segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CONFRARIA DE BENTO

A CONFRARIA DE BENTO surgiu em 2004 quando um grupo de 4 amigos resolveram apreciar o vinho de viníferas nobres como o Cabernet Franc, Sauvignon, Gamay, Pinot noir, Chardonay, Pinot blanc, Riesling, Sauvignon blanc e Semillon, também são apreciadas as de origem viníferas superiores como: Canaiolo, Carmenère, Grenache, Lambrusco, Malbec, Nebbiolo, Petite Syrah, Sangiovese, Aligoté, Chemin blanc, Malvasia e Vernancia. Mas outras varietais também não são despresadas como a especiais: Aramon, Carignane, Cinsault, Freisa, Grand noir, Ruby Cabernet, Tannat, Barbera, Bonarda, Calirette, Moscato e Verdea.


A logo que identifica a Confraria de Bento, é uma taça de degustação estilizada.

Os encontrso são organizados mensalmente, seguindo o calendário onde o anfitrião é o responsável pela iguaria gastronômica, enquanto os confrades visitantes se encarregam de levar as as garrafas de vinho.

Em pouco tempo o grupo ficou concretizado em sua capacidade máxima de 14 pessoas (7 casais), que apreciam a degustação de 3 a 5 garrafas por encontro. Até o momento foram abertas e degustadas cerca de 360 garrafas de Vitis vinifera, as uvas européias, Vitis labrusca e Vitis riparia as uvas americanas.

Mas o propósito do encontro não é apenas apreciar o vinho mas cultivar a amizade. A palavra vinho vem do latim, vinu, derivado de vena que significa amigo, atribuição que confere aos amantes do vinho o verdadeiro espírito da confraria.



Degola por Sabragem - Método de se abrir espumantes

Nas conversa que passam por diferentes temas deste política, futebol, religião....até cultura, rondam a troca de informações e impressões pessoais sobre enologia e o vasto mundo que compõem o cenário do vinho como: acessórios, tipos de taças, rolhas, formas de fabricação, envelhecimento, terroir, sabragem, classificação das características de degustação ente outros.


Na confraria também são apresentadas imagens das visitas em vinícolas, e disponibilização de revistas ( Vinho Magazine, Bom Vivant) e livros ( Vinho Tinto O Prazer é Todo Seu; Espumantes e Vinho Branco de Sérgio Inglez Sousa; Vinhos do Mundo Todo de Jorge Zahar – Consultoria de Susan Keevil) entre outros.



DEGUSTAÇÃO JULHO de 2011:


Vinhos da África do Sul: THE OWL POST; LE RICHE e  RUSTENBERG

Marca: LE RICHE
Região: Stellenbosch
Uva: Cabernet Sauvignon
Ano: 2008

RESERVA Cabernet Sauvignon

O carro-chefe do Le Riche, este 100% Cabernet Sauvignon que é a expressão do melhor que podemos fazer. Seleção rigorosa vinha, vinificação micro, contacto com a pele estendida após a fermentação e carvalho novo suficientes para elogiar o equilíbrio de frutas garante o pedigree deste vinho. É um vinho que não poupamos nenhum esforço ou custo para garantir um vinho de qualidade e consistência. . Este é um vinho feito com a idade.

História

Construído em 1911, a vinícola tem uma sensação de idade Sul Africano, mas foi muito bem restaurado para oferecer uma plataforma para criar.
Vinhos Le Riche foi fundado por Etienne le Riche em 1996 e agora é administrado como uma preocupação da família.
Vindo de uma ilustre carreira na indústria do vinho Sul-Africano, Etienne decidiu criar uma adega onde ele poderia expressar a cultivar ele tinha crescido a amar e respeitar,. A abordagem era simples, para ilustrar as nuances de Stellenbosch Cabernets da melhor forma possível. Preferindo não ser inibido pela classificação da propriedade, que ele escolheu para selecionar uvas da terroirs melhor possível Stellenbosch tinha para oferecer. Os vinhos resultantes têm mostrado grande elegância e classe, de forma consistente provando ser de excelente qualidade e potencial de maturação.
Todos os anos ele produz uma única, vinho único vinhedo, Le Riche Reserve Leilão CWG, feita especialmente para o Leilão Guild. Mais informações sobre este podem ser obtidas acessando www.capewinemakersguild.com  (FONTE: http://www.leriche.co.za/)



Marca: RUSTENBERG
Região: Stellenbosch
Uva: Corte de Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Cabernet Franc e Malbec
Ano: 2008
Tel: +27 21 809-1200 Fax: +27 21 809-1219 E-mail: wine@rustenberg.co.za Website: www.rustenberg.co.za
PO Box 33 , Stellenbosch, 7599, South Africa PO Box 33, Stellenbosch, 7599, África do Sul

História
Rustenberg tem um vitícola história que remonta a 1682, quando Roelof Pasman de Meurs, perto do Reno, reconhecido seu potencial vitícola. Em 1781 cerca de 3000 casos de vinhos foram produzidos na fazenda. Produção duplicou até o final do século e uma nova adega foi construída. Vinho foi engarrafado neste adega por um período ininterrupto desde 1892.

No início de 1800 Rustenberg foi dividido pelo proprietário Jacob Eksteen e uma seção foi dado a seu filho-de-lei, que nomeou Schoongezicht e vendeu-o logo depois. Rustenberg e Schoongezicht estavam em seu pico por volta de 1812, com belas herdades e vinhas florescente. . Mas, em meados do século, a recessão combinada com doença na vinha, levou a falência e expropriação.

Schoongezicht foi resgatado em 1892 por John X Merriman (que se tornaria primeiro-ministro do Cabo), e Rustenberg por seu irmão-de-lei Sir Jacob Barry. Juntos, eles revitalizou a fazendas. Fruta foi enviado para Covent Garden, videiras novas foram enxertados em porta-enxertos resistentes a doenças americana; vinhos foram exportadas para a Inglaterra eo continente - e até mesmo encontrado na Sibéria.

Em 1941, Peter Barlow e Pamela comprou Rustenberg, mais tarde adquirir Schoongezicht e reunindo as propriedades. . Seu filho Simon assumiu a gestão da fazenda em 1987. O Barlows foram em Rustenberg por mais de 60 anos: o período mais longo qualquer família possuiu uma fazenda. (FONTE: www.rustenberg.co.za )


Marca: THE OWL POST
Região: Stellenbosch
Uva: Pinotage
Ano: 2009
África do Sul, Stellenbosch. Neethlingshof Estate elabora este varietal Pinotage com maturação de 14 meses em barricas de carvalho francês e húngaro. 14% vol álc.

Vermelho rubi, reflexos violáceos, brilhante e levemente translúcido.

Nariz evidencia a sua juventude e apresenta exuberante frutado (frutas vermelhas) mesclado a notas do estágio em madeira (principalmente chocolate). Após alguma aeração, apresenta tostados e herbáceos.

Em boca mostra-se redondo e carnudo. Encorpado, seus taninos são elegantes e jovens, com boa pegada. Acidez média, com boa refrescância. Aromas lembram morangos, framboesa. Fim de boca com defumados e fumo. Persistência 20+.

Sem dúvida, um dos melhores Pinotage que já provei. Apesar de jovem, este pinotage já se apresenta muito gostoso, porém sem aquela complexidade que os próximos anos, certamente mais do que meia década, lhe trarão.

A propriedade Neethlingshof em Stellenbosch, detida em partes iguais pela Distell e Lusan, leva o nome de seu proprietário, século 19, Marthinus Laurentius Neethling, que serviu como prefeito de Stellenbosch e também foi membro do antigo Cabo Parlamento. Neethlingshof reserva de nível, anteriormente Senhor Neethling, tem sido renomeado A Coleção Contos, chama a atenção rica e variada adega, os vinhos de três em edição limitada, a coleção foco cada um em um aspecto específico da propriedade de filosofia ou história. Elas são feitas exclusivamente a partir escolhidos a dedo. O Post Coruja, um Pinotage único vinhedo, chama a atenção para o gestão imobiliária integrado de pragas de que faz parte da vinícola foco na integridade de produção para reduzir sua dependência de pesticidas.




FONTE DE CONSULTA SOBRE VINHO


ASSOCIAÇÕES DE ENÓFILOS E DE SOMMELIERS
ABS - Brasília
www.abs-brasilia.com.br


Associação Brasileira de Sommeliers (ABS)
www.abs-sp.com.br

Confraria do Vinho de Bento Gonçalves
www.confrariadovinho-bg.com.br

Grupo Amigas do Vinho
www.amigasdovinho.com.br

Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV)
www.sbav-sp.com.br

Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV), seccional MG
www.sbavmg.com.br

Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV), seccional RS
www.sbav.com.br

Vale do Vinho
www.valedovinho.com

ENTIDADES VITIVINÍCOLAS

Associação Brasileira de Enologia (ABE)
www.enologia.org.br

Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes)
www.apromontes.com.br

Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale)
www.valedosvinhedos.com.br

Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi)
www.agavi.com.br

União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra)
www.uvibra.com.br

INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PESQUISA

Cefet Bento Gonçalves
www.cefetbg.gov.br

Embrapa - Uva e Vinho
www.cnpuv.embrapa.br

VINHOS E ENOGASTRONOMIA

Academia do Vinho
www.academiadovinho.com.br


Brasil Vinhos
www.brasilvinhos.com

Compra de vinhos Wine.com
www.wine.com.br
Compra de vinhos Delly Wine
www.dellywine.com.br
Costi Bebidas
www.costibebidas.com.br

Degustadores sem Fronteiras
www.degustadoresemfronteiras.com.br

Mar de Vinho

Revista Vinho Magazine

Revista bom Vivant

Via del Vino
www.viadelvino.com.br

Vinho e algo mais
www.vinhoealgomais.com.br

Vinhosofia
www.vinhosofia.com

Vinhos&Vinhos.com
www.vinhosevinhos.com




ENOGASTRONOMIA

Entreveiro

1,5Kg carne de gado, cortado menor que espetinho
1,5Kg carne de porco, cortado igual a carne de gado
2 linguiça calabresa média cortada em fatias, eu compro sempre no Germânia, tem que pedir no lado do açougue onde tem queijo e azeitonas.
1,5 Kg de filé de peito de frango, cortar em cubos
1,5 bandeja de coração (mais ou menos 800g)
2 brocolis pequenos, pré cozidos, só dar uma fervidinha no gás
5 tomates, eu corto ele em pedaços maiores
2 cebolas cortadas em rodelas
2 alhos
azeitona preta e verde e champignon molho shoyu fica com uma cor mais bonita
A carne de gado e porco é do açougue do Odir, na 25 de julho, deram cortadinho. O telefone é 3633-1515.




Entreveiro - Degustação  junho de 2011 - Marcelo Hübel


 PRÓXIMA DEGUSTAÇÃO


Próxima degustação - País Líbano -Região Vale do Bekaa
Produtor Chateau Kefraya - http://www.chateaukefraya.com/ 



Próxima degustação - http://www.chateaukefraya.com/




http://www.chateaukefraya.com/





CURIOSIDADE:

VINHO E SAÚDE

Para as pessoas que sabem aproveitar o vinho com moderação, 50ml de álcool, isto é cerca de 400ml de vinho, preferencialmente na alimentação, conseguem maior longevidade.
O vinho reduz os riscos de infrato, combrate o colesterol ruim LDL e triglicerídeos, isquemia cerebral, Alzheimer, demência senil, câncer, diabete, osteoporose entre outros.
A comprovação destes benefícios podem ser consultados nos trabalhos de:

Dr. Arthur Klatsky;
Dra. Dominique Petithory;
Dr. Amadeu Peixoto de Menezes;
Dr. Protásio Lemos da Luz;
Dr. Alberto Boveris;
Dr. Gilberti Hübscher;
Dr. Celito Guerra (Embrapa Brasil);
Dr. Luiz Rizzon (Embrapa);
Dr. Bruno Galperin (HMD Brasil);
Dr. Gilson Cunha (PUC RS);
Dr. Julio Anselmo de Sousa Neto (UFMG).


SAÚDE