sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CAMPANÁRIO – DACHGLOCKEN (Sino no Telhado) em São Bento do Sul



CAMPANÁRIO – DACHGLOCKEN (Sino no Telhado) em São Bento do Sul

Os campanários (dach-glocken) de madeira apresentam um formato padrão, mudando os adornos, e servem basicamente para abrigar um sino. Mas um campanário também pode ter uma arquitetura mais refinada especialmente para torres de igrejas. Os modelos mais artísticos, e tradicionais, revelam uma arquitetura toda trabalhada em madeira, sendo verdadeiros artefatos. Sua estrutura constitui um telhado cônico feito com placas, tabuinhas, de madeira. Na base do telhado circular (podendo ter 1m de diâmetro) pode ser decorada com madeira “rendada”. A estrutura do telhado é sustentado por 3 ou 4 suportes curvados e trabalhados em diferentes ângulos. Toda a estrutura é presa em uma única base, de 15cm x 15cm. Na ponta do telhado pode ser colocado o galo e a rosa dos ventos, alguns preferem fixar uma bandeira, ou ainda uma esfera. Logo abaixo da estrutura do telhado, entre os suportes curvados, é fixado o sino que pode ser de alumínio ou bronze. Toda estrutura pode chegar a ter 3m de altura. Importante é a fixação da estrutura em uma lata de metal reforçada envolvendo o caibro do telhado da casa.

Finalidade do Campanário

O campanário, típica representação da Áustria e sul da Alemanha, ocupava os telhados das casas rurais do passado. Porém ainda é visto nas cidades da Alemanha e Áustria. Atualmente são adornos que completam a arquitetura e a memória do passado histórico. O uso dos sinos tinham diferentes finalidades, as batidas incessantes indicavam ocorrência de doença, incêndio, início de trovoadas, acidente entre outros. Mas o sino também é a forma de anunciar momento importantes como o casamento ou até mesmo o falecimento. Mas também podem ser utilizados para comunicar os trabalhadores da fazenda, ou até mesmo da família, que a refeição esta servida. Os sinos também recebiam atribuições de poderes “mágicos”, nos tempos antigos, com força de impedir os maus espíritos, doenças, bruxarias e tempestades.

Estruturas do Campanário

O galo indica a direção do vento, sobre a rosa dos ventos. Mas também é simbolismo do amanhecer, do despertar para um novo dia.  Algumas igrejas Evangélicas também utilizam o galo na torre da igreja, e em alguns casos substitui a cruz.

O sino é um mecanismo de comunicação e o ritmo das batidas sinalizam as mensagens.

Origem e distribuição

O campanário é típica dos vales Leukental,, Brixental, Zillertal , Alpbachtal, e ocorrendo ainda nas partes adjacentes de Salzburg (Pinzgau) . Ainda na Áustria também é observado em Wildschönau (foto), Inntal.
Mas também existem campanários na Alemanha como o “Sino de Fogo”  Watchtower (originalmente watchtower) em Bad Kissingen (foto), uma cidade-spa alemã, localizada na região bávara, ao sul do maciço montanhoso de Rhön, no rio Saale Francônio, Turmgasse. Cidade que apresenta da Baviera que apresenta atualmente a torre como monumento. Esta é do século 15 e o cone de telhado é datado de 1854. A torre denominada “Torre Fogo” apresenta o campanário como comunicação do vigia.Também são observados campanário nas cidades Alemãs, principalmente na Bavaria como Schleching; Badkissigen; Rückstetten Kreuth; Unterwössen; Kiefersfelden; Berchtesgaden; Chiemgau; Rickenbach, entre outras.
“Der Glockenstuhl ist typisch für das Tiroler Land (Brixental mit Seitentälern, Leukental, Alpbachtal, Zillertal) und kommt auch in den benachbarten Teilen Salzburgs (Pinzgau) vor.” http://www.zimmerei-joechl.at/der-glockenstuhl.php
Segundo Josef Tritscher mestre carpinteiro de 3ª geração da Ástria: “Hoje os campanários são, naturalmente, apenas um embelezamento da casa e um personagem tradicional de nossa área. É possível encontra-los no Tirol ou Salzburg. Quando a origem é, no entanto, exatamente, eu ainda não descobri.”

Campanário em São Bento do Sul


Em São Bento do Sul/SC existem atualmente 6 campanários, e dentre estes temos os fabricados na cidade pelo Sr. Roesler ou ainda os trazidos de Treze Tílias/SC diretamente dos artesões André Moser e Mauro Moser (49) 3537 0152.

CAMPANÁRIO – DACHGLOCKEN  em São Bento do Sul

CAMPANÁRIO – DACHGLOCKEN  em São Bento do Sul

CAMPANÁRIO – DACHGLOCKEN  em São Bento do Sul
CAMPANÁRIO – DACHGLOCKEN em São Bento do Sul
CAMPANÁRIO – DACHGLOCKEN em São Bento do Sul

CAMPANÁRIO – DACHGLOCKEN (Sino no Telhado) em São Bento do Sul

CAMPANÁRIO – DACHGLOCKEN em São Bento do Sul

CAMPANÁRIO – DACHGLOCKEN  em São Bento do Sul


CAMPANÁRIO – DACHGLOCKEN  em São Bento do Sul

CAMPANÁRIO – DACHGLOCKEN em São Bento do Sul


Alemanha Bavaria Schleching foto Jurek

Alemão Ehem. Sino de fogo no primeiro. Watchtower (originalmente watchtower) em Bad Kissingen, uma cidade-spa alemã, localizada na região bávara. Turmgasse - campanário Bad_Kissingen_-_Feuerturm Bad K -

Campanário - Foto de  Josef Wildburger - Tyrol Widschönau

Campanário foto de Johann Hartl-  Rückstetten - Kreuth - Alemanha Bavaria

Campanário foto Király Ernõ em Widschönau

Foto de Brickl - Germany - Bavaria - Unterwössen

Foto Contessa - Alemanha - Bavaria - Kiefersfelden

Foto de Baygl - Alemanha - Bavaria - Schleching

Foto  de Hänschenklein - Alemanha - Bavaria - Aschau im Chiemgau

Foto Tiroler Adler Áustria Tyrol Walchsee

Galo - foto de Hubsi W - Alemanha - Bavaria - Oberaudorf

Áustria - Tyrol -  Mayrhofen - Foto de Norbert Perda