Comissão da Alesc discute ações do Consórcio Quiriri
Marcelo Hübel - ALESC |
As ações do Consórcio Quiriri, que integra os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá, foram destaque durante reunião da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, presidida pelo deputado João Amin.
O encontro aconteceu nesta quarta-feira (6) e contou com a presença dos prefeitos Magno Bollmann, de São Bento do Sul, Julio Ronconi, de Rio Negrinho, e Rubens Blaszkowsky, de Campo Alegre. O secretário de Turismo e Esportes de Corupá, Juliano Milnitz, representou o prefeito João Gottardo.
Também participaram os deputados Silvio Dreveck, Antonio Aguiar, Moacir Sopelsa e Luis Fernando Vampiro. Além deles, representando São Bento do Sul, a diretora de Turismo Luiza da Silva e Marcelo Hüebl, colaborador do Consórcio Quiriri.
Luiza iniciou a apresentação sobre o Consórcio Quiriri, as ações que estão em andamento, com ênfase no Plano Regional de Turismo para a construção do Place Branding, e também do Projeto Acolhida na Colônia, destacando a importância da regionalização do trabalho dos municípios do Consórcio Quiriri, inclusive como modelo para o Estado.
O prefeito Magno falou do objetivo pelo qual o Consórcio foi criado, há 21 anos, que seria cuidar de recursos hídricos. Falou do histórico do Quiriri e destacou resultados obtidos, como a coleta seletiva adequada do lixo, destinação de resíduos, criação de unidades de conservação ambiental, a Área de Preservação Ambiental – APA e o Pagamento por Serviços Ambientais - PSA, modelo para o Brasil, além de premiações nacionais e internacionais que o consórcio recebeu ao longo dos anos. “Quando você é Consórcio Quiriri, você não vê partidos, você tira a camisa dos partidos e trabalha-se em conjunto”, destacou Magno.
Os prefeitos Julio e Rubens também se manifestaram, destacando as ações que agregaram aos municípios através do consórcio ao longo dos anos, como exemplo o cicloturismo e o Place Branding.
Marcelo Hüebl enfatizou o PSA, que recebe um investimento de R$ 400 mil por ano, elencando as características de pontuação para os proprietários de terras.
Marcelo Hüebl enfatizou o PSA, que recebe um investimento de R$ 400 mil por ano, elencando as características de pontuação para os proprietários de terras.
O colaborador do Quiriri também destacou o ótimo funcionamento do programa, e que se pretende implantar mais dois PSA em São Bento do Sul, um no rio Negrinho e outro no rio Banhados.
O deputado Silvio Dreveck se lembrou do início do Consórcio e citou como exemplo, o primeiro Consórcio de Saúde de Santa Catarina. “Isso só acontece devido à metodologia utilizada, pois começou lá na escola, com as crianças, e todo esse conhecimento foi tomando proporções maiores e hoje a população está muito mais conscientizada”, destacou Dreveck.
O deputado João Amin agradeceu a presença de todos e elogiou toda a dedicação que o prefeito Magno tem para com o Consórcio ao longo de toda a história. “O prefeito Magno realmente é uma figura apaixonada por estas ações e trabalha muito em prol do meio ambiente, por isso gostaria de parabenizá-lo por tudo que tem feito e pela iniciativa desta reunião”, concluiu.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Prefeitura de São Bento do Sul