quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Símbolos ambientais representam flora e fauna de São Bento

10/08/2011

São Bento do Sul apresenta símbolos ambientais definidos pela Lei nº 2844. A escolha teve origem, em parte, pelo concurso de desenho que definiu os representantes do meio ambiente da cidade, fauna e flora.
São Bento do Sul apresenta símbolos ambientais definidos pela Lei nº 2844. A escolha teve origem, em parte, pelo concurso de desenho que definiu os representantes do meio ambiente da cidade, fauna e flora.



Pela fauna, o representante é o Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), desenhado pela aluna Maria Eduarda Verbinenn da escola Escola E.E.B São Bento. Já para simbolizar a flora, o desenho escolhido foi o Xaxim ( Dicksonia sellowiana), desenhado pela aluna Kellen Cabral Scheffer Benaci da escola Escola EBM Rodolfo Berti.







O segundo lugar do concurso nomeou a espécie símbolo da APA (Área de Proteção Ambiental) Rio Vermelho/Humbold com a definição da borboleta azul, macho, Cytheritis aega. A mesma foi desenhado pela aluna Gabrielle Tamanini da escola Escola Básica Municipal Emilio Engel.





O quarto símbolo ambiental é a logo marca do Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, definido por uma borboleta amarelo-dourado com silhuetas transvasadas com elementos do meio ambiente. “Nos faltava uma identidade ambiental, e fomos felizes nas escolhas pois tivemos representantes bem característicos de nossa cidade”, relata Marcelo Hübel, diretor de Meio Ambiente.




Características

O xaxim, explorado comercialmente para a fabricação de vasos, entrou na classificação de ameaçado de extinção conforme lista do IBAMA, sendo ainda visualizado na floresta e nas residências, como artefato de paisagismo.

O tucano-de-bico-verde, é uma espécie de ave que ocorre nas duas formações florestais de São Bento do Sul, na Floresta Ombrófila Mista a floresta de araucária e na Floresta Ombrófila Densa. Sendo responsável pela dispersão de sementes, principalmente do palmito.

A borboleta azul Cytheritis aega, teve representatividade econômica no passado, sendo matéria prima para confecção de bandejas, quadros, entre outros, sendo atualmente abundante na cidade.

A borboleta amarelo-dourado, não representa especificamente uma espécie, mas define a classe insecta e em sua forma estilizada os elementos do meio ambiente que constarão no Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann.