sábado, 18 de julho de 2015

Araucaria angustifolia - Pinheiro - ÁRVORE DO FRIO -


REVISTA ACONTECE, pela jornalista Bianca Riet Villanova.


Feita a entrevista, Bianca R. Villanova, com sua excelente percepção jornalística, sintetizou o tema em tópicos transmitidos em uma sequência que gerou uma bela matéria sobre uma das mais importantes árvores, em especial para o sul do Brasil, e sobre tudo para São Bento do Sul/SC.





ENTREVISTA

Qual a importância dessa árvore para as aves do sul brasileiro?

A araucária é presente em uma pequena representação, quando olhada ao território mundial. Estando distribuída principalmente no sul do Brasil e pontualmente em parte de: São Paulo, Minas Gerais, Argentina e Paraguai. Esta restrição de distribuição também acompanha outros representantes da fauna, entre as aves podemos destacar com importância pelo menos três espécies assoaciaadas. O grinpeirinho (Leptasthenura setaria) é uma das aves endêmicas, que existe em função da araucária, saltitando por entre os espinhos forrageando as acículas em busca de seu alimento. Mas também temos a enigmática gralha azul (Cyanocoroax caeruleus), famosa por ser a dispersora de sementes a plantadora de pinhão, esta também acompanha a distribuição da araucária. O papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) é outra bela espécies vinculada a araucária, espécie que consta nas sucessivas listagens como ameaçada de extinção, causada pela baixa formação florestal e pelo tráfico de animais para satisfazer os aficionados por gaiola.

Culturalmente e Economicamente

Culturalmente a araucária representa o simbolismo de muitos municípios e até mesmo de diferentes povos que já viveram no sul do Brasil. A milhares de anos atrás o povo que antecedeu a própria formação indígena, distinguida por etnias, já se utilizava das sementes. Na sequência a formação dos povos indígenas os Xokleng e Kaingang em Santa Catarina entravam em conflito na região central do estado, pela pose do pinhão. Os tropeiros também utilizavam as sementes para fazer paçoca e utilizavam em suas viagens. Os imigrantes que inicialmente chegaram aqui em 1873 também se utilizaram as árvores para construir as casas com grossas madeiras fazendo paredes de tábuas expeças com cerca de 10cm de diâmetro. Com o desenvolvimento das serrarias surgiram as tábuas de menor diâmetro mas também utilizadas para a construção civil, e que se tornou uma características das casas do sul do Brasil. A indústria moveleira também teve um grande impulso na economia tendo a araucária como matéria prima.

Extinção e Corte

Este é um tema difícil de ser salientado, poucas pessoas entendem ou concordam com a proibição de corte, e justificam que é preferível cortar a araucária em início de crescimento do que permitir que esta cresça, pois não conseguirão corta-la. Nossa região ainda é rica em araucárias e não nos parece estar em extinção. Entretanto a extinção, além da redução de área, também está associada a erosão genética, provocada pelo distanciamento entre as árvores produtoras e a aglomeração de espécies homozigoticas, que revelam perda da qualidade, baixa variabilidade, uma ameaça a perda total da espécie.
O corte de araucária é autorizado pela FATMA em duas situações: árvores comprovadamente plantadas ou árvores que ameaçam algum patrimônio econômico. Entende-se que o raio de queda pode provocar perdas materiais destruindo garagem, casa, rede elétrica, e se utiliza do bom senso para permitir o corte. Mas é preciso contratar um profissional da área e dar entrada com o processo junto ao órgão ambiental. Muitos tentam fugir da punição de corte furando a base do tronco e injetando veneno, este também é um crime passível de condenação, da mesma forma não é permitido derrubar com trator ou até mesmo utilizar uma árvore caída pela ação do vento. Tudo depende de autorização. E esta autorização vai obrigar a pessoa a plantar 10 araucárias por árvore cortada. As mudas adquiridas em viveiros, certamente serão irmãs, ou primas e novamente caímos no problema da homozigose.


Sustentabilidade

O caminho da preservação, ou melhor, conservação da espécie, deve ser pontuada também por benefícios. O “Pagamento de Serviço Ambiental” é uma ferramenta para valoração e o reconhecimento do serviço ambiental. A criação de parques, unidades de conservação, também são fundamentais. Já na área urbana o cadastro de araucárias nas propriedades, podem proporcionar desconto do IPTU, como ocorre em Curitiba – PR. Mas não é preciso esperar ações governamentais para obter lucro com a araucária. A produção de pinhão quando considerado um ou dois anos, pode geral lucro e superar o valor da árvore se fosse destinada ao corte raso.


Curiosidade

O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, apresenta mais de 5000 borboletas, várias espécies de mamíferos, aves, anfíbios e répteis taxidermizados (empalhadas), além de dispôs de muitas informações em painéis e expor diferentes artefatos, objetos e peças naturais. E na exposição também existe uma fatia de tronco de uma araucária de 275 anos, que germinou em 1735 no Parque Mariane, antes mesmo da imigração e povoamento da região. Nos anéis de crescimento que identificam o inverno e verão, foram fixadas pequenas bandeiras com eventos históricos, culturais, econômicos e ambientais, como forma de mostrar a vida da arvore e os grandes fatos 

Quanto tempo a árvore leva para crescer e ser considerada "adulta"?

Podemos definir como adulta no momento de sua reprodução que também sofre variações, florestas plantadas demostram uma produção com 10 anos, floresta naturais iniciam a produção entre 15 e 20 anos. O início da produção e a quantidade de pinhas está associada ao meio. Florestas de alta densidade de vegetação apresentam menos pinhas, acima de 40, devido a interferência das árvores na polinização. Árvores mais isolada tendem a produzir mais pinhas tendo em média até 400 pinhas ano.

Araucária é uma árvore de difícil germinação? Isto é, aumentar o número de espécimes é difícil?

Plantar árvores não é tarefa simples, no primeiro ano existe uma perda muito grande. A EMPRAPA Florestas, localizada em Colombo PR, está elaborando um pomar clonal de araucária, sendo um grande passo para guardar o material genético e avançar no melhoramento. Mas o mercado não dispõem de sementes melhoradas geneticamente, então nem tudo que se planta desenvolve o potencial esperado. Mudas de araucária devem ser plantadas muito jovens, no momento que começa a brotação lateral, horizontal, a muda dificilmente avançara o crescimento e uma das razões é a raiz pivotante axial que neste momento já pode estar enrolada no tubete ou saco da muda.


- Qual é a estimativa de quanto tempo uma araucária pode viver?
Araucárias vivem por séculos, geralmente de 200 a 300 anos, mas pode passar disto.
PINHÃO - SEMENTE

PINHA

ARAUCÁRIA
ARAUCÁRIAS  NO TOPO DO MORRO - Rio Vermelho Estação - São Bento do Sul - SC