sábado, 5 de novembro de 2016

Suddentandeutsche com Grupo Bömerwald e Coral Edelweiss de São Bento do Sul

Diário de Viagem do Grupo Böhmerwald e Coral Edelweiss DEUTSCHL ANDREISENDE
(PARTE 3)


Texto e imagens de Roberto Luiz Scharf

Sábado – 21 de maio de 1988 – Alvorada 7:00 h. às 8:00h. já estamos todos de traje, tomando o café da manhã, nos preparando p/ Suddentandeutsche Tag (a festa dos Sudetos que afinal nos levou para a Alemanha ). Assistimos a abertura que aconteceu no Messerplaz (um local com inúmeros pavilhões e um grande auditório, próprio para festas ou eventos dessa grandeza) e depois oficialmente iniciado o Dia dos Sudetos, participamos de um desfile no próprio local, juntamente com grupos de diversos lugares da Europa e de outros continentes. Final do desfile, um discurso: discursinho: foi apenas cinco horas de palavras e orações que faziam os alemães e o público vibrar e chorar e simplesmente não se mover na tentativa de ir embora. Para nós brasileiros, sentimentos que iam desde a impaciência até a surpresa. E fome !! (Para variar a hora do almoço já tinha passado) e depois ter terminado UFA! Os discursos fomos comer pela primeira vez num Wienerwald. Depois passeamos pela cidade a pé e com o ônibus até ao local da primeira apresentação em München (Nockerberg) fizemos apenas apresentação do folclore alemão e depois participamos de um baile juntamente com o grupo de Heidelberg que mais uma vez juntou-se a nós. O baile terminou por volta de meia noite o que nos levou a ir para casa e ...... cama.


Domingo – 22 de maio de 1988 – Nova alvorada, com trajes e tudo para mais um dia na Festa dos Sudetos. (Designa-se pela expressão sudetos alemães ou simplesmente sudetos as populações germanófonas que habitavam a Boêmia e a Morávia (respectivamente, Čechy e Morava, em checo), perfazendo algo em torno de 3,2 milhões de indivíduos, os quais representavam, no início do século XX, aproximadamente 36 % da população total da Boêmia. Já antes da formação da Checoslováquia, os sudetos invocavam o direito à auto-determinação, pleiteando a sua reunião aos demais povos germânicos da Áustria e da Alemanha sob um só Estado. Essa aspiração levou à formação do "Partido Alemão dos Sudetos", em 1933.) Desta vez nos apresentamos no auditório do Messegelände com grupos de outros lugares. A penas duas músicas (danças) por grupo, mas mesmo assim passamos a manhã nesse auditório. A bandinha deu um show e fez sucesso entre as pessoas presentes na festa, o que não é de admirar. Eles são bons nisso! Almoçamos no próprio ônibus e voltamos para o auditório assistindo o encerramento da 39º Suddetendeutsche Tag. Dali fomos novamente ao centro de München para passear, ver o relógio da Rathaus funcionar, jantar no Wienerwald , recer as honras do Prefeito e / seus representantes e por fim participar da festa do Espirito Santo na Frauenkirche assistindo a uma representação envolvendo a história dos Susetos e fazendo parte de uma procissão de tochas que a princípio pareceu reticulada, mas que depois foi muito bonita e interessante. Terminando a procissão numa praça entre os monumentos históricos onde nos nos despedimos do grupo de Heidelberg cantando uma música que passou a fazer parte de nossa vida pela beleza de sua letra e pela emoção de sua melodia: Kein Schöner land. Foi assim que terminou o dia.



Roberto Luiz Scharf e Rose Marie Stiegler Scharf

Festa dos Sudetos - SUDETENLAND
DEUTSCHL ANDREISENDE, TEILNEHMER DER GRUPPEN...
Viajantes para a Alemanha, membros do grupo...
CORAL MUSICAL EDELWEISS
Walter Malewschik; Monica Malewschik; Igor Rudnick; Roy Rudnick; Giancarlo Vitali; Henry Grosskopf; Taciana Malewschik; Natascha Rudnick; Leila Tascheck; Adriane Malewachik; Karin Lizane Eichstädl; Luciana Schreiner; Karin Grankow; Raquel Kenubuehler; Evelise Marquardt; Lilian Grosskopf; Dúnia nalu Kobs; Monica Evelin Pfeiffer; Cristiane Karin Pfeiffer; Calusse Cidréa Dias; Eliane do Rocio Grein; Joseane Grossl; Josane Soares da Silva; Poliane Mafra; Liane Malewschik Mafra; Leones Malewschik Rudnick.

GRUPO FOLCLÓRICO GERMÂNICO BÖHMERWALD

Roberto Luiz Scharf; Rose Marie Stiegler Scharf; Nilo Nelson Schloegel; Suzanne Mayer; Ademir Weiss; Cleide Regina Gschwendtner; Maurício Fernandes Trevisan; Claudia Maria Zipperer; Venísius de Lacerda Fendrich; Mérida Juneli Tascheck; Carlos José Fedalto; Viviane Raquel Brand; Adelino Schneider; Nádia Wisnheski; Deniz Assis de Carvalho; Doroti Maria Fendrich; Luís Francisco Kamienski; Márcia Regina Kamienski; Carlos Alberto Kamienski; Dilmar Tascheck; Charles Tascheck; Rogério Tascheck; Rubens Buchinger; Nelson Huber; Marcos Malewschik.

Os dois grupos, aqui citados, realizaram uma viagem com apresentações com um itinerário que iniciou no dia 16/05/1988 estendendo até 16/06 do mesmo ano. Estes fizeram apresentações da cultura alemã, da origem de nossos imigrantes e ainda contemplavam em suas apresentações as expressões culturais brasileiras. E assim passaram por várias cidades, vilas regiões da Alemanha, Áustria, Suíça e Boêmia (ex Checoslováquia – atual República Tcheca), destacando: Heidelberg – München – Passau – Linz/Donau – Wien – Bömerwald – Hohenberg – Bad Kissingen – Pfatzgrafeweiler – Frieddrichshafen/Bodensee – Essilingen – Nürtingen – Stuttgart – Witten, representando São Bento do Sul, Santa Catarina e o Brasil.


Texto e imagens de Roberto Luiz Scharf