quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

04/01/2012

Programa ECOATITUDE completa dois anos de atividades

Os principais objetivos do programa são motivar e disseminar entre os colaboradores da administração municipal a conscientização das práticas ecoeficientes, na adoção de bons princípios e valores, evitando o desperdício e o consumo exagerado, buscando a melhoria contínua na preservação do meio.
O programa ECOATITUDE, de sensibilização ambiental completou dois anos de atividades internas na Prefeitura de São Bento do Sul. Os principais objetivos do programa são motivar e disseminar entre os colaboradores da administração municipal a conscientização das práticas ecoeficientes, na adoção de bons princípios e valores, evitando o desperdício e o consumo exagerado, buscando a melhoria contínua na preservação do meio.

Segundo o diretor de meio ambiente, Marcelo Hübel, o que se prega na justificativa do programa é que o setor público deve ser parte integrante das proposições de redução do impacto ao meio ambiente e da preservação dos recursos naturais, devendo adotar ações de responsabilidade social, econômica e ambiental. “Todo órgão público ou setor privado deve incentivar o bom desempenho ambiental de seus colaboradores, com resultados de retorno para a empresa ou instituição e com um modelo possível de ser multiplicado nas residências” complementa Marcelo.



Programa

O programa trabalha dois eixos temáticos sendo a “Gestão de Resíduos” e o “Uso sustentável dos Recursos Naturais”. Assim o programa é direcionado com os cuidados dos resíduos de escritório, com cuidados para a classificação para reciclagem ou ainda a redução do resíduo e a reutilização. Já em relação aos recursos naturais são lembrados pela necessidade de evitar o desperdícios da energia elétrica, da água e da redução de emissão de gás carbônico.

O ponto forte do programa são as mensagens enviadas por e-mail aos servidores municipais com dicas de melhoria ambiental, com diferentes temas abordados como: classificação dos diferentes materiais para reciclagem, aproveitamento do óleo de cozinha, incentivo na redução da emissão de CO², uso racional da água, disposição final para lâmpadas, baterias, pneus etc.

A prefeitura disponibilizou no hall um conjunto de lixeiras com diferentes cores para demonstrar as pessoas que utilizam o espaço a necessidade de classificar para reciclar, os interruptores de luz recebem avisos, no formato de uma mão com o dedo indicador, mobilizando participação para atender o objetivo do programa que tem o slogam “Seja um consumidor racional, evite o desperdício de energia. Apague a luz”, da mesma forma as torneiras também são marcadas com recomendações de uso adequado da água.

O programa passou por uma fase de capacitação inicial, principalmente com a equipe de limpeza, que não apresenta acesso a internet e está em constante presença com os diversos setores da Prefeitura. O modelo do programa também já foi multiplicado em outros locais, servindo de inspiração para outras instituição.