sexta-feira, 23 de março de 2012

S.O.S Rio Limpo 6ª ETAPA

22/03/2012

Orientação para preservar o meio ambiente

Uma ação com resultados positivos. Assim é o programa S.O.S Rio Limpo, cujo objetivo, além de realizar o recolhimento de lixo nos principais rios do município, é sensibilizar a comunidade, seja na distribuição de folder ou na apresentação dos materiais que causam o impacto ambiental.
SAMAE - DEFESA CIVIL E DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE

Em comemoração ao Dia da Água, 22 de março, mais uma etapa do projeto foi realizada, desta vez, no Rio Negrinho II, no bairro Centenário.
Cerca de 2m³ materiais foram coletados ao longo do percurso, das proximidades do redutor eletrônico da Rua Alberto Torres até o antigo ponto de captação de água do Samae. Esta é a segunda edição do programa no Rio Negrinho II. Na primeira foram coletados cerca de 9m³.
Para o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, o trabalho de informação à comunidade é de suma importância para o resultado positivo do programa. “Não queremos ter periodicidade de visita no rio para não sermos confundidos como uma equipe de limpeza, que sempre estará resolvendo o problema. Por isso realizamos a distribuição de folder e informamos à comunidade sobre os prejuízos que eles mesmos causam, e esta diminuição na quantidade demonstra a evolução do programa”, disse.



Durante a edição, enquanto uma equipe percorria o rio com barco recolhendo os materiais, outra distribuía material informativo aos moradores. “Queremos todos envolvidos com o problema e solicitamos que sejam monitores ambientais, tanto que no folder, além da chamada para a preservação e várias informações quanto ao impacto ambiental e suas consequências, tem um número de telefone para denúncias”, explica Hübel.

Parceiros

Participaram nesta etapa do programa: Defesa Civil, Samae, Secretaria de Obras, Transresíduos e Tuper, com coordenação do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Materiais encontrados

Gaiola de passarinho, garrafas, placas de isopor, arame, pneus, plásticos, vassoura, latas de tinta, baldes, papelão, calha de metal, grelha, prateleira de geladeira, tubo de imagem de televisão, brinquedos, parte de aspirador de pó, autofalante, roupas, tapete, guarda-chuva, animais mortos, entre outros.




Histórico

Etapa 1: No Rio Banhados foram recolhidos cerca de 4 m³ de lixo.
Etapa 2: No Rio Negrinho II foram recolhidos cerca de 9m³ de lixo.
Etapa 3: No Rio Vermelho foram recolhidos dois sacos completos por lixo um sofá e um tambor.
Etapa 4: No Rio São Bento foram recolhidos, na galeria e córrego aberto: ponte, porta, duas árvores e dois sacos completos de material de lixo.
Etapa 5: No Rio Banhados foram recolhidos cerca de 6m³ de lixo.
Etapa 6: No Rio Negrinho II foram recolhidos cerca de 2m³ de lixo.
Fonte: Prefeitura de São Bento do Sul – Viviane Miranda