quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Encarte 3 - 5 Plano de Manejo

UC nos quatro municípios vinculados ao Consórcio Quiriri
Nos quatro municípios vinculados ao Consórcio Quiriri, não há UCs de proteção integral, mas já foram criadas seis unidades de uso sustentável (Tabela 7).

No município de Corupá, há a RPPN Emílio Fiorentino Battistella que, embora se enquadre no SNUC como uma categoria de uso sustentável, não admite uso direto de recursos naturais e funciona como um parque, visando a preservação ambiental e oferecendo oportunidades para recreação ao ar livre e práticas educativas (informações disponíveis em <http://www.rppncatarinense.org.br /hp/assoc_battistella.asp>).

A administração dessa RPPN é efetuada pela Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras, em regime de comodato com o proprietário da reserva. Para as atividades de recreação e educação ambiental, já foi elaborado um Plano de Uso Público, a fim de assegurar a proteção dos recursos naturais da reserva (informações disponíveis em <http://www.rppncatarinense. org.br/hp/assoc_battistella.asp>).

  1. Unidades de conservação existentes nos municípios catarinenses de Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Corupá
Unidade
Área
Município
Criação
APA Campos Quiriri
1.400 ha
Campo Alegre
Lei Municipal nº 2.348, 18/08/98
APA Alto Rio Turvo
7.000 ha
Campo Alegre
Lei Municipal nº 2.347, 18/08/98
APA Rio dos Bugres
7.42 ha
Rio Negrinho
Lei Municipal nº 1.093, 17/08/98
APA Represa Alto Rio Preto

15.585 ha
Rio Negrinho
Lei Municipal nº 1.095, 17/08/98
APA Rio Vermelho
23.000 ha
São Bento do Sul
Lei Municipal nº 246, 14/08/98
Reserva Corupá
100 ha
Corupá
Portaria nº 53, 18/04/2002-IBAMA

Apenas as APA do alto rio Turvo e do rio Vermelho constituem uma área contínua. Cada uma das APA criadas detém particularidades. Por exemplo, a APA Municipal do Rio Vermelho/ Humbold, que ocupa mais da metade do município de São Bento do Sul, tem grande potencial turístico para caminhadas ao ar livre, além de ser berço da água consumida pela população do município (informações disponíveis em <http://www.acisbs.org.br/layout/acisbs/arquivos/0909/1253817814.pdf>).

Já a APA da Represa Alto Rio Preto, é particularmente propícia a atividades de esportes aquáticos, incluindo a pesca. A criação da APA da Bacia Hidrográfica do Rio dos Bugres, por sua vez, foi motivada pela necessidade de manutenção de manancial de captação de água aproveitada pela população de Rio Negrinho. Na APA Alto Rio Turvo, predominam amostras de campos, sendo o manancial de abastecimento do município de Campo Alegre, enquanto a APA dos Campos do Quiriri abrange amostras de campos de altitude, ou refúgios vegetacionais altomontanos (informações disponíveis em <http://www.acisbs.org.br/layout/acisbs/arquivos/0909/1253817814.pdf>).

Essas APA’s possuem conselhos gestores informais, em que participam representantes de moradores locais, do Consórcio Quiriri, do Poder Público Municipal e outros com interesses afetados. Esses conselhos deliberam sobre a conveniência ou não das ações ali desenvolvidas (BOLLMANN, 2005).

Também são efetuadas propostas através do Consórcio Quiriri para as APA’s, com uma série de possíveis soluções já pensadas para os problemas conhecidos, inclusive com a indicação para o planejamento das unidades. Alguns exemplos de propostas são práticas para recuperação ambiental, a formação de corredor ecológico unindo áreas silvestres do município para minimizar efeitos de fragmentação, a atuação do Centro de Educação Ambiental e Pesquisa (CEPA) e de outras instituições com atividades junto às comunidades locais. Também se sugere o repovoamento de rios com espécies silvestres de peixes, como cascudo, bagre, cará e lambaris, além de atividades relacionadas com fontes alternativas de renda, como turismo rural, entre outras possibilidades (BOLLMANN, 2005; TEIXEIRA, 2004).