quinta-feira, 1 de março de 2012

PSA rende prêmio ambiental para São Bento do Sul A Prefeitura de São Bento do Sul receberá pela primeira vez o Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia.

01/03/2012

PSA rende prêmio ambiental para São Bento do Sul

A Prefeitura de São Bento do Sul receberá pela primeira vez o Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia.
A organização do 19º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região sul do Brasil organizada pela Editora Expressão, anunciou os ganhadores do prêmio 2011/2012, e São Bento do Sul foi um dos vencedores na categoria Gestão Ambiental, com o projeto do PSA – Pagamento de Serviços Ambientais “Produtor de Água do Rio Vermelho”.
 
A Prefeitura de São Bento do Sul receberá pela primeira vez o Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia durante o Fórum de Gestão Sustentável 2012. O evento será realizado no dia 21 setembro de 2012, das 14 às 18 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, em Florianópolis.
 
Na ocasião será lançado o Livro Verde do Sul que contará o resgate ambiental da região nas duas últimas décadas, retratando os projetos vencedores dos bem-sucedidos 20 anos do Prêmio Expressão de Ecologia, além da trajetória sustentável dos grandes vencedores da premiação.

 
Para o diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel, a conquista deste prêmio vem coroar o trabalho realizado em São Bento do Sul desde as primeiras reuniões para criação do PSA até o trabalho em campo, realizado junto à comunidade. “É uma grande satisfação recebermos este prêmio que nos engrandece pelo reconhecimento ao nosso trabalho. Hoje o PSA tem 36% de adesão dos proprietários de terras da área abrangida pelo programa, e a vontade mútua de Prefeitura, Samae e proprietários é que proporciona o reconhecimento e o sucesso deste grande programa ambiental”, concluiu Marcelo.
 
Já o maior incentivador do programa em São Bento do Sul, prefeito e ambientalista Magno Bollmann, comemorou muito a indicação do município para receber o prêmio pelo programa do PSA. “Para nós é uma honra e uma imensa alegria sermos reconhecidos pelo Programa de Pagamento sobre Serviços Ambientais aplicado no município. Fomos pioneiros no estado e graças ao trabalho sério e a confiança dos proprietários que aderiram ao PSA, São Bento do Sul é referência nessa área, sendo visitado por representantes de inúmeros municípios que querem conhecer o nosso programa para aplicá-lo em suas áreas. Só posso dizer que este é um grande trabalho de uma grande equipe, e a premiação nos enche de alegria”, disse o prefeito.
 
PSA
 
Implantado em 2011 o programa PSA – Pagamento Sobre Ambientais encerrou seu primeiro ano com 18 proprietários inscritos. Os pagamentos totalizaram R$ 11.013,81. O programa que visa incentivar a preservação e recuperação das margens do Rio Vermelho / Humbold, responsável pelo abastecimento de água do município envolve dezoito itens descritos na Lei 2.677, de 24 de novembro de 2.010 e regulamentada por decreto que diz respeito ao programa “Produtor de Água do Rio Vermelho” o qual atribui pagamento por pontuação de valoração ambiental para aqueles que protegem a água que abastece o município, trazendo diferentes benefícios ambientais na preservação da fauna, flora, sequestro de carbono, dentre outros.
 
Prêmio
 
O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro - Eco 92 - quando multiplicavam-se as barreiras comerciais não-tarifárias que cobravam dos exportadores uma correta postura ambiental.
 
A Comunidade Européia oficializava o selo ecológico, sem o qual nenhum produto podia ser exportado para aquele cobiçado mercado - o Sul tem forte vocação exportadora e seus três estados costumam estar entre os cinco maiores exportadores brasileiros.
 

A ideia do prêmio era divulgar as ações ambientais das empresas e incentivar que outras seguissem o mesmo caminho. Os organizadores estimavam que o prêmio se esgotasse em cinco anos, quando os melhores cases fossem premiados. Porém, o Prêmio Expressão de Ecologia surpreendeu e além de tornar-se o maior do país no segmento empresarial, mesclou-se com o aumento de conscientização dos empresários e novas ações ambientais explodiram, como educação ambiental, gestão, manejo florestal, reciclagem, aterros industriais, maior mobilização de prefeituras e ONGs. Houve uma grande evolução na qualidade dos trabalhos apresentados pelas empresas.
 
Fonte: Prefeitura de São Bento do Sul – Joberth Krause – MTB 4280/SC
Fone 3631-6154 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br