quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Despedida do Coral Edelweiss e Grupo Böhmerwald de Wuppertal para o Brasil

Diário de Viagem do Grupo Böhmerwald e Coral Edelweiss DEUTSCHL ANDREISENDE
(Parte 14 fim de viagem)

Texto e imagens de Roberto Luiz Scharf

Quarta feira – 15 de junho de 1988 – Último dia de folia! Tudo a partir daquela manhã era: último! Levantamos cedo e fomos para o centro de Wuppertal andar de bonde (vocês leitores podem pensar... grande coisa andar de bonde na Alemanha mas... atenção. Esse bonde andava no alto víamos a cidade de cima). Fomos de um lado ao outro da cidade, nosso passeio foi com o bonde ¨Imperial¨, exclusivo para o turismo por isso mais lento. Terminado o passeio fomos ao centro da cidade para as compras, as últimas compras. Quem ainda tinha o que gastar aproveitou, ¨torrou¨ os últimos marcos. Passamos o dia no centro. A tardinha nos dirigimos ao alojamento e lá a nossa última apresentação na Alemanha fomos a um teatro sede dos Sudetos em Wuppertal e lá fizemos o programa completo. Cada passo dado, cada música era feita com sabor de vitória. Sentimos que tínhamos dado conta do recado, fomos capazes e representarmos muito bem o Brasil.


Quinta feira – 16 de junho de 1988 - já está chegando a hora de ir, vamos nos despedir e dizer, que em qualquer lugar por onde andarmos, vamos lembrar da viagem. Só nos resta dizer adeus, nosso caminho a seguir. Nosso coração aqui vai ficar, não liguem se por acaso chorarmos, mas agora: ADEUS!!!. Definitivamente: hora de ir embora. Dia de despedidas, separações. Passamos a manhã no alojamento arrumando nossas malas e logo após o almoço viajamos para Frankfurt, para o Aeroporto. A viagem foi mais rápida do que muita gente desejou, mas ...durante a viagem o Tony e a Gudrun conversaram conosco através do microfone, despedindo-se. Depois colocaram uma música de ¨ Auf Wiedersehen ¨! Muitas lagrimas derramadas e lenços úmidos depois.... chegamos ao aeroporto. Chegamos cedo e houve tempo para tudo. Algumas pessoas não viajaram junto. Permaneceram na Alemanha para passear um pouco mais. As despedidas entre os grupos aconteceram por volta das 18:00 horas quando as pessoas que ficaram na Alemanha seguiram viagem. Para os que voltaram para casa tudo ocorreu bem: embarcaram no avião rumo ao Rio de Janeiro no horário. Somente no Brasil um pequeno contratempo. O peso excessivo das bagagens acarretou algumas correrias e alguns cruzados a mais. Mas tudo resolvido, saindo do Rio de Janeiro e chegaram em Curitiba por volta das 9:00 horas com recepção maravilhosa de familiares e amigos. De volta ao lar, onde tudo começou !!!!....





16 de junho de 2016 – nossas fotos do dia de hoje, é um agradecimento a diretoria, e membros dos grupos que fizeram acontecer nossa primeira viagem, especial a relatos do diário de Mérida Tascheck. 
Vai ter uma festa que eu vou dançar até o sapato pedir para parar. Aí eu paro, tiro o sapato, e danço o resto da Vida.

Os dois grupos, aqui citados, realizaram uma viagem com apresentações com um itinerário que iniciou no dia 16/05/1988 estendendo até 16/06 do mesmo ano. Estes fizeram apresentações da cultura alemã, da origem de nossos imigrantes e ainda contemplavam em suas apresentações as expressões culturais brasileiras. E assim passaram por várias cidades, vilas regiões da Alemanha, Áustria, Suíça e Boêmia (ex Checoslováquia – atual República Tcheca), destacando: Heidelberg – München – Passau – Linz/Donau – Wien – Bömerwald – Hohenberg – Bad Kissingen – Pfatzgrafeweiler – Frieddrichshafen/Bodensee – Essilingen – Nürtingen – Stuttgart – Witten, representando São Bento do Sul, Santa Catarina e o Brasil.

DEUTSCHL ANDREISENDE, TEILNEHMER DER GRUPPEN...
Viajantes para a Alemanha, membros do grupo...

CORAL MUSICAL EDELWEISS
Walter Malewschik; Monica Malewschik; Igor Rudnick; Roy Rudnick; Giancarlo Vitali; Henry Grosskopf; Taciana Malewschik; Natascha Rudnick; Leila Tascheck; Adriane Malewachik; Karin Lizane Eichstädl; Luciana Schreiner; Karin Grankow; Raquel Kenubuehler; Evelise Marquardt; Lilian Grosskopf; Dúnia nalu Kobs; Monica Evelin Pfeiffer; Cristiane Karin Pfeiffer; Calusse Cidréa Dias; Eliane do Rocio Grein; Joseane Grossl; Josane Soares da Silva; Poliane Mafra; Liane Malewschik Mafra; Leones Malewschik Rudnick.

GRUPO FOLCLÓRICO GERMÂNICO BÖHMERWALD
Roberto Luiz Scharf; Rose Marie Stiegler Scharf; Nilo Nelson Schloegel; Suzanne Mayer; Ademir Weiss; Cleide Regina Gschwendtner; Maurício Fernandes Trevisan; Claudia Maria Zipperer; Venísius de Lacerda Fendrich; Mérida Juneli Tascheck; Carlos José Fedalto; Viviane Raquel Brand; Adelino Schneider; Nádia Wisnheski; Deniz Assis de Carvalho; Doroti Maria Fendrich; Luís Francisco Kamienski; Márcia Regina Kamienski; Carlos Alberto Kamienski; Dilmar Tascheck; Charles Tascheck; Rogério Tascheck; Rubens Buchinger; Nelson Huber; Marcos Malewschik.

Texto e imagens de Roberto Luiz Scharf