sexta-feira, 22 de junho de 2018

Licenciamento Modelo da CIMVI - Quebrando Velhos Paradigmas


Quiriri dá mais um passo importante para a construção do licenciamento ambiental


Na terça-feira (19) representantes do Consórcio Intermunicipal Quiriri - CIQ, que abrange os municípios de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, estiveram realizando uma visita técnica ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí - CIMVI, único consórcio de municípios no Estado de Santa Catarina que realiza licenciamento ambiental para os municípios consorciados, no caso do CIMVI, um total de 14 municípios.
A visita ocorreu em uma das extensões do consórcio, no município de Indaial, e participaram representantes dos quatro municípios além da secretária executiva do CIQ bióloga Leoni Fuerst e do advogado Manolo Del Olmo, responsável pelo modelo jurídico do licenciamento do Consórcio Quiriri.


Para o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, idealizador do Consórcio Quiriri que completou 20 anos recentemente, a visita foi muito positiva.
"Primeiro ficamos muito felizes por visitar um consórcio de municípios que nasceu através do modelo do Consórcio Quiriri. É mais um filhote do Quiriri que temos em nosso estado", disse.
Magno relatou que o CIMVI é o consórcio pioneiro no estado no que se refere a licenciamento ambiental e já conta com um roll de 450 empresas atendidas em uma região com potencial de 15.000 empresas ou empreendimentos a serem atendidos.
"Se fizermos uma comparação a nossa região é mais complexa, pois temos desde solicitações de supressão de vegetação até as industriais, com fator poluidor maior, o que representa um potencial maior em nossa região do que na do CIMVI", disse Magno.
Sobre a estrutura que conheceu, Magno comentou que no CIMVI a equipe é formada por 10 profissionais cedidos pelos municípios consorciados, e que o consórcio tem um faturamento de R$ 400 mil ao ano com os licenciamentos, recursos estes que ficam nos municípios e não em órgãos do estado.
"Em função da grande atividade realizada, há inclusive uma concorrência positiva com relação ao órgão estadual, antiga Fatma, agora IMA", disse o prefeito.
O Advogado Manolo Del Olmo, responsável pela elaboração do modelo jurídico para o Licenciamento Ambiental através do CIQ comentou que "a visita foi muito positiva e contribuiu para o andamento de nossos trabalhos. As conversas foram produtivas e esclareceram algumas dúvidas que tínhamos com relação ao licenciamento. Como fomos com uma equipe para esta visita técnica, algumas questões foram inclusive antecipadas, questões estas que só descobriríamos posteriormente com o andamento dos projetos através do Consórcio. Foi realmente uma visita muito produtiva e que contribuiu para acelerar o projeto de implantação do licenciamento ambiental", concluiu. 
O Diretor de Meio Ambiente de São Bento do Sul, Marcelo Hübel, resumiu a visita como "fantástica".
"A forma como o CIMVI organizou o licenciamento ambiental é excelente.  O método foi muito bem aceito pelos municípios e volto feliz desta visita técnica porque só nos mostrou que temos condições de implantar o sistema aqui com a mesma qualidade", exemplificou Marcelo.
Os municípios associados ao CIMVI são: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabirutuba, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó, e todos são beneficiados pelo licenciamento ambiental do consórcio.
Fotos: Colaboração CIMVI e Consórcio Quiriri
Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa