quarta-feira, 3 de junho de 2009

Plantio servirá como fonte de informação para escolas

03/06/2009

Plantio servirá como fonte de informação para escolas


Dando continuidade as atividades sobre o Meio Ambiente, a quarta-feira, dia 3, foi a vez do plantio de arboretos no município. O arboreto é uma fonte riquíssima de informações, que podem ser exploradas pelas escolas e a própria comunidade, servindo como base de estudo, no qual tem o destaque espécies de interesse econômico, além da importância ambiental.

O plantio de arboreto aconteceu no Parque 23 de Setembro, e na localidade de Rio Natal e Ano Bom. As mudas foram doadas pela Fundação 25 de Julho de Joinville. O Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hübel, destaca que o São Bento do Sul é privilegiado em sua vegetação, pois não existe outra cidade que apresente arboretos como estes. “Optamos por espécies representativas da região e com isso viabilizamos dois espaços interessantes, temos árvores representantes de Floresta Ombrófila Densa plantados em Rio Natal, no Recanto do Luli e também temos representantes da Floresta Ombrófila Mista, plantados no Parque 23 de setembro. Não existe outra cidade que apresente arboretos com estas características”.

Os arboretos são árvores que servem como alimento para aves e mamíferos como o araçá, jerivá ou a pitanga. Também trazem a beleza de suas flores e formas que harmonizam o local, como o Ipê Roxo ou o Ipê Amarelo. Cada árvore ocupa um espaço de 25 m² e são mais de 30 espécies diferentes. O Coordenador do plantio foi Jonas Fernando Engel, e a atividade contou com a parceria da Secretaria de Obras e Instituto de Apoio e Recuperação Ambiental (Iara Brasil).