segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Condor doa máquina para cooperativa de catadores

 

01/08/2011

"Fechamos o primeiro ciclo desde a criação da cooperativa. Agora, o material aqui recolhido passa a ser reaproveitado também aqui”. Com estas palavras, o prefeito Magno Bollmann definiu a entrega da máquina fragmentadora de plásticos, doada pela Condor à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Bento do Sul. Com o equipamento, todo o plástico recolhido não precisará mais ser enviado à Itajaí, onde era processado, para então voltar ao município.

Até então, a cooperativa dependia de atravessadores para vender os plásticos, especialmente o PET, que pagavam à entidade em média R$ 0,90 pelo quilo do material. Agora, com a máquina fragmentadora, todo o PET já triturado será vendido diretamente à Condor, que pagará o preço de mercado, que gira em torno de R$ 2,00. “Isso vai nos ajudar muito. Vamos aumentar a renda dos nossos cooperados”, afirmou a presidente da Cooperativa, Sandra de Carvalho.

Ao todo, cerca de 50 catadores serão beneficiados com a trituradora de plástico, que o deixa pronto para a venda direta ao comprador final, como é o caso da Condor. Atualmente, cerca de 1,5 toneladas de PET passam pela cooperativa por mês e, com a máquina, estima-se que a produção deva aumentar para cinco toneladas. Somente a Condor consome em média 60 toneladas de PET por mês. “Vamos fortalecer uma campanha de conscientização com a comunidade, para separação do material reciclado”, relatou o presidente do Samae, Geraldo Weihermann, que acompanhou a entrega da máquina.

 
A Máquina

A máquina foi produzida pela empresa rio-negrinhense Rinemac. Recentemente, o Prefeito Magno Bollmann, acompanhado do diretor presidente do Samae Geraldo Weihermann e do diretor do Departamento de Meio Ambiente Marcelo Hubel, estiveram em Rio Negrinho visitando a empresa. A visita foi intermediada pelo vereador daquela cidade Joaquim Denílson da Cruz.

O objetivo da visita foi conhecer uma máquina criada pelo empresário Aldo Muehlbauer, que utiliza embalagens plásticas em geral, principalmente as garrafas pet. A máquina, uma fragmentadora, tem a função de triturar essas embalagens. A capacidade de processamento do equipamento é de aproximadamente sessenta garrafas pet por minuto, o que representam três quilogramas retirados do meio ambiente. Na oportunidade o empresário fez várias demonstrações de como funcionava a máquina, e também sanou algumas dúvidas.

O prefeito Magno Bollmann ficou empolgado com o novo equipamento, uma vez que este equipamento iria retirar das ruas uma grande parte de matéria, além de agregar valor ao material coletado pela cooperativa, que não dependerá mais de atravessadores para triturar o material. “Com essa máquina com certeza iremos agregar valor ao produto final dos catadores, motivando assim a cada vez mais eles catarem esse material e retirarem de nossas ruas”, disse o prefeito.

Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - MTb/SC 02844 - JP
47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br