sexta-feira, 5 de junho de 2009

Prefeituras da região irão economizar com combustível

05/06/2009

Prefeituras da região irão economizar com combustível


Em 2008, nasceu o Projeto OVB, que significa óleo vegetal bruto. A idealização foi do Consórcio Ambiental Quiriri, em parceria com a Prefeitura de São Bento do Sul. E esse ano, aos poucos, a ideia está sendo colocada em prática, começando o trabalho de conscientização nas escolas.

O projeto consiste no recolhimento do óleo de cozinha, para adicioná-lo ao diesel, usado pelos carros das Prefeituras integrantes do Consórcio, além de São Bento, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá.

A logística funciona da seguinte forma: será realizado o recolhimento do óleo de cozinha juntamente com a coleta seletiva de lixo. Na separação, o óleo passa por um filtro, para a retirada de impurezas, e depois é adicionado ao diesel, com uma estatística final de 35% do produto no combustível. De acordo com o sub-secretário do Consórcio Ambiental Quiriri, Mauro Bácsfalusi, São Bento do Sul irá economizar aproximadamente R$ 450 mil por ano com todo o processo.

Os equipamentos necessários só serão para armazenagem do óleo, que ficará provavelmente na garagem da Prefeitura. “Neste momento estamos realizando um trabalho com as escolas, e planejando a logística de todo o processo, desde o recolhimento até o armazenamento. Mas em breve, a ideia será colocada em prática em todas as cidades integrantes do Consórcio”, explicou Mauro.

O projeto possui um investimento de R$ 1.200,00, considerado baixo, para o enorme retorno ambiental e financeiro. “Para se ter um ideia, um litro de óleo no solo, polui 10 mil litros de água. E ao mês, geralmente se usa 2 a 4 litros do produto nas casas. Muitas pessoas jogam no esgoto ou em boca de lobo, o que é uma destinação errada. Queremos trabalhar a conscientização e usar um material que é jogado no lixo, poluindo de forma drástica o meio ambiente. Há outros projetos para reutilização, como a fabricação de sabão. Eu considero maravilhosa a ação, mas a população de São Bento é enorme, e o volume é muito grande pra fazer tanto sabão. Temos que pensar sempre em outras formas de ajudar o meio ambiente.”, enfatizou o sub-secretário.

Armazenamento correto

Mauro avisa que enquanto o planejamento está sendo realizado, a dona de casa e os próprios comerciantes, devem possuir uma garrafa pet para armazenar de forma mais correta o óleo já utilizado. “Separa uma garrafa pet, e deixa no cantinho de casa, onde não incomodará ninguém. Essa é a forma mais correta de armazenamento”.

De acordo com ele, se guardado em lata, o óleo irá reagir, sofrendo transformações. Já no vidro, não reage, porém é considerado um armazenamento perigoso, podendo ocasionar acidentes.

Parceria

O Corpo de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul, está realizando uma parceria com a Prefeitura Municipal para recolhimento do óleo de cozinha. As escolas que estão participando da Gincana Ambiental, que será encerrada no sábado, dia 6, tem como atividade, recolher o máximo de produto possível, para ganhar uma etapa da competição.

O Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hübel, enfatiza que essa foi uma maneira de conscientizar de forma lúdica. “Criamos essa etapa do recolhimento do óleo, para ao mesmo tempo ensinar as crianças o quanto polui o meio ambiente, se o produto ter uma destinação errada, e ensinar os adultos como armazenar corretamente, e incentivar assim, a participação na coleta seletiva”.

Até o momento, há mais de 527 litros armazenados. A gincana encerra amanhã, porém a coleta não. Interessados em colaborar com o meio ambiente, podem a qualquer momento, levar o óleo de cozinha ao Corpo de Bombeiros, que possui um equipamento correto para armazenamento.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br