dali para a cama foi só um instante.


DEUTSCHL ANDREISENDE, TEILNEHMER DER GRUPPEN...
Viajantes para a Alemanha, membros do grupo...
CORAL MUSICAL EDELWEISS
Walter Malewschik; Monica Malewschik; Igor Rudnick; Roy Rudnick; Giancarlo Vitali; Henry Grosskopf; Taciana Malewschik; Natascha Rudnick; Leila Tascheck; Adriane Malewachik; Karin Lizane Eichstädl; Luciana Schreiner; Karin Grankow; Raquel Kenubuehler; Evelise Marquardt; Lilian Grosskopf; Dúnia nalu Kobs; Monica Evelin Pfeiffer; Cristiane Karin Pfeiffer; Calusse Cidréa Dias; Eliane do Rocio Grein; Joseane Grossl; Josane Soares da Silva; Poliane Mafra; Liane Malewschik Mafra; Leones Malewschik Rudnick.

GRUPO FOLCLÓRICO GERMÂNICO BÖHMERWALD
Roberto Luiz Scharf; Rose Marie Stiegler Scharf; Nilo Nelson Schloegel; Suzanne Mayer; Ademir Weiss; Cleide Regina Gschwendtner; Maurício Fernandes Trevisan; Claudia Maria Zipperer; Venísius de Lacerda Fendrich; Mérida Juneli Tascheck; Carlos José Fedalto; Viviane Raquel Brand; Adelino Schneider; Nádia Wisnheski; Deniz Assis de Carvalho; Doroti Maria Fendrich; Luís Francisco Kamienski; Márcia Regina Kamienski; Carlos Alberto Kamienski; Dilmar Tascheck; Charles Tascheck; Rogério Tascheck; Rubens Buchinger; Nelson Huber; Marcos Malewschik.

Os dois grupos, aqui citados, realizaram uma viagem com apresentações com um itinerário que iniciou no dia 16/05/1988 estendendo até 16/06 do mesmo ano. Estes fizeram apresentações da cultura alemã, da origem de nossos imigrantes e ainda contemplavam em suas apresentações as expressões culturais brasileiras. E assim passaram por várias cidades, vilas regiões da Alemanha, Áustria, Suíça e Boêmia (ex Checoslováquia – atual República Tcheca), destacando: Heidelberg – München – Passau – Linz/Donau – Wien – Bömerwald – Hohenberg – Bad Kissingen – Pfatzgrafeweiler – Frieddrichshafen/Bodensee – Essilingen – Nürtingen – Stuttgart – Witten, representando São Bento do Sul, Santa Catarina e o Brasil.

Texto e imagens Roberto Luiz Scharf