sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PSA é apresentado em Canoinhas

04/08/2011
 
O programa “Produtor de Água do Rio Vermelho” – PSA (Pagamento sobre Serviços Ambientais) tem por propósito a preservação dos recursos hídricos, no manancial de água que abastece São Bento do Sul. Para garantir a sustentabilidade especialmente do produtor rural, são definidos critérios de pagamentos pela preservação ambiental nas 49 propriedades envolvidas com a prestação de serviços.

Este foi o tema de palestra feito pelo Diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, representando o Prefeito Magno Bollmann e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Edimar Salomon. O evento ocorreu nas dependências da Embrapa em Canoinhas, para o Núcleo de Engenheiros Agrônomos. “Após a apresentação o assunto foi debatido e o grupo vai se organizar para disseminar o programa em outra região”, explicou Marcelo.

A apresentação de mais de duas horas, demonstrou todas as etapas de estudo, I Promoções; II Identificação; III Propostas; IV Projetos; V Execução; VI Avaliação e VII Sustentação. A garantia da sustentabilidade da propriedade é de interesse da classe, existindo o interesse em preservar a água, também importante a produção agropecuária. O pagamento pela preservação ajuda principalmente ao pequeno produtor rural que deixa de receber pela produção nas margens do rio, mas ganha em dinheiro pela manutenção da mata ciliar, garantido a preservação ambiental e a subsistência do produtor.



O programa é atualmente reconhecido a nível federal, sendo incentivado por diferentes representantes do poder público e sociedade civil organiza e grupos formadores de opinião. “Já enviamos cópia do projeto para várias cidades, sendo gratificante saber que acertamos no programa de pagamento por serviços ambientais” complementa Marcelo.

Neste primeiro ano 11 proprietários fizeram a inscrição e receberam pago proporcionalmente as ações de valoração ambiental em sua propriedade, também constam na lista de inscritos pelo menos mais 3 proprietários que devem ter sua propriedade avaliada pelo comitê para então receber o valor correspondente até o final de 2011.



Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - MTb/SC 02844 - JP
47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br