sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Fauna de São Bento do Sul - QUATI


FAMÍLIA PROCYONIDAE
Quati e mão-pelada
São plantígrado com patas pentadáctilas, ou seja, depositam toda a pata ao chão e seu rastro normalmente demonstra de forma evidente os 5 dedos bem definidos, as unhas não são retráteis, sendo bem evidente no caso do mão-pelada. A cauda é longa e possui anéis fechados, sendo muito característico desta família. A cabeça e pequena em proporção ao corpo e as orelhas são arredondadas. As pata

Quati ou Coati
Nasua nasua
Características: a definição de nome é originária do tupi “akwa’ti” e significa “nariz pontudo”, este focinho é longo e a ponta promove movimentações. Seu tamanho da extremidade do focinho até a ponta da cauda apresenta variações ficando no intervalo de 89cm a 1,25m de comprimento e pesa até 10kg. A coloração pode ser diferenciar entre os indivíduos em relação a tonalidade mais escura ou mais clara sendo característico do indivíduo ou da idade. São de pelagem longa e amarelada/cinzenta com partes ventrais mais claras, as patas são negras, e existem colorações mais claras pertos dos olhos com faixas pretas. Os olhos e orelhas são pequenos. A cauda é longa e peluda formadas pela coloração de anéis pretos e amarelados intercalados, terminando em ponta escura. Os machos e fêmeas podem ser diferenciados pelos dentes caninos em relação ao tamanho e formato.
Habitat: prefere áreas de floresta e com grandes árvores que sobem com destreza. Mas também pode ser visto em campos ou até áreas abertas próximo de residências.
Distribuição: ocorre em todo território brasileiro. Na América do Sul também ocorre desde a Venezuela até o Uruguai, mas não ocorre no Chile ou ainda no Equador.
Curiosidades: É considerado de hábitos semi-arborícolas tamanha a frequência que se encontra sob as árvores, onde consegue se deslocar entre as copas, procurando frutos e até aves. Mas em solo deixa suas marcas com evidência das longas garras e por muitas vezes com evidência do calcanhar ou “calcâneo”, o grupo deixa as pegadas com diferentes tamanhos de jovens e adultos. O comprimento de passada é de 44cm e a largura de 11cm. Com seu focinho e garras procura alimentos entre folhas, fendas e rochas se alimentando de larvas e insetos. Seu abrigo são ocos de árvores e a própria copada de árvores. É ativo a noite e dia, mas nas armadilhas fotográficas demostrou frequência durante o dia. É de convívio social de até 18 indivíduos, mas pode viver sozinho, sendo popularmente conhecido como mundéus, ou seja, macho velho que se afasta do bando.  É um animal de fácil adaptação e multiplicação, quando introduzido erroneamente pode se propagar de forma espantosa, principalmente quando não existir um predador que age como controlador de populações. Esta espécie sofre ameaça por se perseguido pelo homem para caça, ou por agricultores que somam prejuízos na plantação de milho, atacada pelo bando. O quati pode ficar manso e conviver de forma harmoniosa com o ser humano, chegando a ser inconveniente e oportunista pela comida que pode ser retirada de dentro de casa ou da mão. A gestação é de 77 dias e podem nascer até 5 filhotes, que ficam com a mãe, isolados do grupo.