terça-feira, 23 de junho de 2009

Estudo aborda a separação de resíduos sólidos

23/06/2009

Estudo aborda a separação de resíduos sólidos


O melhor aproveitamento dos resíduos gerados em São Bento do Sul, são uma constante e inesgotável fonte de preocupação. Na intenção de trazer resultados compensadores, com a eficiência da disposição final de resíduos domésticos, o Departamento de Meio Ambiente, sob orientação do prefeito Magno Bollmann, vai instituir a coleta nos bairros em benefício social e ambiental.

O projeto prevê o envolvimento das Associações de Bairros, que oportunizam locais de deposito temporário de resíduos recicláveis, sendo então comercializados. Estes depósitos podem ser alimentados pelo próprio morador local. O resíduo misturado com papel, plástico, metal e vidro, pode ficar em pontos centralizados em cada bairro, sendo um acréscimo de renda para as associações.. “A associação do bairro pode vender este material misturado, ou ainda envolver os catadores de resíduos de seu bairro, para classificarem o material, agregando valor e repassando este excedente para os trabalhadores envolvidos”, diz o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.

Recentemente, o Departamento de Meio Ambiente recebeu a visita dos pesquisadores Andreas Auburger e Jean Bianconcini, que de forma voluntária desenvolvem um projeto de estudo. A Univille de São Bento do Sul e a Prefeitura, são apoiadores do projeto “Separação de Resíduos Sólidos Domésticos”, que tem por objetivo caracterizar a gestão dos resíduos sólidos desde a geração do resíduo até a disposição final e prima pela conscientização, informação e incentivo ao cidadão para separar os resíduos domésticos. “Esta pesquisa é importante para percebermos a real eficácia da coleta seletiva em São Bento, sendo ainda uma ferramenta importante para projetarmos um modelo perfeito e participativo da sociedade”, observa H6bel.

Nos próximos dias será aplicado uma pesquisa nas ruas da cidade, envolvendo todos os bairros. No total serão 17 perguntas que serão direcionadas para pelo menos 400 pessoas. O trabalho de campo terá apoio de três colaboradores do departamento de Meio Ambiente. “Para o projeto importa o resultado final que vai balizar o futuro na tomada de decisões”, frisa o diretor de Meio Ambiente.



Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br