quinta-feira, 18 de junho de 2009

Parceria promove distribuição de 400 mil mudas

18/06/2009

Parceria promove distribuição de 400 mil mudas


Viveiro Masisa


A Masisa do Brasil em parceria com a Prefeitura de São Bento do Sul, através do Departamento de Meio Ambiente, está distribuindo 400 mil mudas de Pinus Taeda gratuitamente, com limite de 20 mil mudas por proprietário. O objetivo é fortalecer a renda de pequenos proprietários, para fazer o plantio em áreas pouco aproveitadas pela pastagem, agricultura ou substituição de uma floresta exótica.

O Pinus foi introduzido no Planalto Norte Catarinense na década de 60, com sementes da África do Sul e Estados Unidos, gerando florestas que passaram por processo de estudo em melhoramento genético. As mudas que serão doadas são originárias de pomar de sementes, com famílias conhecidas em relação ao potencial de rentabilidade consorciadas com o ambiente, garantindo melhor aproveitamento da madeira, seja pelo volume ou pela forma.

O Planalto Norte apresenta condições climáticas para plantio de apenas dois gêneros de espécies exóticas de interesse, sendo o Eucalyptus Spp e o Pinus Spp, entretanto as três espécies de Eucalyptus propícias para o clima de São Bento do Sul, em altitude próximo de 800 metros, não são ideais para o corte em serraria na elaboração de tábuas para móveis, pois a madeira racha com facilidade, servindo apenas como fonte para biomassa ou ainda na incorporação para fabricação de MDF e MDP.

Conforme o Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hübel, a ação visa a preservação. “No histórico de nossa região passamos pela degradação ambiental, mas hoje a preservação do meio ambiente ocorre devido a existência destas espécies exóticas que evitaram a continuação da supressão das florestas naturais e atualmente nos favorecem como matéria prima para construção civil, móveis, artesanato, papel entre outros. As empresas com certificação buscam técnicas e métodos respeitando e preservando o meio ambiente”

Os Departamentos de Meio Ambiente e de Agricultura estarão cadastrando os proprietários interessados em receber as mudas para plantio e acompanhando os produtores para atender ao cumprimento dos requisitos legais, em atenção ao meio ambiente. Além disso, estará orientando as melhores técnicas de silvicultura: preparo do solo, espaçamento, controle de formiga, roçada química ou roçada manual, plantio e condução da floresta com poda.

A Masisa do Brasil e a Prefeitura entendem que o desenvolvimento econômico deve ser compatível com os cuidados ambientais e o benefício social. No Departamento de Meio Ambiente existem seis mudas para apreciação dos interessados, mas após o cadastro, as mudas devem ser retiradas no viveiro da Masisa, localizado no Bituva Grande, distante cerca de 60 quilômetros do Centro de São Bento do Sul. Outras informações podem ser conferidas no telefone 3635-4843.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov