segunda-feira, 22 de junho de 2009

Prefeitura e Univille discutem uso do Cepa

22/06/2009

Prefeitura e Univille discutem uso do Cepa


Uma reunião envolvendo Prefeitura de São Bento do Sul, Univille e Consórcio Quiriri aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 22, no Centro de Pesquisas Ambientais Rugendas, o Cepa, localizado em Rio Vermelho. A reunião tinha por objetivo discutir melhores usos para o Centro, que foi criado em 2000 para servir como referência no estudo da flora e fauna da região.

Instalado em uma área de 28 mil metros quadrados de mata atlântica ainda intocada, o Cepa Rugendas é a segunda base científica da Universidade da Região de Joinville (Univille). A primeira é o Cepa da Vila da Glória, em São Francisco do Sul. Cerca de R$ 120 mil foram investidos na construção do Cepa de São Bento do Sul. O terreno foi doado pelo empresário Frank Bollmann. A obra também conta com a parceria da universidade alemã de Erlangen que transferiu conhecimento técnico-científico.

O prédio que abriga o Cepa possui 388 metros quadrados, distribuídos em três pavimentos. A construção, em estilo bávaro, é uma homenagem à Baviera, região alemã de onde vieram a maioria dos colonizadores de São Bento do Sul. No Cepa há alojamento para 48 pessoas.

Durante a reunião, participaram o reitor da Univille, Paulo Ivo Koehntopp, e o prefeito Magno Bollmann. A ideia é dar ao Cepa a função para a qual ele foi criada, que é de servir de base para pesquisadores e universitários, além de alunos do ensino médio e fundamental para aulas de educação ambiental. “Ele deve ser usado para estudo e desenvolvimento de mudas de árvores nativas e na pesquisa da fauna e flora da região”, observou Magno.


Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br