segunda-feira, 1 de junho de 2009

Rua Conrado Liebl será arborizada

01/06/2009

Rua Conrado Liebl será arborizada


Para incentivar a prática de caminhadas, tráfego, valorizar o local e aproximar a comunidade do meio ambiente, a rua Conrado Liebl, no bairro Serra Alta, foi escolhida para ser arborizada. A atividade é mais uma ação da Semana do Meio Ambiente.

De acordo com o Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hubel, a rua é uma das entradas da cidade e precisa ser valorizada. “Para o plantio foi escolhido apenas uma espécie, a Tipuana Tipu. Esta espécie é ideal para o local, pode ser podada radicalmente sem sofrer com a ação, mas pode-se deixar crescer, formando frondosa copada, podendo ser aproveitada por aves”, explicou.

A árvore é plantada a mais de 1,50 metro do meio fio, e não existe risco de romper a estrada, e não ficará abaixo da rede elétrica, embora esta espécie apresente fácil conformação da copa pela poda direcionada. É uma árvore caducifólia, que perde suas folhas no período de inverno, no qual as folhas pequenas não entopem bueiros.

O Diretor ressalta que as sementes são pequenas vagens, que ao caírem não danificam carros e não prejudicam os pedestres e ciclistas. Já no verão, a árvore fica repleta de folhas e em poucos meses com floração amarela, oportuniza agradável harmonia pela conformação.

Em relação a poluição, as folhas, além de serem bem vindas aos praticantes de caminhadas, ainda formam uma barreira acústica e diminuem a produção da poluição proveniente dos veículos. “A arborização urbana é uma pequena representação da satisfação das pessoas de estarem interagidas com o meio ambiente. É uma espécie de elo entre a área urbana e a floresta”, enfatizou Marcelo. O coordenador do plantio é Luiz Wolff. A Diretoria do Meio Ambiente agradece a parceria do Caic e a Secretaria de Obras.


Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br