segunda-feira, 26 de março de 2012

Resíduos sólidos urbanos são tema de conferência

21/03/2012

Resíduos sólidos urbanos são tema de conferência

Durante toda a terça-feira (20) foi realizada no auditório da Univille a 1a Conferência Municipal dos Resíduos Sólidos Urbanos de São Bento do Sul. A conferência objetivou especialmente o trabalho de conclusão e apresentação das propostas que integrarão o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e posteriormente, a Lei Municipal de Resíduos Sólidos.
A conferência foi dividida em dois momentos, com a realização de palestras pela manhã e o trabalho dos grupos no período da tarde. Antes da realização das palestras, o diretor presidente do Samae de São Bento do Sul, Geraldo Weihermann, em seu pronunciamento destacou que no município são depositados mensalmente 1,25 milhões de quilos de lixo no aterro sanitário, e grande parte deste lixo poderia ser reciclado e, futuramente com o projeto da usina do Lixo Zero, como está sendo chamada, todo o lixo poderá ser transformado em energia e adubo orgânico, contribuindo imensamente para o meio ambiente.
Geraldo destacou a importância da realização da conferência e disse que São Bento do Sul está caminhando com muito progresso rumo a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos para o município, enfatizando ainda o trabalho de todas as entidades, departamentos da administração pública e profissionais envolvidos nesse processo de elaboração que já está completando um ano de trabalhos.
O prefeito Magno Bollmann fez questão de mencionar as diversas ações ambientais desenvolvidas em São Bento do Sul, destacando inclusive o pioneirismo do município em algumas ações que já são exemplo e motivo de visitas de outros municípios para conhecer os projetos locais, como no caso do PSA – Pagamento Sobre Serviços Ambientais e do programa Econsciência. Magno destacou o trabalho dos catadores de material em São Bento e disse que este importante trabalho que contribui diretamente para o meio ambiente e gera renda para muitas famílias pode se fortalecer ainda mais.
Palestras
Abrindo a programação de palestras, todos prestigiaram a apresentação do tema “Legislação federal, plano nacional, planos municipais, financiamentos e experiências bem sucedidas de elaboração, implantação e gestão de resíduos sólidos urbanos no território brasileiro”, apresentado por Arlinda Cezar, bióloga, diretora técnica do instituto Venturi de Porto Alegre, e mentora e coordenadora do 1.º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos realizado no ano de 2007.
Arlinda após sua apresentação, ao ser questionada quanto aos trabalhos realizados em São Bento do Sul, destacou que o município está na média e um pouco adiante dos municípios no Brasil quanto a elaboração do plano municipal de resíduos sólidos.
A engenheira ambiental e sanitarista do Samae, Vivian Alves Máximo Simões abordou um diagnóstico dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos doze meses por todos os envolvidos no processo de elaboração do plano municipal de resíduos sólidos.
E por fim, o engenheiro sanitarista ambiental e coordenador de fiscalização da ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, realizou uma apresentação sobre a ARIS e ainda destacou que durante as fiscalizações realizadas em São Bento do Sul, o município sempre se destacou pela excelente qualidade com que o Samae atua no tratamento de água para o município.
Eixos de trabalho
No período da tarde os integrantes dos 7 eixos sendo resíduos de saúde; resíduos especiais; resíduos agrosilvopastoril; resíduos para compostagem; resíduos de construção; resíduos domésticos, comerciais e limpeza urbana; e educação ambiental, estiveram reunidos individualmente nas salas de aula da Univille para concluírem suas propostas a serem apresentadas na conferência para que possam ser inseridas no plano municipal.
Os representantes de cada eixo apresentaram suas propostas no auditório e as repassaram para o Samae, que coordena o projeto. No final da tarde, o diretor presidente do Samae Geraldo Weihermann agradeceu o trabalho de todos os presentes e encerrou a Conferência Municipal dos Resíduos Sólidos Urbanos de São Bento do Sul.
Prefeitura de São Bento do Sul – Joberth Krause – MTB 4280/SC
Fone 3631-6154 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br