segunda-feira, 1 de junho de 2009

Exposição abre a Semana do Meio Ambiente

01/06/2009

Exposição abre a Semana do Meio Ambiente


Uma exposição de estudos e projetos ambientais envolvendo empresas, indústrias e instituições de São Bento do Sul e região, abriu as comemorações e atividades que irão acontecer neste mês, referente ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5. A exposição contou com a presença de Empresários, Secretários e o Vice-Prefeito Flávio Schuhmacher.

O evento que segue no Shopping Zipperer, foi iniciado pelo Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hubel, que agradeceu a parceria com empresas, instituições e organizações não-governamentais. “Esse é o ponta pé inicial das atividades que serão desenvolvidas neste mês. Agradeço a enorme parceria, pois se não fossem vocês, não seria possível montar a exposição”. Marcelo informou que a exposição segue até sexta-feira, dia 5, e logo depois será transferida para a Festa da Colônia, onde será mais uma oportunidade de mostrar o que está sendo feito no município em relação ao meio ambiente.

A mostra engloba algumas empresas que desenvolvem trabalhos voltados à sustentabilidade e preservação ambiental, além de pesquisas na área, sempre com o objetivo de preservar e educar ao mesmo tempo. Flávio agradeceu as parcerias, e informou que com isso, as ações se tornam cada vez mais fortes. “A preocupação ambiental, serve de alerta para muitas empresas atualmente. A nossa região saiu na frente, realizando uma série de atividades preventivas e educativas. Infelizmente essa preocupação não é unânime, mas podemos nos orgulhar. Um exemplo disse é que 45% do nosso território é protegido ambientalmente”, explicou o vice-prefeito.
Exemplo

Uma das instituições que estavam na mostra é o Instituto de Apoio e Recuperação Ambiental (Iara Brasil), fundado em 16 de maio de 2008. O Instituto, com sede em Corupá, está em negociação para instalação de uma filial em São Bento, na localidade de Rio Natal. O trabalho consiste em promover a preservação ambiental, trabalhar com o resgate cultural entre crianças e idosos, mobilizar a população para prática ecológica urbana e ajudar as pessoas carentes a ter uma opção de renda, através do meio ambiente.

A responsável técnica e ambientalista, Cássia Gomes, explica que o objetivo da Iara é favorecer o aumento da renda com práticas de desenvolvimento sustentável, promovendo a acessibilidade. “Nós realizamos palestras educativas, e buscamos resgatar culturalmente os envolvidos em nossos projetos, para que eles valorizem os recursos gratuitos que o meio ambiente nos oferece”.


Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br