segunda-feira, 26 de março de 2012

PSA tem modelo multiplicador

26/03/2012 15:56

PSA tem modelo multiplicador



São Bento do Sul - O prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, e o diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel estiveram presentes na abertura do programa Eco Ilha em São Francisco do Sul, o evento que iniciou em 2011 e é repetido pelo sucesso das várias ações ambientais desenvolvidas envolvendo os estudantes das escolas municipais na sensibilização ambiental.

O convite para São Bento do Sul participar do evento ocorreu pelo interesse no Programa de PSA – Pagamento de Serviço Ambiental “Produtor de Água do Rio Vermelho” , que beneficia proprietários que preservam a água no manancial de água que abastece o município. São Francisco do Sul prevê a implantação do programa na Vila da Glória, que por adutoras submersas no mar, fornece água para a ilha.
Inicialmente Magno Bollmann demonstrou o histórico ambiental e as forças participativas na formação de conceito ambiental e a inserção cultural do tema na comunidade. Reforçou a importância do Consórcio Quiriri na fundamentação, princípios, metodologia e visibilidade federal para captação de recursos. Finalizou com a demonstração do panorama geral do PSA e os benefícios que são imediatos, em curto prazo e médio prazo.
 O diretor de Meio Ambiente apresentou a parte técnica do projeto com as etapas de construção do projeto, requisitos técnicos científicos, criação da Lei Municipal, do programa, decreto e aplicação até o primeiro pagamento realizado em 2011 quando ocorreu o convênio com o Grupo Boticário de Proteção a Natureza. “Este efeito multiplicador do PSA é importante e gratificante”, destacou o prefeito Magno Bolmann.


Na mesma semana a Prefeitura de São Bento do Sul recebeu a visita do vereador Amarildo Sarti (PV) e do Chefe de Gabinete Roger Adriano Santos para conhecer o PSA, com objetivo de conhecer melhor o programa para aplicar em Jaraguá do Sul. “Imagino que Jaraguá do Sul deve ser o próximo município que implantará o PSA, pois também já fomos procurados pelo promotor de Meio Ambiente Alexandre Schmidt dos Santos e por integrantes do Comitê do Itapocu, para fazermos uma apresentação na AMVALI, estes grupos estão bem motivados, falta encontrar o órgão pagador e alinhar as diretrizes para envolver a comunidade”, explicou Marcelo Hübel.

Fonte: http://www.cezarmiranda.com/novo/noticia.php?id=47294