terça-feira, 2 de junho de 2009

Trilha ecológica propõe interação com meio ambiente

02/06/2009

Trilha ecológica propõe interação com meio ambiente


No mês de junho, estudantes de algumas escolas de São Bento do Sul têm a oportunidade de participar da visita de uma trilha ecológica, na propriedade da familia de Terezinha Muller Ruzanowsky,que gentilmente autorizou o uso do terreno, próximo ao Novotel. A atividade tem a parceria da Prefeitura Municipal e a empresa Masisa do Brasil Ltda.

A empresa forneceu um grande conteúdo de placas com fotos e textos da fauna regional. O material é resultado de pesquisas realizadas nas fazendas de Rio Negrinho, Mafra e Itaiópolis. Também estão disponíveis aos alunos, placas de concreto com imagem e pegada da espécie. “As pegadas foram encontradas nas estradas das fazendas. É possível ver a pegada do puma, gato do mato, cutia, tatu entre outras. A trilha é uma ferramenta importante para o ensino das crianças. O aprendizado é fixado com naturalidade quando existe a interação com o meio ambiente. A melhor compensação com resultado plausível, é a educação ambiental”, relatou Paulo Lima, um dos Coordenadores da atividade.

O Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hübel, explicou que as crianças são motivadas para perceberem a trilha. “A nossa atividade consiste em deixar objetos estranhos escondidos em um percurso do caminho para fixar a atenção dos estudantes e provocar a percepção dos detalhes do ambiente. Em outro momento os olhos são vendados e as crianças de mãos dadas percorrem a trilha percebendo os sons da floresta como: a vocalização de uma ave, o vento nas copadas e o andar sobre folhas”.

Sobre a trilha
As bromélias sobre as árvores são apresentadas como fonte de alimento para o Bugio e algumas aves, além de ser ponto de captação de água de muitas espécies. Pererecas e insetos utilizam as bromélias para reprodução.
As diferentes espécies de árvores foram importantes referências econômicas na região com a exploração comercial da araucária, imbuia e canelas para fabricação de casas e móveis, ou ainda na utilização da erva-mate, que já foi referenciado como ouro verde.
Mas a floresta impressiona ainda pela oferta de frutas, sementes e folhas que podem ser utilizados na medicina caseira. Durante o percurso da trilha é valorizada a biodiversidade da formação florestal e a interação do homem e o meio ambiente no contexto ambiental, além das ações de melhoria que podem ser feitos em casa e na área urbana, com atitudes para não degradar e minimizar o impacto ao meio ambiente.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br