sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Museu Entomológico recebe a primeira doação

04/08/2011
O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, criando pela Lei Municipal número 2754/2011 oportuniza uma edificação para o desenvolvimento da pesquisa científica e conservação dos elementos do meio ambiente. O local também é destinado para serviço da sociedade e aplicado ao desenvolvimento da educação ambiental e turismo.

Com o objetivo de vincular um ganho científico no dia 06 de junho foi assinado um termo de convênio com as universidades: Univille; UDESC e UnC para fortalecer a gestão e a pesquisa. Na semana passada o Museu recebeu sua primeira doação para fortalecimento do acervo, sendo feito pela Masisa Brasil por intermédio da Coordenadora de Sustentabilidade Maria Harumi Yoshioka. “A Masisa atua de forma eficiente na área de responsabilidade socioambiental, com diferentes vertentes de atuação, e nestas ações consta o Museu Bituva Grande como uma das categorias de desempenho voltado para a educação ambiental, local de origem dos materiais”, relata Marcelo Hübel, diretor de Meio Ambiente.

Prefeito Magno Bollmann e Marcelo Hübel

Na coleção de materiais constam: jararaca, coral, chupa-dente, tangará-dançarino, sapo, lagarto, joão-bobo, cuiú-cuiú, tucano-de-bico-verde, bem-te-vi-rajado, sabia-laranjeira, coruja-do-campo, tatu-galinha, morceguinho-das-casas, ouriço, veado, gato-do-mato, baners da fauna e flora, exsicatas de árvores, aquário, bancadas com cubas de vidro, sementes, ninhos de aves, ossos, fungo, madeira e fezes de puma. “Estes materiais são muito valiosos, pois apresentam procedência, sendo importante para estudos científicos, e são de nossa região, também são materiais próprios para exposição e assim definimos o propósito do Museu, atender ao turismo, educação ambiental e pesquisa”, argumenta Marcelo Hübel.

O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, deve abrir para inauguração assim que formar um início de acervo, e também concluir com a mobília apropriada para herbário, laboratório, escritório, taxidermia e expositores. As doações de outros materiais podem ser feitos diretamente no departamento de Meio Ambiente localizado no trevo do Mato Preto, SC 301 esquina com Rodovia dos Móveis. Os materiais podem ser dos mais diversos como: coleções de insetos, moluscos, aracnídeos, animais taxidermizados, exsicatas, fósseis, rochas, sementes, ovos, madeiras de diferentes espécies, quadros bandejas e artefatos de borboletas, entre outros.

Visita do prefeito

O prefeito Magno Bollmann conheceu as primeiras peças que farão parte do acervo do Museu Entomológico Ornith Bollmann. “O museu será importante meio de pesquisa para estudantes de São Bento do Sul e região. Em breve receberemos novas doações, inclusive de borboletas de diversas espécies”, disse. Magno também agradeceu a empresa pela iniciativa.


Logo: Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann

Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann

Atende ao proposto pelo Sistema Brasileiro de Museus – SBN, criado pelo Decreto nº 5.264, de 5 de novembro de 2004, que além de criar propicia o desenvolvimento dos sistemas regionalizados de museus municipais, estaduais. O proposto deste projeto está formalizado mediante o Termo de Adesão com a instituição e o Ministério da Cultura, com emissão final do “Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Museus”. O anteprojeto e instalação do Museu Natural também atende as orientações da Fundação Catarinense de Cultura e Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural. A legalidade do Museu Natural Ornith Bollmann ainda é reforçada com a criação de lei municipal, sendo ainda referência a Lei nº 1100, de 19 de outubro de 2004. Com a criação do Museu este deve ser institucionalizado com os “Amigos do Museu” com o Conselho Deliberativo e representação de sócios-correspondentes; sócios honorários e sócios beneméritos.


Futuras instalações do Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann




Taxidermia: doação MASISA

Ninhos e sementes: doação MASISA



Taxidermia: doação MASISA
Peças doadas pela MASISA