segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Diário de Viagem do Grupo Böhmerwald e Coral Edelweiss DEUTSCHL ANDREISENDE
(Parte 6)

Texto e imagens de Roberto Luiz Scharf

Quinta feira – 26 de maio de 1988 - Mais um dia de viagem – destino – Viena. Antes uma paradinha em Melk para conhecer o Stift Melk (um mosteiro muito bonito às margens do Rio Danúbio ) e almoçar, mais uma paradinha em Krems para conhecer uma rua da cidade ( juro que não é piada.) e depois chegamos a Viena, num alojamento esportivo ( Lindabrunn ) alguns quilômetros do centro, instalado num lugar muito bonito e acomodações luxuosas, além de boa comida, fomos recepcionados com um grupo folclórico local com quem nos divertimos muito nessa primeira noite depois de assistirmos às apresentações e termos feito as nossas, embora sem termos vestidos os trajes.

Sexta feira – 27 de maio de 1988 - Saímos cedo do alojamento para passear em Viena. A cidade é simplesmente fantástica e merece no mínimo duas semanas para ser conhecida. Nós a conhecemos em um dia (pode) O centro de Viena e maioria de seus monumentos, nós vimos do ônibus e só para satisfazer nosso desejo, a guia austríaca que mais parecia ser uma bruxa, às vezes nos permitia descer do ônibus para dois minutos de fotografia. Assim conhecemos pela manhã: o castelo de Belvedere, a casa de Hundertwasser (uma construção biruta diferente das demais construção), ainda o Castelo de verão do Príncipe Eugênio, hoje Ministério das Finanças, o Paralamento, monumentos a Mozart, a Beathoven,o Prater parque de diversões com seis milhões de metros quadrados, simbolo de lazer em Viena, O almoço foi Wienerwald, depois fomos no Castelo de Schönbrunn castelo da Sissi paramos para conhecer o interior, os jardins,foi formidável. A tardinha deslocamos para o local da nossa apresentação. Era um auditório de escola muito grande com um excelente palco onde nos apresentamos com grupo Húngaro que apesar de muito alegre, muito ¨porquinho¨ Apresentamos o folclore alemã, gaúcho, e samba, porque não havia tempo para o programa completo e sem dúvida, fizemos sucesso tanto quanto os Húngaros com quem fomos jantar no Wienerwald depois de tudo. Terminado o jantar, fomos para casa para tomar banho e dormir. Mas .... antes de fechar nossos olhinhos, gritos fizeram-se ouvir ao e coagem no alojamento. O que aconteceu ??? ... o Adelino voltou ao quarto, tamanho susto. .....tudo calmo novamente, o sono veio!

DEUTSCHL ANDREISENDE, TEILNEHMER DER GRUPPEN...
Viajantes para a Alemanha, membros do grupo...

CORAL MUSICAL EDELWEISS
Walter Malewschik; Monica Malewschik; Igor Rudnick; Roy Rudnick; Giancarlo Vitali; Henry Grosskopf; Taciana Malewschik; Natascha Rudnick; Leila Tascheck; Adriane Malewachik; Karin Lizane Eichstädl; Luciana Schreiner; Karin Grankow; Raquel Kenubuehler; Evelise Marquardt; Lilian Grosskopf; Dúnia nalu Kobs; Monica Evelin Pfeiffer; Cristiane Karin Pfeiffer; Calusse Cidréa Dias; Eliane do Rocio Grein; Joseane Grossl; Josane Soares da Silva; Poliane Mafra; Liane Malewschik Mafra; Leones Malewschik Rudnick.

GRUPO FOLCLÓRICO GERMÂNICO BÖHMERWALD
Roberto Luiz Scharf; Rose Marie Stiegler Scharf; Nilo Nelson Schloegel; Suzanne Mayer; Ademir Weiss; Cleide Regina Gschwendtner; Maurício Fernandes Trevisan; Claudia Maria Zipperer; Venísius de Lacerda Fendrich; Mérida Juneli Tascheck; Carlos José Fedalto; Viviane Raquel Brand; Adelino Schneider; Nádia Wisnheski; Deniz Assis de Carvalho; Doroti Maria Fendrich; Luís Francisco Kamienski; Márcia Regina Kamienski; Carlos Alberto Kamienski; Dilmar Tascheck; Charles Tascheck; Rogério Tascheck; Rubens Buchinger; Nelson Huber; Marcos Malewschik.

Os dois grupos, aqui citados, realizaram uma viagem com apresentações com um itinerário que iniciou no dia 16/05/1988 estendendo até 16/06 do mesmo ano. Estes fizeram apresentações da cultura alemã, da origem de nossos imigrantes e ainda contemplavam em suas apresentações as expressões culturais brasileiras. E assim passaram por várias cidades, vilas regiões da Alemanha, Áustria, Suíça e Boêmia (ex Checoslováquia – atual República Tcheca), destacando: Heidelberg – München – Passau – Linz/Donau – Wien – Bömerwald – Hohenberg – Bad Kissingen – Pfatzgrafeweiler – Frieddrichshafen/Bodensee – Essilingen – Nürtingen – Stuttgart – Witten, representando São Bento do Sul, Santa Catarina e o Brasil.